NOVAS COMPETÊNCIAS DIGITAIS PARA DOCENTES
PERSPECTIVAS DA FORMAÇÃO DOCENTE DO ENSINO À DISTÂNCIA
Palavras-chave:
Competências Digitais, Formação Docente, Professor Tutor, Educação a Distância (EAD), Inteligência ArtificialResumo
Resumo: O presente artigo objetiva refletir sobre o papel do professor tutor na sociedade contemporânea e analisar as transformações que esse profissional enfrenta no contexto da Educação a Distância (EAD), marcado pela cultura digital, pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e pela ascensão da Inteligência Artificial (IA). Por meio de uma revisão bibliográfica, o estudo buscou identificar as novas funções e competências exigidas, partindo da premissa de que o papel do tutor evolui de mero transmissor para facilitador do aprendizado e mediador pedagógico. Os resultados demonstram que a transformação digital exige que a formação docente vá além do domínio técnico, pois as TDIC atuam como catalisadores de mudanças significativas que demandam engajamento ativo. Conclui-se que o professor deve desenvolver uma visão sistêmica, fluência tecnológica, e uma compreensão crítica das implicações éticas e sociais das tecnologias. A formação contínua é essencial para preparar educadores críticos e reflexivos, capazes de promover um aprendizado mais personalizado e colaborativo, e comprometidos com a transformação social no século XXI.
Palavras-chaves: Competências Digitais, Formação Docente, Professor Tutor, Educação a Distância (EAD), Inteligência Artificial.
Abstract: This article aims to reflect on the role of the tutor in contemporary society and analyze the transformations of these professional faces in the context of Distance Education (DE), marked by digital culture, Digital Information and Communication Technologies (DICT), and the rise of Artificial Intelligence (AI). Through a literature review, the study sought to identify the new functions and competencies required, based on the premise that the tutor's role evolves from mere transmitter to facilitator of learning and pedagogical mediator. The results demonstrate that digital transformation requires teacher training to go beyond technical mastery, as DICT acts as a catalyst for significant changes that demand active engagement. It concludes that teachers must develop a systemic vision, technological fluency, and a critical understanding of the ethical and social implications of technologies. Continuous training is essential to prepare critical and reflective educators, capable of promoting more personalized and collaborative learning, and committed to social transformation in the 21st century.
Keywords: Digital Skills, Teacher Training, Tutor, Distance Education (EAD), Artificial Intelligence.
Resúmen: Este artículo pretende reflexionar sobre el rol del tutor en la sociedad contemporánea y analizar las transformaciones que este profesional enfrenta en el contexto de la Educación a Distancia (ED), marcada por la cultura digital, las Tecnologías de la Información y la Comunicación Digitales (TICD) y el auge de la Inteligencia Artificial (IA). A través de una revisión bibliográfica, el estudio buscó identificar las nuevas funciones y competencias requeridas, partiendo de la premisa de que el rol del tutor evoluciona de mero transmisor a facilitador del aprendizaje y mediador pedagógico. Los resultados demuestran que la transformación digital requiere que la formación del profesorado vaya más allá del dominio técnico, ya que las TICD actúan como catalizadores de cambios significativos que exigen una participación activa. Concluye que los docentes deben desarrollar una visión sistémica, fluidez tecnológica y una comprensión crítica de las implicaciones éticas y sociales de las tecnologías. La formación continua es esencial para preparar educadores críticos y reflexivos, capaces de promover un aprendizaje más personalizado y colaborativo, y comprometidos con la transformación social en el siglo XXI.
Palabras clave: Habilidades Digitales, Formación Docente, Tutor, Educación a Distancia (EAD), Inteligencia Artificial.
Referências
ALMEIDA, Maria Elizabeth B. de; SILVA, Maria da Graça Moreira da. Currículo, tecnologia e cultura digital: espaços e tempos de web currículo. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 7, n. 1, 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/5676. Acesso em: 14 abr. 2025.
CUNHA, Maria Amália. Formação e prática pedagógica dos professores na educação a distância: novos desafios para velhos problemas. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 40, e53431, 2024. DOI: 10.1590/0102-469853431. Disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0. Acesso em: 01 maio 2025.
CUPANI, Alberto. Modalidades da tecnologia e suas consequências culturais. Revista Dialectus, Fortaleza, ano 9, n. 17, p. 82-95, maio/ago. 2020. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/54771/1/2020_art_acupani.pdf. Acesso em: 14 abr. 2025.
FLUCKIGER, Cédric; FERREIRA, Diego. Tecnologias digitais de informação e comunicação na educação: dos mitos às abordagens críticas. Revista Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 21, p. 11355, 2024. DOI: 10.5935/2238-1279.20240002. Disponível em: https://doi.org/10.5935/2238-1279.20240002. Acesso em: 14 abr. 2025.
GARCIA, Celio Aparecido. Ética na inteligência artificial. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, [S.l.], v. 12, n. 25, p. e024020–e024020, 17 dez. 2024. DOI: 10.22484/2318-5694.2024v12id5584. Disponível em: https://doi.org/10.22484/2318-5694.2024v12id5584. Acesso em: 14 abr. 2025.
LIMA, Erivaneide dos Santos; OLIVEIRA, Régis Flávio Varela de. Os sete saberes de Edgar Morin para a educação do futuro: escola em tempos de conexões. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CONEDU), 7., 2021. [Local não especificado]: [Editora não especificada], 2021. DOI: 10.46943/VII.CONEDU.2021.03.048. Acesso em: 14 abr. 2025.
LIMA, Jades Daniel Nogalha de; KOCHHANN, Andréa. A inteligência artificial na educação: as implicações no futuro do trabalho docente. Contribuciones a las Ciencias Sociales, [S.l.], v. 16, n. 9, p. 17307–17318, 25 set. 2023. DOI: 10.55905/revconv.16n.9-207. Disponível em: https://doi.org/10.55905/revconv.16n.9-207. Acesso em: 14 abr. 2025.
PEDROSA, Stella Maria Peixoto de Azevedo; COSTA, Ana Valéria de Figueiredo da; MAMEDE-NEVES, Maria Apparecida Campos. Entre fáusticos e prometeicos: a busca de uma terceira via para a utilização das tecnologias na educação. Revista UFG, Goiânia, v. 21, n. 27, 2021. DOI: 10.5216/revufg.v21.69966. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/69966. Acesso em: 14 abr. 2025.
REFERENCIAIS DE QUALIDADE PARA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA 2017. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, 2017. Disponível em: https://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refead1.pdf. Acesso em: 29 maio 2025.
ROCHA, Daiana; GOUVEIA, Luis; PERES, Paula. Práticas pedagógicas inovadoras: novos desafios. In: ROCHA, Daiana; OTA, Marcos; HOFFMAN, Gustavo (Org.). Aprendizagem Digital. Porto Alegre: Penso, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Educação à Distância

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2025 Revista de Educação à Distância.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Este é um artigo publicado em acesso aberto sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY 4.0), que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.
Para mais informações sobre a licença, consulte: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
