PREVALÊNCIA DE LESÕES EM JOGADORAS DE VOLEIBOL PROFISSIONALCOMPARADO COM JOGADORAS AMADORAS NOS FUNDAMENTOS QUE EXIGEM SALTOS.
Palavras-chave:
Lesões, Voleibol, Auto RendimentoResumo
Introdução: O voleibol é um esporte que foi criado para ser uma modalidade onde as incidências de lesões seriam raras. Estudos demonstram que os saltos são os maiores causadores das lesões. Objetivo: descrever a incidência de lesões em jogadoras de voleibol amadoras comparada as profissionais. Métodos: A amostra constou de 12 atletas profissionais e 12 amadoras. Resultados: O número de lesões foi nas jogadoras profissionais, sendo que elas lesionaram em todos os fundamentos que exigem saltos. Já no caso das amadoras também foi constatado alto índice de lesões na parte de tornozelo. Conclusão: As principais lesões no voleibol em movimentos que exigem saltos localizam-se no tornozelo, joelho, na coluna vertebral, entre as regiões corporais o tornozelo foi o segmento mais afetado. O número de lesões foi bem maior no total no caso das jogadoras de alto rendimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à Revista Saúde Unitoledo os direitos exclusivos para a primeira publicação de seu trabalho, sendo simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença possibilita que terceiros realizem o download e compartilhem os trabalhos em qualquer formato ou meio, desde que atribuam a devida autoria, sem a capacidade de realizar alterações no material ou utilizá-lo para fins comerciais. Qualquer remixagem, transformação ou desenvolvimento do material não permite a distribuição do material modificado.