REPRESENTAÇÕES DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO
UMA ANÁLISE CRÍTICA A PARTIR DE PERSPECTIVAS CURRICULARES, FILOSÓFICAS E SOCIAIS
Palavras-chave:
Representações sociais, Tecnologia na educação, Ensino a distância, Gerações, Análise críticaResumo
Resumo: Este artigo analisa as representações da tecnologia na educação a partir de uma abordagem crítica, utilizando como base três textos da disciplina (“Currículo, tecnologia e cultura digital”; UNESCO 2023; “Tecnologia: concepções à luz da Filosofia”) e sete obras complementares sobre recorrências geracionais, sociais e institucionais. O objetivo é compreender como diferentes concepções influenciam a prática pedagógica, destacando tensões entre visões utópicas e críticas. A metodologia combina revisão bibliográfica e análise documental. Os resultados evidenciam que as representações são multifacetadas — curriculares, filosóficas, éticas e geracionais — e têm implicações significativas no planejamento pedagógico e na formação docente. Conclui-se que uma abordagem reflexiva e inclusiva, que dialogue com perspectivas geracionais, socioeconômicas e críticas, é essencial para uma integração eficiente e ética das tecnologias no ensino, especialmente a distância.
Palavras-chaves: Representações sociais; Tecnologia na educação; Ensino a distância; Gerações; Análise crítica.
Abstract: This article analyzes representations of technology in education from a critical perspective, using as a basis three texts from the discipline (“Curriculum, technology and digital culture”; UNESCO 2023; “Technology: conceptions in the light of Philosophy”) and seven complementary works on generational, social, and institutional recurrences. The objective is to understand how different conceptions influence pedagogical practice, highlighting tensions between utopian and critical views. The methodology combines bibliographic review and document analysis. The results show that the representations are multifaceted—curricular, philosophical, ethical, and generational—and have significant implications for pedagogical planning and teacher training. It concludes that a reflective and inclusive approach, which engages with generational, socioeconomic, and critical perspectives, is essential for an efficient and ethical integration of technologies in education, especially distance education.
Keywords: Social representations; Technology in education; Distance learning; Generations; Critical analysis.
Resúmen: Este artículo analiza las representaciones de la tecnología en la educación desde una perspectiva crítica, utilizando como base tres textos de la disciplina (“Currículo, tecnología y cultura digital”; UNESCO 2023; “Tecnología: concepciones a la luz de la Filosofía”) y siete obras complementarias sobre recurrencias generacionales, sociales e institucionales. El objetivo es comprender cómo las diferentes concepciones influyen en la práctica pedagógica, destacando las tensiones entre visiones utópicas y críticas. La metodología combina revisión bibliográfica y análisis de documentos. Los resultados muestran que las representaciones son multifacéticas —curriculares, filosóficas, éticas y generacionales— y tienen implicaciones significativas para la planificación pedagógica y la formación docente. Concluye que un enfoque reflexivo e inclusivo, que involucra perspectivas generacionales, socioeconómicas y críticas, es esencial para una integración eficiente y ética de las tecnologías en la educación, especialmente la educación a distancia.
Palabras clave: Representaciones sociales; Tecnología en educación; Educación a distancia; Generaciones; Análisis crítico.
Referências
ALMEIDA, Maria Elizabeth B. de; SILVA, Maria da Graça Moreira da. Currículo, tecnologia e cultura digital: espaços e tempos de web currículo. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 7, n. 1, 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/5676/4002. Acesso em: 14 abr. 2025.
SARDENBERG, Thiago; MAIA, Helenice. Tecnologia: concepções à luz da Filosofia. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 15, n. 00, p. e023018, 2024. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8671978. Acesso em: 14 abr. 2025.
UNESCO. Relatório de Monitoramento Global da Educação – Resumo: A tecnologia na educação: uma ferramenta a serviço de quem? Paris: UNESCO, 2023. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000386147_por/PDF/386147por.pdf.multi. Acesso em: 14 abr. 2025.
Complementares
CHAN, A.; LEE, B. Adapting educational practices for Generation Z. Frontiers in Education, 2025. Disponível em: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/feduc.2025.1504726/full researchgate.net+2frontiersin.org+2frontiersin.org+2
ALRUTHAYA, A.; NGUYEN, T.-T.; LOKUGE, S. The Application of Digital Technology and the Learning Characteristics of Gen Z in Higher Education. arXiv, 2021. Disponível em: https://arxiv.org/abs/2111.05991
ZIATDINOV, R.; CILLIERS, J. Generation Alpha: Understanding the Next Cohort of University Students. arXiv, 2022. Disponível em: https://arxiv.org/abs/2202.01422
MOURÃO, A. R. B.; CASTRO, T. M. de S. A representação social da tecnologia em contextos amazônicos. Educação & Pesquisa, 2020. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7569156
SILVA, Valdirene Moura da. Tecnologia na educação: representações sociais de professores em Pernambuco. XXX Congresso de Educação do Senac, 2018. Disponível em: https://www.pe.senac.br/congresso/anais/2018/pdf/…
JOHNSON, N.; et al. Critical perspectives on technology and education. Palgrave Macmillan, 2015. Disponível em: https://www.academia.edu/17290040/Critical_perspectives_on_technology_and_education
OWOC, M. L.; SAWICKA, A.; WEICHBROTH, P. Artificial Intelligence Technologies in Education: Benefits, Challenges and Strategies of Implementation. arXiv, 2021. Disponível em: https://arxiv.org/abs/2102.09365 arxiv.org+9arxiv.org+9bohrium.dp.tech+9
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Educação à Distância

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2025 Revista de Educação à Distância.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Este é um artigo publicado em acesso aberto sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY 4.0), que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.
Para mais informações sobre a licença, consulte: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
