APLICAÇÕES DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS DISCIPLINAS DO CICLO BÁSICO DOS CURSOS DE ENGENHARIA
UMA REVISÃO DE LITERATURA
Palavras-chave:
Inteligência Artificial, Ensino de Engenharia, Ciclo Básico, Tecnologias Educacionais, Aprendizagem AtivaResumo
Resumo: Este artigo apresenta uma revisão de literatura sobre as aplicações da Inteligência Artificial (IA) nos processos de ensino e aprendizagem das disciplinas do ciclo básico dos cursos de engenharia, como física, química e cálculo. O objetivo é compreender como as tecnologias baseadas em IA têm sido empregadas para melhorar o desempenho acadêmico, promover a personalização do ensino e ampliar o engajamento dos estudantes. Foram analisados dez estudos recentes, publicados entre 2020 e 2024, que destacam desde o uso de tutores inteligentes, sistemas de recomendação, até chatbots e modelos generativos como o ChatGPT. Os resultados apontam benefícios significativos, como aprendizagem mais eficiente, feedback imediato e suporte à resolução de problemas complexos. Contudo, também são identificados desafios, como a dependência tecnológica, questões éticas e a necessidade de capacitação dos docentes. Este trabalho contribui para a reflexão sobre as potencialidades e limitações da IA no ensino superior, especialmente no ciclo básico dos cursos de engenharia.
Palavras-chaves: Inteligência Artificial. Ensino de Engenharia. Ciclo Básico. Tecnologias Educacionais. Aprendizagem Ativa.
Abstract: This article presents a literature review on the applications of Artificial Intelligence (AI) in the teaching and learning processes of basic engineering courses, such as physics, chemistry, and calculus. The objective is to understand how AI-based technologies have been employed to improve academic performance, promote personalized learning, and increase student engagement. Ten recent studies, published between 2020 and 2024, were analyzed, highlighting the use of intelligent tutors, recommendation systems, chatbots, and generative models such as ChatGPT. The results point to significant benefits, such as more efficient learning, immediate feedback, and support for solving complex problems. However, challenges are also identified, such as technological dependence, ethical issues, and the need for teacher training. This work contributes to reflection on the potential and limitations of AI in higher education, especially in the basic cycle of engineering courses.
Keywords: Artificial Intelligence. Engineering Education. Basic Cycle. Educational Technologies. Active Learning.
Resúmen: Este artículo presenta una revisión bibliográfica sobre las aplicaciones de la Inteligencia Artificial (IA) en los procesos de enseñanza y aprendizaje de carreras de ingeniería básica, como física, química y cálculo. El objetivo es comprender cómo se han empleado las tecnologías basadas en IA para mejorar el rendimiento académico, promover el aprendizaje personalizado y aumentar la participación estudiantil. Se analizaron diez estudios recientes, publicados entre 2020 y 2024, que destacan el uso de tutores inteligentes, sistemas de recomendación, chatbots y modelos generativos como ChatGPT. Los resultados apuntan a beneficios significativos, como un aprendizaje más eficiente, retroalimentación inmediata y apoyo para la resolución de problemas complejos. Sin embargo, también se identifican desafíos, como la dependencia tecnológica, cuestiones éticas y la necesidad de formación docente. Este trabajo contribuye a la reflexión sobre el potencial y las limitaciones de la IA en la educación superior, especialmente en el ciclo básico de las carreras de ingeniería.
Palabras clave: Inteligencia Artificial. Ingeniería Educativa. Ciclo Básico. Tecnologías Educativas. Aprendizaje Activo.
Referências
KAMBLE, S.; BHARATH, A.; MOHAN, D. Building Bridges: AI Custom Chatbots as Mediators between Mathematics and Physics. arXiv preprint arXiv:2412.15747, 2024. Disponível em: https://arxiv.org/abs/2412.15747. Acesso em: 22 maio 2025.
LUAN, X.; et al. Integrating Generative AI into STEM Education: Enhancing Engagement and Learning Outcomes. Discover Education, 2024. Disponível em: https://diser.springeropen.com/articles/10.1186/s43031-025-00125-z. Acesso em: 22 maio 2025.
MA, Y.; ZHANG, L.; ZHOU, W. Engineering Students' Perceptions and Actual Use of AI-Based Math Tools. Acta Psychologica, 2024. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0001691825003178. Acesso em: 22 maio 2025.
RASHID, T.; ASGHAR, H. M. ChatGPT in the Classroom: Boon or Bane for Physics Students' Academic Performance? arXiv preprint arXiv:2312.02422, 2023. Disponível em: https://arxiv.org/abs/2312.02422. Acesso em: 22 maio 2025.
ZAWACKI-RICHTER, O.; et al. Learning and Teaching with AI in STEM Education: An Umbrella Review. ResearchGate, 2023. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/388021226. Acesso em: 22 maio 2025.
SAEED, M.; LEE, H.; KIM, J. Application of AI in Engineering Education: A Bibliometric Study. Review of Education, 2023. Disponível em: https://bera-journals.onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/rev3.70044. Acesso em: 22 maio 2025.
TEO, T.; LIM, W.; CHEONG, J. The Application of AI Technologies in STEM Education: A Systematic Review. International Journal of STEM Education, 2022. Disponível em: https://stemeducationjournal.springeropen.com/articles/10.1186/s40594-022-00377-5. Acesso em: 22 maio 2025.
WANG, X.; LI, J.; ZHOU, Y. Exploring the Impact of Artificial Intelligence in Teaching and Learning of Science: A Systematic Review of Empirical Research. ResearchGate, 2023. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/381767737. Acesso em: 22 maio 2025.
YADAV, A.; HONG, H.; RAO, P. Impact of AI Tools on Engineering Education. ASEE PEER, 2022. Disponível em: https://peer.asee.org/impact-of-ai-tools-on-engineering-education.pdf. Acesso em: 22 maio 2025.
ZHANG, Q.; LIU, M.; HUANG, X. Artificial Intelligence in Engineering Education: A Review of Pedagogical Innovations. ResearchGate, 2023. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/386431727. Acesso em: 22 maio 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Educação à Distância

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2025 Revista de Educação à Distância.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Este é um artigo publicado em acesso aberto sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY 4.0), que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.
Para mais informações sobre a licença, consulte: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
