ANÁLISE DE DADOS EDUCACIONAIS

DESEMPENHO DE ESTUDANTES EM MATEMÁTICA E REDAÇÃO

Autores

  • Artur Guilherme Acácio Cipriano Centro Universitário Fanor Wyden
  • Andrey Pereira Tavares Centro Universitário Fanor Wyden
  • Francisco Cleiton Vieira Gomes Centro Universitário Fanor Wyden
  • Geovanna Miranda Rodrigues Centro Universitário Fanor Wyden
  • Joana Victória Bezerra Venâncio Centro Universitário Fanor Wyden
  • Juvenaldo Florentino Canja Centro Universitário Fanor Wyden https://orcid.org/0000-0002-1342-4326

Palavras-chave:

Análise de dados, Desempenho escolar, Python, Educação

Resumo

Resumo: O presente projeto tem como objetivo realizar uma análise detalhada de dados de escolas e estudantes, observando o desempenho nas disciplinas de Matemática e Redação. A proposta surgiu a partir da necessidade de compreender melhor os fatores que influenciam o aprendizado e de como as ferramentas tecnológicas podem auxiliar nesse processo. Por meio da captação e tratamento dos dados, foram aplicadas técnicas de análise e visualização utilizando a linguagem Python e as bibliotecas pandas, numpy, matplotlib. Essas ferramentas permitiram transformar dados brutos em informações organizadas, claras e visuais. O objetivo central da pesquisa é identificar padrões de aprovação e reprovação, comparando o desempenho dos estudantes e evidenciando possíveis diferenças entre escolas e disciplinas. Através dessas análises, foi possível compreender de forma mais ampla o panorama educacional, contribuindo para o desenvolvimento de estratégias pedagógicas mais eficazes e baseadas em evidências. Esse trabalho também reforça a importância da união entre educação e tecnologia, mostrando como a programação pode ser uma aliada poderosa para compreender o comportamento estudantil e promover melhorias no sistema educacional.

Palavras-chaves: Análise de dados, Desempenho escolar, Python, Educação.

 

Abstract: The objective of this project is to carry out a detailed analysis of data from schools and students, observing their performance in the disciplines of Mathematics and Writing. The purpose arose from the need to better understand the factors that influence learning and how technological tools can assist this process. By capturing and processing data, analysis and visualization techniques are applied using the Python language and the pandas, numpy, and matplotlib libraries. These tools will allow you to transform raw data into organized, clear and visual information. The central objective of the research is to identify patterns of passing and failing, comparing the performance of two students and evidencing possible differences between schools and disciplines. Through these analyses, it was possible to understand the educational panorama in a broader way, contributing to the development of more effective and evidence-based pedagogical strategies. This work also reinforces the importance of the union between education and technology, showing how programming can be a powerful ally in understanding student behavior and promoting improvements in the educational system.

Keywords: Data analysis, School performance, Python, Education.

 

Resúmen: El presente proyecto tem como objetivo realizar un análisis detallado de datos de escuelas y estudiantes, observando o desempenho nas disciplinas de Matemática y Redação. A propuesta surgiu a partir de la necesidad de comprender mejor los factores que influyen en el aprendiz y de como herramientas tecnológicas que pueden auxiliar ese proceso. Por medio de la captación y el tratamiento de datos, se aplicaron técnicas de análisis y visualización utilizando el lenguaje Python y las bibliotecas pandas, numpy, matplotlib. Estas herramientas permitirán transformar datos brutos en información organizada, clara y visual. El objetivo central de la investigación es identificar padrões de aprobación y reprovação, comparando el desempeño de dos estudiantes y evidenciando possíveis diferenças entre escuelas y disciplinas. A través de estos análisis, podremos comprender de forma más amplia el panorama educativo, contribuyendo para el desarrollo de estrategias pedagógicas más eficaces y basadas en evidencias. Este trabajo también refuerza la importancia de la unión entre la educación y la tecnología, mostrando como un programa puede ser una aliada poderosa para comprender el comportamiento estudiantil y promover mejoras en el sistema educativo.

Palabras clave: Análisis de datos, Desarrollo escolar, Python, Educación.

Biografia do Autor

Artur Guilherme Acácio Cipriano, Centro Universitário Fanor Wyden

Discente do Centro Universitário Fanor Wyden - UniFanor Wyden.

Andrey Pereira Tavares, Centro Universitário Fanor Wyden

Discente do curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário Fanor Wyden - UniFanor Wyden.

Francisco Cleiton Vieira Gomes, Centro Universitário Fanor Wyden

Discente do curso semipresencial de Engenharia de Produção do Centro Universitário Fanor Wyden - UniFanor Wyden.

Geovanna Miranda Rodrigues, Centro Universitário Fanor Wyden

Discente do curso de Engenharia do Centro Universitário Fanor Wyden - UniFanor Wyden.

Joana Victória Bezerra Venâncio, Centro Universitário Fanor Wyden

Discente do curso semipresencial de Engenharia do Centro Universitário Fanor Wyden - UniFanor Wyden.

Juvenaldo Florentino Canja, Centro Universitário Fanor Wyden

Graduado em Agronomia pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB (2018.1). Mestre pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola. Área de concentração - Irrigação e Drenagem. Atualmente, é doutorando em Eng. Agrícola, no mesmo Programa, linha de Pesquisa em Manejo de Agricultura Irrigada. Tem conhecimento nas áreas de salinidade e Drenagem Agrícola, com ênfase na Produtividade da água, uso de águas salobras na irrigação, Estresse Hídrico e Salino. Uso de sensores de baixo custo e arduino/ESP para manejo de irrigação em hortaliças.

Referências

OLIVEIRA, M. A. Introdução à Análise de Dados com Python. Rio de Janeiro: LTC, 2023.

SILVA, J. R. Ciência de Dados na Educação: Aplicações Práticas. São Paulo: Atlas, 2022.

UNIFANOR WYDEN. Modelo de Projeto de Extensão. Fortaleza: 2025.

Downloads

Publicado

2025-11-30

Como Citar

Cipriano, A. G. A., Tavares, A. P., Gomes, F. C. V., Rodrigues, G. M., Venâncio, J. V. B., & Canja, J. F. (2025). ANÁLISE DE DADOS EDUCACIONAIS: DESEMPENHO DE ESTUDANTES EM MATEMÁTICA E REDAÇÃO. Revista De Educação à Distância, 1(2). Recuperado de https://wyden.periodicoscientificos.com.br/index.php/READ/article/view/1218