EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

A EXPERIÊNCIA DO NAF NA FORMAÇÃO DE ALUNOS PRESENCIAIS E EAD

Autores

  • Alex de Oliveira Serafim Centro Universitário Favip Wyden
  • Richeld Silvério da Silva Centro Universitário Favip Wyden
  • Italla Indira Gessica Buarque Fonseca Centro Universitário Favip Wyden

Palavras-chave:

Extensão Universitária, Educação a Distância, Inteligência Artificial, Contabilidade, Cidadania Fiscal

Resumo

Resumo: A presente experiência relata a integração bem-sucedida entre extensão universitária e Inteligência Artificial (IA) na formação de alunos dos cursos de Ciências Contábeis nas modalidades presencial e Educação a Distância (EAD) do Centro Universitário UniFavip Wyden. O projeto principal foi o desenvolvimento do chatbot DIGAIR — um assistente virtual baseado em IA, criado no âmbito do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) e do Laboratório de Práticas de Gestão (LPG) para responder a dúvidas comuns sobre o Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). A iniciativa visou democratizar a informação fiscal e, ao mesmo tempo, promover a equidade formativa, superando as barreiras da distância para os estudantes EAD. O processo de construção foi colaborativo e interdisciplinar, com alunos de Contabilidade realizando a curadoria do conteúdo fiscal e estudantes de tecnologia atuando na programação. O projeto demonstrou um impacto pedagógico significativo, consolidando competências digitais e colaborativas nos alunos, além de ampliar a capacidade de atendimento do NAF (mais de mil interações registradas). O DIGAIR consolidou-se como um exemplo de inovação social e inclusão digital, reafirmando o compromisso da universidade com a função social por meio da tecnologia e da extensão.

Palavras-chaves: Extensão Universitária. Educação a Distância. Inteligência Artificial. Contabilidade. Cidadania Fiscal.

 

Abstract: This experience reports on the successful integration of university extension programs and Artificial Intelligence (AI) in the training of students in Accounting courses in both on-campus and distance learning (EAD) modalities at the UniFavip Wyden University Center. The main project was the development of the DIGAIR chatbot—an AI-based virtual assistant created within the scope of the Accounting and Tax Support Center (NAF) and the Management Practices Laboratory (LPG) to answer common questions about Individual Income Tax (IRPF). The initiative aimed to democratize tax information and, at the same time, promote educational equity, overcoming the barriers of distance for distance learning students. The construction process was collaborative and interdisciplinary, with Accounting students curating the tax content and technology students working on the programming. The project demonstrated a significant pedagogical impact, consolidating digital and collaborative skills in students, in addition to expanding the NAF's service capacity (more than a thousand interactions recorded). DIGAIR has established itself as an example of social innovation and digital inclusion, reaffirming the university's commitment to its social role through technology and outreach.

Keywords: University Extension. Distance Education. Artificial Intelligence. Accounting. Fiscal Citizenship.

 

Resúmen: A presente experiência relata a integração bem-sucedida entre extensão universitária e Inteligência Artificial (IA) na formação de alunos dos cursos de Ciências Contábeis nas modalidades presencial e Educação a Distância (EAD) do Centro Universitário UniFavip Wyden. O projeto principal foi o desenvolvimento do chatbot DIGAIR — um assistente virtual baseado em IA, criado no âmbito do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) e do Laboratório de Práticas de Gestão (LPG) para responder a dúvidas comuns sobre o Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). A iniciativa visou democratizar a informação fiscal e, ao mesmo tempo, promover a equidade formativa, superando as barreiras da distância para os estudantes EAD. O processo de construção foi colaborativo e interdisciplinar, com alunos de Contabilidade realizando a curadoria do conteúdo fiscal e estudantes de tecnologia atuando na programação. O projeto demonstrou um impacto pedagógico significativo, consolidando competências digitais e colaborativas nos alunos, além de ampliar a capacidade de atendimento do NAF (mais de mil interações registradas). O DIGAIR consolidou-se como um exemplo de inovação social e inclusão digital, reafirmando o compromisso da universidade com a função social por meio da tecnologia e da extensão.

Palabras clave: Extensión Universitaria. Educación a Distancia. Inteligencia Artificial. Contabilidad. Ciudadanía Fiscal.

Biografia do Autor

Alex de Oliveira Serafim, Centro Universitário Favip Wyden

Doutorando em Educação pela Universidade Estácio de Sá (2025). Mestre em Controladoria pela Universidade Federal Rural de Pernambuco UFRPE (2021), pós-graduado em Auditoria e Controladoria pela Faculdade Venda Nova do Imigrante FAVENI (2020) e graduado em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Vale do Ipojuca UNIFAVIP (2016). Atua como professor nos cursos presenciais da Wyden e exerce a função de Coordenador Acadêmico da EAD, tendo anteriormente coordenado cursos de graduação. Foi professor convidado no curso de Pós-Graduação em Auditoria e Controladoria da Faculdade ALPHA e lecionou nos cursos de graduação no Centro Universitário UNINASSAU e de Graduação e Pós-Graduação no Centro Universitário UNIFACOL. Possui experiência em Contabilidade e Orçamento Público, com consultoria para entidades públicas municipais. Seus temas de pesquisa abrangem Informação Contábil, Sistemas de Informações Contábeis, Contabilidade de Custos, Educação em Ciências Contábeis, Controladoria, Auditoria, Contabilidade Financeira, Pronunciamentos Contábeis, Gestão Financeira, Educação e Tecnologia.

Richeld Silvério da Silva, Centro Universitário Favip Wyden

Discente do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Favip Wyden - UniFavip Wyden.

Italla Indira Gessica Buarque Fonseca, Centro Universitário Favip Wyden

Discente do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Favip Wyden - UniFavip Wyden.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e o que se espera dela. Brasília: MEC, 2018.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Censo da Educação Superior 2022: notas estatísticas. Brasília: INEP, 2023.

SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 24. ed. São Paulo: Cortez, 2017.

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Publicado

2025-11-30

Como Citar

Serafim, A. de O., Silva, R. S. da, & Fonseca, I. I. G. B. (2025). EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: A EXPERIÊNCIA DO NAF NA FORMAÇÃO DE ALUNOS PRESENCIAIS E EAD. Revista De Educação à Distância, 1(2). Recuperado de https://wyden.periodicoscientificos.com.br/index.php/READ/article/view/1216