https://wyden.periodicoscientificos.com.br/index.php/READ/issue/feedRevista de Educação à Distância2025-06-02T13:39:23-03:00Open Journal Systems<p>A <strong>READ: Revista de Educação à Distância</strong>, vinculada ao Ensino Digital Wyden, dedica-se à promoção da pesquisa e da iniciação científica de forma multidisciplinar, recebendo trabalhos de professores, pesquisadores, profissionais na área de educação, discentes e demais interessados em realizar publicações na área de Educação à Distância. Nossa missão consiste em unir as mais variadas posições sobre o Ensino à Distância no Brasil, e permitindo o desenvolvimento de um campo único que reúne pesquisadores, estudantes, profissionais e leitores em diferentes perepções sobre a realização da educação à distância.</p>https://wyden.periodicoscientificos.com.br/index.php/READ/article/view/965O RECURSO DE VOZ COMO RESPOSTA AOS FÓRUNS DE DISCUSSÃO DO ENSINO DIGITAL WYDEN E O PROCESSO DE INCLUSÃO E DE ACESSIBILIDADE2025-05-13T18:04:35-03:00Vicente De Paulo Augusto Oliveira Juniorvicente.augusto@wyden.edu.brAlyne B. F. Virino Ricartealynevirino@gmail.com<p>O presente trabalho tem por objetivo, com uma metodologia lógico-dedutiva, apresentar o recurso de voz implementado pelo Ensino Digital Wyden, de forma inovadora, como meio de atendimento aos discentes nos fóruns de discussão de forma mais dinâmica, proporcionando personalização e inclusão no processo de ensino-aprendizagem. Verificou-se que, diante da utilização do recurso, os discentes apresentaram melhores aproveitamentos no atendimento às suas demandas, bem como sentiram-se incluídos quando da realização das disciplinas.</p>2025-05-13T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista de Educação à Distânciahttps://wyden.periodicoscientificos.com.br/index.php/READ/article/view/1011EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM COMUNIDADES VULNERÁVEIS2025-06-02T13:04:20-03:00Ozângela de Arruda Silvaozangela.arruda@wyden.edu.brIzabelly Victória Villegas Sousaozangela.arruda@wyden.edu.br<p>Este artigo apresenta os resultados e reflexões da atuação do Projeto de Extensão Bons Vizinhos na comunidade Poço da Draga, em Fortaleza (CE), no semestre 2024.1. A ação buscou promover cidadania, acesso a direitos e educação em saúde por meio de mutirões, oficinas e atendimentos gratuitos, envolvendo alunos do curso de Investigação Forense e Perícia Criminal. O texto descreve a comunidade atendida, a justificativa da intervenção, a metodologia utilizada, os desafios enfrentados e os impactos observados, apoiando-se em referenciais sobre desenvolvimento comunitário, justiça social e educação emancipatória. A pesquisa se destaca por inserir a prática de extensão com uma aluna de um curso de ensino à distância. Os resultados indicam avanços na conscientização dos moradores sobre seus direitos, fortalecimento do vínculo universidade-comunidade e aprimoramento da formação discente, evidenciando o papel da extensão como instrumento de transformação social.</p>2025-06-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista de Educação à Distânciahttps://wyden.periodicoscientificos.com.br/index.php/READ/article/view/1012PROJETO PARA EXTENSÃO CURRICULARIZADA NAS ENGENHARIAS2025-06-02T13:08:13-03:00Luis Fernando de Jesus Lobatoluis.lobato@wyden.edu.br<p>O cumprimento da Resolução CNE/CES de nº. 7/2018, exige que as instituições de ensino possibilitem o cumprimento da extensão de forma curricularizada. Entretanto, ao se analisar os cursos que são oferecidos na modalidade à distância, algumas dificuldades adicionais se apresentam, como, por exemplo, a escolha do modelo de cumprimento da extensão a ser oferecido aos discentes. Portanto, a partir de um método lógico-dedutivo com experimentação, o presente trabalho apresenta um projeto de filtro de água a baixo custo, para ser realizado pelos discentes de alguns cursos à distância do Ensino Digital Wyden para resolução de problemas, alcançando o caráter de sustentabilidade, potabilidade da água e empreendedorismo.</p>2025-06-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista de Educação à Distânciahttps://wyden.periodicoscientificos.com.br/index.php/READ/article/view/1013O MODELO DE PROFESSOR-TUTOR DO ENSINO DIGITAL WYDEN COMO FORMA DE PERSONIFICAÇÃO E INCLUSÃO NO ENSINO-APRENDIZAGEM À DISTÂNCIA2025-06-02T13:13:02-03:00Vicente De Paulo Augusto Oliveira Juniorvicente.augusto@wyden.edu.brAlexandra Pedrosa Monteiroalexandra.pedrosa@wyden.edu.brAlyne B. F. Virino Ricartealyne.ricarte@unifanor.edu.br<p>O presente trabalho tem por objetivo, com uma metodologia lógico-dedutiva, revisão de literatura especializada e análise doutrinária e legislativa, apresentar o modelo de ensinoaprendizagem de professor-tutor, realizado pelo Ensino Digital Wyden e como auxilia na forma de personificação e inclusão do discente no ensino à distância. Tem-se, como justificativa, as exigências de um modelo de ensino-aprendizagem que permite ao tutor aproximar-se do discente, provocando-lhe equilíbrio para ter acesso a conhecimentos, competências e habilidades distintas. Conclui-se que a inclusão de professorestutores, formados e com aderência temática às disciplinas que irão conduzir, proporciona maior facilidade na aproximação do discente com o conteúdo.</p>2025-06-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista de Educação à Distânciahttps://wyden.periodicoscientificos.com.br/index.php/READ/article/view/1014 PROJETO EXECUTA2025-06-02T13:39:23-03:00Edirsana Maria Ribeiro de Carvalho edirsana.maria@wyden.edu.br<p>O presente trabalho relata a experiência extensionista realizada com discentes dos cursos de Engenharia presencial e semipresenial do UniFanor Wyden, por meio do projeto Executa, junto à comunidade Poço da Draga, em Fortaleza-CE. A ação visou desenvolver a consciência crítica dos alunos sobre problemáticas socioambientais urbanas, especialmente a ausência de saneamento básico e os impactos socioespaciais da especulação imobiliária. Através de visita técnica guiada por moradores e atividades diagnósticas em campo, os discentes mapearam pontos críticos para futura coleta e análise da qualidade da água local. A parceria com a ONG Velaumar fortaleceu o vínculo institucional com a comunidade. Como resultados, destaca-se o engajamento dos estudantes em propostas de intervenção técnica e cidadã, promovendo a integração entre saber acadêmico e realidade social. O projeto evidencia o papel transformador da extensão universitária na formação de profissionais socialmente comprometidos e tecnicamente preparados.</p>2025-06-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista de Educação à Distância