DOMÍNIOS PREFERENCIAIS DE APRENDIZAGEM DE DISCENTES DO ENSINO SUPERIOR

ESTUDO DE CASO NA DISCIPLINA DE FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA

Autores

  • Maria Jádilly Mesquita Marques Centro Universitário Fanor Wyden
  • Pedro Henrique Sousa Oliveira Centro Universitário Fanor Wyden
  • Anairtes Martins de Melo Centro Universitário Fanor Wyden https://orcid.org/0000-0001-7309-0439

Palavras-chave:

Fisioterapia Respiratória, Estilos de Aprendizagens, Estratégias Pedagógicas

Resumo

Resumo: Planejar práticas pedagógicas que atendam as diferentes áreas de aprendizado é desafiador, mas deve ser meta a ser seguidas pelos docentes para possibilitar um aprendizado mais abrangente e eficaz. Na busca de facilitar a construção do aprendizado e descobrir quais as formas de aprendizagens mais aceitas e reconhecidas pelos discentes da disciplina de Fisioterapia Respiratória este estudo de caso tem o objetivo: citar e descrever quais os domínios preferenciais de aprendizagem após uso de metodologias ativas em sala de aula, para que se possa traçar metas e estratégias de ensino, que mais se adequem a turma, viabilizando o aprendizado e trazendo o aluno para o centro do processo ensino-aprendizagem. De acordo com as preferências relatadas pelos alunos, foram identificados três principais tipos de preferências de aprendizagem: jogos, dinâmicas e aulas tradicionais. Em contrapartida, outros estudantes não consideram eficazes métodos como apresentações, uso de podcasts e produção de artigos. Esta pesquisa oferece uma contribuição valiosa ao fornecer aos professores um conhecimento mais aprofundado sobre as características dos estudantes, auxiliando na adoção de estratégias que favoreçam um maior sucesso acadêmico.

Palavras-chaves: Fisioterapia Respiratória. Estilos de Aprendizagens. Estratégias Pedagógicas.

 

Abstract: Planning pedagogical practices that address different areas of learning is challenging but should be a goal to be followed by teachers to enable more open and effective learning. In search of facilitating the construction of learning and discovering which forms of learning are more oiled and remade by students of the discipline of Respiratory Physiotherapy, this case study has the objective: to cite and discover which of the preferred domains of learning after the use of active methodologies in the classroom, so that it can be traced teaching goals and strategies, which are best suited to the course, making the learning viable and drawing up the student for the center of the teaching-learning process. According to the preferences reported by students, three main types of learning preferences were identified: games, dynamics and traditional classrooms. On the other hand, other students do not consider methods such as presentations, use of podcasts and art production to be effective. This research offers a valuable contribution to providing teachers with more in-depth knowledge about the characteristics of students, helping to adopt strategies that favor greater academic success.

Keywords: Respiratory Physiotherapy. Learning Styles. Pedagogical Strategies.

 

Resúmen: Planejar prácticas pedagógicas que atienden como diferentes áreas de aprendiz é desafiador, mas deve ser meta a ser seguidas pelos docentes para possibilitar un aprendiz más abrangente y eficaz. Na busca de facilitar la construcción del aprendiz y descubrir quais as formas de aprendizagens mais aceitas e reconhecidas pelos discentes da disciplina de Fisioterapia Respiratória este estudio de caso tem o objetivo: citar y descubrir quais os domínios preferenciais de aprendizagem após uso de metodologias activas em sala de aula, para que se possa traçar metas y estrategias de ensino, que más se adequem a turma, viabilizando o aprendizado e trazendo o aluno para o centro do processo ensino-aprendizagem. De acuerdo con las preferencias relacionadas con pelos alunos, se identificaron tres principales tipos de preferencias de aprendiz: juegos, dinámicas y aulas tradicionales. Por el contrario, otros estudiantes no consideran métodos eficaces como presentaciones, uso de podcasts y producción de artículos. Esta pesquisa ofrece una contribución valiosa para formar a los profesores, un conocimiento más profundo sobre las características de los estudiantes, ayudando en la adopción de estrategias que favorezcan un mayor éxito académico.

Palabras clave: Fisioterapia Respiratoria. Estilos de Aprendizaje. Estratégias Pedagógicas.

Biografia do Autor

Maria Jádilly Mesquita Marques, Centro Universitário Fanor Wyden

Discente do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Fanor Wyden.

Pedro Henrique Sousa Oliveira, Centro Universitário Fanor Wyden

Discente do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Fanor Wyden.

Anairtes Martins de Melo, Centro Universitário Fanor Wyden

Graduação em Fisioterapia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e mestrado em Ensino na Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Especialização em Ventilação Mecânica (Centro Universitário Estácio), Pós Graduação em Desenvolvimento Infantil (Universidade Federal do Ceará - UFC), Pós Graduação em Fisioterapia Gerontológica e Geriátrica pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Curso de Formação em Gerontomotricidade Funcional (NacionalFisio), Curso de Formação em Fisioterapia Hospitalar do Ambulatório a UTI (NacionalFisio), Curso de Formação em Dupla tarefa e Mobilidade Funcional de Idosos Ativos (Instituto Plurais) e Curso de Instabilidade Postural e Quedas em idosos (MASTER SENIOR). Atualmente é docente do Centro Universitário Fanor WYDEN. Tem experiência na área de atuação de Fisioterapia Hospitalar, Domiciliar (Gerontologia) e de Educação (Estratégias de Ensino Superior) atuando principalmente nos seguintes temas: Fisioterapia, Idosos, Tecnologia em Saúde, Gerontologia e sub áreas: Fisioterapia Respiratória, Fisioterapia Hospitalar e Acidentes por queda.

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Publicado

2025-11-30

Como Citar

Marques, M. J. M., Oliveira, P. H. S., & Melo, A. M. de. (2025). DOMÍNIOS PREFERENCIAIS DE APRENDIZAGEM DE DISCENTES DO ENSINO SUPERIOR: ESTUDO DE CASO NA DISCIPLINA DE FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA. Revista De Educação à Distância, 1(2). Recuperado de https://wyden.periodicoscientificos.com.br/index.php/READ/article/view/1217