SÍNDROME DO OVÁRIO POLICÍSTICO: QUAL A MELHOR TERAPIA?
Palavras-chave:
Polycystic Ovary Syndrome, Treatment, PharmacologyResumo
Introdução: A Síndrome do Ovário Policístico (SOP) refere-se a um conjunto de desequilíbrios hormonais que afetam diversas mulheres em diferentes faixas etárias, podendo levar a uma série de efeitos no corpo feminino, como hiperandrogenismo, irregularidade menstrual, hirsutismo e acantose nigricans relacionados à obesidade, acne, entre outros. Essa condição metabólica infelizmente não apresenta cura, entretanto, pode-se fazer uso de tratamentos conforme o aparecimento dos sintomas. Objetivo: Compreender os principais fatores relacionados ao tratamento farmacológico e não farmacológico relacionados à SOP. Metodologia: Foram utilizados artigos publicado na base de dados PubMed e Science Direct com publicação a partir de 2020. Os descritores utilizados foram “Polycystic Ovary Syndrome”; “Treatment” e “Pharmacology”; e o operador booleano usado foi “AND”. Resultados e Discussão: As abordagens terapêuticas, tanto farmacológicas quanto não farmacológicas, são direcionadas principalmente para aliviar os sintomas e prevenir complicações futuras. Dentre elas, destaca-se alimentação saudável com baixo teor de carboidratos, como na dieta do Mediterrâneo ou em dieta cetogênica, a prática de atividades físicas, suplementação dietética, acupuntura e eletroacupuntura, além de anticoncepcionais orais e outras medicações para tratamento dos sintomas. Conclusão: Embora não representem soluções permanentes, as diversas estratégias utilizadas para tratar o SOP desempenham um papel crucial na melhoria da qualidade de vida dos pacientes. Portanto, é fundamental continuar aprimorando e estudando alternativas de tratamento, visando o desenvolvimento terapêutico farmacológico e não farmacológico.
DOI: 10.5281/zenodo.10253294
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Beatriz Campelo Mendes, Emanuelle Cristine Medeiros Costa, Enzo Carvalho Avila, Jesus Rodrigues Magalhães Filho, Ebenézer de Mello Cruz

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.