IMPACTOS DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO E NAS RELAÇÕES SOCIAIS CONTEMPORÂNEAS

Autores

Palavras-chave:

Tecnologias digitais, Relações Sociais, Educação, Algoritmos, Ética digital

Resumo

Resumo: O artigo analisa criticamente os impactos das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) nas relações sociais e na educação contemporânea. As TDIC têm transformado a maneira como as pessoas interagem e aprendem, influenciando inclusive os processos de aprendizagem, cognitivos e afetivos. A presença dos algoritmos, muitas vezes invisíveis, molda comportamentos e reforça padrões sociais, impactando a autonomia e a visão de mundo dos indivíduos. No contexto educacional, essas tecnologias trazem tanto desafios quanto oportunidades, exigindo uma reflexão ética e crítica. Além de artigos sobre a temática, foram utilizadas obras do cinema contemporâneo para ilustrar as tensões entre tecnologia, controle e relacionamentos humanos. Esses filmes evidenciam como a tecnologia pode afetar desde as relações afetivas até a privacidade e a liberdade individual. O artigo conclui que é urgente discutir os usos e os limites das tecnologias digitais, tanto no campo educacional quanto no convívio social, promovendo uma formação crítica e ética diante dos avanços tecnológicos.

Palavras-chaves: Tecnologias digitais. Relações Sociais. Educação. Algoritmos. Ética digital.

 

Abstract: This article critically analyzes the impacts of Digital Information and Communication Technologies (DICT) on social relations and contemporary education. DICT have transformed the way people interact and learn, influencing even learning, cognitive, and affective processes. The presence of algorithms, often invisible, shapes behaviors and reinforces social patterns, impacting the autonomy and worldview of individuals. In the educational context, these technologies bring both challenges and opportunities, demanding ethical and critical reflection. In addition to articles on the subject, contemporary films were used to illustrate the tensions between technology, control, and human relationships. These films highlight how technology can affect everything from affective relationships to privacy and individual freedom. The article concludes that it is urgent to discuss the uses and limits of digital technologies, both in the educational field and in social life, promoting critical and ethical training in the face of technological advances.

Keywords: Digital technologies. Social relationships. Education. Algorithms. Digital ethics.

 

Resúmen: Este artículo analiza críticamente el impacto de las Tecnologías Digitales de la Información y la Comunicación (TDIC) en las relaciones sociales y la educación contemporánea. Las TDIC han transformado la forma en que las personas interactúan y aprenden, influyendo incluso en los procesos de aprendizaje, cognitivos y afectivos. La presencia de algoritmos, a menudo invisibles, moldea comportamientos y refuerza patrones sociales, impactando la autonomía y la cosmovisión de los individuos. En el contexto educativo, estas tecnologías presentan tanto desafíos como oportunidades, exigiendo una reflexión ética y crítica. Además de artículos sobre el tema, se utilizaron películas contemporáneas para ilustrar las tensiones entre la tecnología, el control y las relaciones humanas. Estas películas resaltan cómo la tecnología puede afectar todo, desde las relaciones afectivas hasta la privacidad y la libertad individual. El artículo concluye que es urgente discutir los usos y límites de las tecnologías digitales, tanto en el ámbito educativo como en la vida social, promoviendo una formación crítica y ética ante los avances tecnológicos.

Palabras clave: Tecnologías digitales. Relaciones sociales. Educación. Algoritmos. Ética digital.

Biografia do Autor

Patricia Massarute Pereira Polinski , Instituto Federal Catarinense/ Universidade Estácio de Sá

Doutoranda em Educação - Tecnologias da Informação e Comunicação no Processos Educacionais (2025). Licenciada em Letras - Português e Espanhol pela Universidade Federal do Paraná (2008). Mestra em Estudos Linguísticos - Linguística Aplicada, também pela UFPR (2011). Especialista em EaD, pelo CIPEAD-UFPR (2013). Professora Efetiva do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC-Araquari), desde 2014, atuando como professora de Língua Espanhola, Língua Portuguesa, Produção Textual, Metodologia Científica e Metodologia da Pesquisa, nos cursos de Graduação e Ensino Médio Técnico Integrado e Subsequente e cursos de Língua Espanhola, de Qualificação Profissional (FIC). Áreas de interesse e atuação: Linguística Aplicada ao Ensino; Novas Tecnologias da Inovação e Comunicação aplicadas ao Ensino; Recursos lúdicos; Formação de professores; Metodologia de Ensino de Língua Materna e Estrangeira; Língua e Cultura. Atualmente é coordenadora do Centro de Línguas do IFC - Araquari (CLIFC) e Coordenadora Geral Substituta do Ensino Técnico.

Sonia Regina Mendes dos Santos, Universidade Estácio de Sá

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá- UNESA, integrando a linha de pesquisa " Tecnologias da Informação e Comunicação nos Processos Educacionais. É líder do grupo de pesquisa " Didática, tecnologias e formação docente". Professora da Universidade Iguaçu -UNIG. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), tendo realizado Pós-Doutorado em Educação na USP (2011). É Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1994), licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980) e graduada em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1985). De 1977 até 1994 foi docente das séries iniciais no Município do Rio de Janeiro, atuando também como orientadora educacional e compondo equipes responsáveis pela formação de professores na área de Alfabetização e Letramento. É professora associada aposentada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, em que lecionou as disciplinas do campo da Didática e Estágio docente no Curso de Licenciatura em Pedagogia (de 1995 até 2018). Atuou na mesma unidade da UERJ, a partir de 2007 como docente do Programa de Pós-graduação em Educação, Cultura e Comunicação das Periferias Urbanas (PPGECC). Ocupou de 2004 a 2018 o cargo de Pró-reitora Comunitária e de Extensão na Universidade do Grande Rio. Compõe o quadro de avaliadores dos cursos de graduação em Psicologia e Pedagogia junto ao INEP. Tem como temáticas centrais de investigação: Didática, Tecnologias, Formação de Professores e Extensão Universitária, tendo publicações nestas áreas. É membro do Fórum de Extensão Universitária das IES particulares (FOREXP) tendo atuado como presidente de 2016-2020, e reconduzida a presidência de agosto de 2022 até setembro de 2024.

Referências

AREA, M.; ADELL, J. Tecnologías digitales y cambio educativo. Una aproximación crítica. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 19(4), 83-96, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.15366/reice2021.19.4.005. Acesso em: 04 jun. 2025.

BARROSO, A. L.; FERREIRA, J. dos S. Ética e tecnologia: pressupostos necessários na educação. Revista Interinstitucional Artes de Educar, v. 7, n. 3, p. 378-393, 2021. https://doi.org/10.12957/riae.2021.62574. Acesso em: 04 jun. 2025.

BERNATE, J. A.; FONSECA, I. P. Impacto de las Tecnologías de Información y Comunicación en la educación del siglo XXI: Revisión bibliométrica. Revista de Ciencias Sociales (Ve), XXIX(1), 227-242, 2022. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8822438. Acesso em: 04 jun. 2025.

BULAY, B. Inteligência Artificial na Educação e Ética. Revista de Educação a Distância e Elearning, v. 6, n. 1, jan./jun. 2023. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/32242/22668. Acesso em: 04 jun. 2025.

DOURISH, P. Algorithms and Their Others: Algorithmic Culture in Context. Big Data & Society: 1-11, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1177/2053951716665128. Acesso em: 04 jun. 2025.

FERNANDES, A. B. et al.. A ética no uso de inteligência artificial na educação: implicações para professores e estudantes. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 31, 2023. https://doi.org/10.5753/rbie.2023.31.1.1. Acesso em: 04 jun. 2025.

FLUCKIGER, C.; FERREIRA, D. Tecnologias digitais de informação e comunicação na Educação: dos mitos às abordagens críticas. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 21, p. 11355, 2024. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20240002 Acesso em: 04 jun. 2025.

GARCIA, C. A. Ética na inteligência artificial. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, [s. l.], v. 12, n. 25, p. e024020–e024020, 17 dez. 2024. https://doi.org/10.22484/2318-5694.2024v12id5584. Acesso em: 30 maio 2025.

GIRÓ GRÀCIA, Xavier; SANCHO-GIL, Juana. La Inteligencia Artificial en la educación: Big data, cajas negras y solucionismo tecnológico. Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa, Cáceres, v. 21, n. 1, p. 129-145, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.17398/1695-288X.21.1.129. Acesso em: 04 jun. 2025.

SANTOS, R. O. dos. Algoritmos, engajamento, redes sociais e educação. Acta Scientiarum. Education, Maringá, v. 44, p. 1-19, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.4025/actascieduc.v44i1.52736. Acesso em: 04 jun. 2025.

SELWYN, Neil. What do we mean by ‘education’ and ‘technology’? In: SELWYN, Neil. Education and Technology: key issues and debates. Londres: Bloomsbury, 2014. Tradução para o português: “O que queremos dizer com ‘educação’ e ‘tecnologia’?, 2016. Disponível em: https://ticpe.files.wordpress.com/2016/12/neil_selwyn_keyquestions_cap1_trad_pt_final1.pdf. Acesso em: 04 jun. 2025.

Referências Complementares:

Filmes:

AFRAID. Direção: Chris Weitz. Estados Unidos: Amazon MGM Studios, 2023. Filme (ficção).

EX MACHINA. Direção: Alex Garland. Reino Unido: DNA Films, 2015. Filme (ficção científica).

EU, ROBÔ. Direção: Alex Proyas. Estados Unidos: 20th Century Fox, 2004. Filme (ficção científica). Inspirado nas obras de Isaac Asimov.

HER. Direção: Spike Jonze. Estados Unidos: Annapurna Pictures, 2013. Filme (ficção científica).

O DILEMA DAS REDES. Direção: Jeff Orlowski. Estados Unidos: Netflix, 2020. Documentário.

SNOWDEN. Direção: Oliver Stone. Estados Unidos: Open Road Films, 2016. Filme (cinebiografia).

Livros:

FINN, Ed. What algorithms want: imagination in the age of computing. Cambridge: The MIT Press, 2017.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 36. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

LANIER, J. (2018). Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais. São Paulo, SP: Intrínseca.

Resenha:

MARTINS, Maura. Há 10 anos, Her imaginava futuro com IA que está cada vez mais real. Minha Série, 06 mar. 2023. Disponível em: https://www.minhaserie.com.br/noticias/68240-ha-10-anos-her-imaginava-futuro-com-ia-que-esta-cada-vez-mais-real. Acesso em: 04 jun. 2025.

Nota sobre a revisão:

Este artigo contou com o auxílio da ferramenta de inteligência artificial ChatGPT (OpenAI, 2025) para revisão ortográfica, gramatical e padronização de referências.

Downloads

Publicado

2025-11-30

Como Citar

Polinski, P. M. P., & Santos, S. R. M. dos. (2025). IMPACTOS DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO E NAS RELAÇÕES SOCIAIS CONTEMPORÂNEAS. Revista De Educação à Distância, 1(2). Recuperado de https://wyden.periodicoscientificos.com.br/index.php/READ/article/view/1211