REPRESENTAÇÕES DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO

UMA ANÁLISE CRÍTICA A PARTIR DE PERSPECTIVAS CURRICULARES, FILOSÓFICAS E SOCIAIS

Autores

Palavras-chave:

Representações sociais, Tecnologia na educação, Ensino a distância, Gerações, Análise crítica

Resumo

Resumo: Este artigo analisa as representações da tecnologia na educação a partir de uma abordagem crítica, utilizando como base três textos da disciplina (“Currículo, tecnologia e cultura digital”; UNESCO 2023; “Tecnologia: concepções à luz da Filosofia”) e sete obras complementares sobre recorrências geracionais, sociais e institucionais. O objetivo é compreender como diferentes concepções influenciam a prática pedagógica, destacando tensões entre visões utópicas e críticas. A metodologia combina revisão bibliográfica e análise documental. Os resultados evidenciam que as representações são multifacetadas — curriculares, filosóficas, éticas e geracionais — e têm implicações significativas no planejamento pedagógico e na formação docente. Conclui-se que uma abordagem reflexiva e inclusiva, que dialogue com perspectivas geracionais, socioeconômicas e críticas, é essencial para uma integração eficiente e ética das tecnologias no ensino, especialmente a distância.

Palavras-chaves: Representações sociais; Tecnologia na educação; Ensino a distância; Gerações; Análise crítica.

 

Abstract: This article analyzes representations of technology in education from a critical perspective, using as a basis three texts from the discipline (“Curriculum, technology and digital culture”; UNESCO 2023; “Technology: conceptions in the light of Philosophy”) and seven complementary works on generational, social, and institutional recurrences. The objective is to understand how different conceptions influence pedagogical practice, highlighting tensions between utopian and critical views. The methodology combines bibliographic review and document analysis. The results show that the representations are multifaceted—curricular, philosophical, ethical, and generational—and have significant implications for pedagogical planning and teacher training. It concludes that a reflective and inclusive approach, which engages with generational, socioeconomic, and critical perspectives, is essential for an efficient and ethical integration of technologies in education, especially distance education.

Keywords: Social representations; Technology in education; Distance learning; Generations; Critical analysis.

 

Resúmen: Este artículo analiza las representaciones de la tecnología en la educación desde una perspectiva crítica, utilizando como base tres textos de la disciplina (“Currículo, tecnología y cultura digital”; UNESCO 2023; “Tecnología: concepciones a la luz de la Filosofía”) y siete obras complementarias sobre recurrencias generacionales, sociales e institucionales. El objetivo es comprender cómo las diferentes concepciones influyen en la práctica pedagógica, destacando las tensiones entre visiones utópicas y críticas. La metodología combina revisión bibliográfica y análisis de documentos. Los resultados muestran que las representaciones son multifacéticas —curriculares, filosóficas, éticas y generacionales— y tienen implicaciones significativas para la planificación pedagógica y la formación docente. Concluye que un enfoque reflexivo e inclusivo, que involucra perspectivas generacionales, socioeconómicas y críticas, es esencial para una integración eficiente y ética de las tecnologías en la educación, especialmente la educación a distancia.

Palabras clave: Representaciones sociales; Tecnología en educación; Educación a distancia; Generaciones; Análisis crítico.

Biografia do Autor

Tainá de Freitas Ribeiro, Centro Universitário FBV Wyden

Possui Mestrado Profissional pela UniFBV Wyden (2015), MBA em Gestão de Marketing pelo Centro Universitário do Vale do Ipojuca - UNIFAVIP Wyden (2019) e graduação em Administração pela Faculdade Boa Viagem - UniFBV Wyden (2011). Atualmente, atua como professora nos cursos de Gestão e Comunicação Social do UNIFAVIP Wyden e como professora tutora nos cursos de Educação a Distância (EAD) da marca Wyden. Foi coordenadora de Estágio Supervisionado para os alunos de Publicidade e Propaganda da instituição e também exerceu o cargo de líder de Polo EAD da mesma IES. Destacou-se por sua atuação como coordenadora da Comissão Própria de Avaliação (CPA) do UNIFAVIP Wyden, onde liderou processos estratégicos de avaliação institucional e promoveu o engajamento de professores, alunos e gestores para a melhoria contínua da qualidade acadêmica. Possui sólida experiência em Administração, com foco em Gestão de Pessoas, Gestão Empresarial, Comportamento Organizacional e Desenvolvimento de Carreira.

Referências

ALMEIDA, Maria Elizabeth B. de; SILVA, Maria da Graça Moreira da. Currículo, tecnologia e cultura digital: espaços e tempos de web currículo. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 7, n. 1, 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/5676/4002. Acesso em: 14 abr. 2025.

SARDENBERG, Thiago; MAIA, Helenice. Tecnologia: concepções à luz da Filosofia. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 15, n. 00, p. e023018, 2024. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8671978. Acesso em: 14 abr. 2025.

UNESCO. Relatório de Monitoramento Global da Educação – Resumo: A tecnologia na educação: uma ferramenta a serviço de quem? Paris: UNESCO, 2023. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000386147_por/PDF/386147por.pdf.multi. Acesso em: 14 abr. 2025.

Complementares

CHAN, A.; LEE, B. Adapting educational practices for Generation Z. Frontiers in Education, 2025. Disponível em: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/feduc.2025.1504726/full researchgate.net+2frontiersin.org+2frontiersin.org+2

ALRUTHAYA, A.; NGUYEN, T.-T.; LOKUGE, S. The Application of Digital Technology and the Learning Characteristics of Gen Z in Higher Education. arXiv, 2021. Disponível em: https://arxiv.org/abs/2111.05991

ZIATDINOV, R.; CILLIERS, J. Generation Alpha: Understanding the Next Cohort of University Students. arXiv, 2022. Disponível em: https://arxiv.org/abs/2202.01422

MOURÃO, A. R. B.; CASTRO, T. M. de S. A representação social da tecnologia em contextos amazônicos. Educação & Pesquisa, 2020. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7569156

SILVA, Valdirene Moura da. Tecnologia na educação: representações sociais de professores em Pernambuco. XXX Congresso de Educação do Senac, 2018. Disponível em: https://www.pe.senac.br/congresso/anais/2018/pdf/…

JOHNSON, N.; et al. Critical perspectives on technology and education. Palgrave Macmillan, 2015. Disponível em: https://www.academia.edu/17290040/Critical_perspectives_on_technology_and_education

OWOC, M. L.; SAWICKA, A.; WEICHBROTH, P. Artificial Intelligence Technologies in Education: Benefits, Challenges and Strategies of Implementation. arXiv, 2021. Disponível em: https://arxiv.org/abs/2102.09365 arxiv.org+9arxiv.org+9bohrium.dp.tech+9

Downloads

Publicado

2025-11-30

Como Citar

Ribeiro , T. de F. (2025). REPRESENTAÇÕES DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE CRÍTICA A PARTIR DE PERSPECTIVAS CURRICULARES, FILOSÓFICAS E SOCIAIS. Revista De Educação à Distância, 1(2). Recuperado de https://wyden.periodicoscientificos.com.br/index.php/READ/article/view/1212