LABORATÓRIO DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL PARA O ENSINO DIGITAL WYDEN
DASHBOARD INTERATIVO PARA O CREA-PE
Palavras-chave:
Power BI, Gestão de Fiscalização, Transformação Digital, Atividades ExtensionistasResumo
Resumo: Este artigo detalha o desenvolvimento do "Dashboard Interativo para o CREA-PE", um projeto cola-borativo entre o Ensino Digital Wyden e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Per-nambuco (CREA-PE). O objetivo principal foi criar uma ferramenta visual e estratégica, utilizando Power BI, para monitorar a produtividade dos fiscais do CREA-PE, analisar custos operacionais e visualizar geograficamente as vistorias. O projeto foi guiado pela metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) e seguiu um cronograma de seis semanas. As entregas incluíram um dashboard interativo com filtros e mapas, um relatório de análise de produtividade versus custo, e a entrega dos arquivos editáveis. Os resultados esperados incluem a gestão estratégica para o CREA-PE, acompanhamento em tempo real da produtividade, redução de custos e fortalecimento da rela-ção entre o ensino superior e instituições públicas. A avaliação final por parte do CREA-PE indicou alta satisfação com os resultados alcançados, a partir dessa iniciativa surgiu um interesse em uma parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA-PE) com a instituição, por parte dos discentes foi elaborado o sistema interativo capaz de monitorar produtivi-dade, consumo de recursos operacionais e localização geográfica das vistorias. A ação extensionis-ta gerou impacto positivo para a formação acadêmica dos estudantes e forneceu ao CREA-PE uma solução inovadora e aplicável à sua rotina de trabalho.
Palavras-chaves: Power BI, Gestão de Fiscalização, Transformação Digital, Atividades Extensionistas.
Abstract: This article details the development of the "Interactive Dashboard for CREA-PE", a collaborative project between Ensino Digital Wyden and the Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA-PE). The main objective was to create a visual and strategic tool, using Power BI, to monitor the productivity of CREA-PE's assets, analyze its operational costs and geographically visualize the views. The project was guided by the Project-Based Learning (PBL) methodology and followed a six-week schedule. Deliveries will include an interactive dashboard with filters and maps, a report on productivity versus cost analysis, and delivery of two edited files. The expected results include strategic management for CREA-PE, real-time support for productivity, cost reduction and strengthening of the relationship between higher education and public institutions. The final endorsement by CREA-PE indicated high satisfaction with the results achieved, from this initiative arose an interest in a partnership with the Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA-PE) with the institution, on the part of two students, an interactive system capable of monitoring was developed production, consumption of operational resources and geographical location of views. This extension has a positive impact on the academic training of students and provides CREA-PE with an innovative solution that can be applied to their work routine.
Keywords: Power BI, Fiscalization Management, Digital Transformation, Extension Activities.
Resúmen: Este artículo detalla el desarrollo del "Dashboard Interativo para CREA-PE", un proyecto colaborativo entre Ensino Digital Wyden y el Consejo Regional de Ingeniería y Agronomía de Pernambuco (CREA-PE). El objetivo principal es crear una herramienta visual y estratégica, utilizando Power BI, para monitorear la producción de los impuestos de CREA-PE, analizar los clientes operativos y visualizar geográficamente las vistas. El proyecto fue guiado por la metodología de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) y siguió un cronograma de seis semanas. Las entregas incluyen un panel interactivo con filtros y mapas, una relación de análisis de producción versus cliente y una entrega de archivos editados. Los resultados esperados incluyen una gestión estratégica para CREA-PE, acompañamiento en el tiempo real de la productividad, reducción de costos y fortalecimiento de la relación entre el sistema superior y las instituciones públicas. La evaluación final por parte de CREA-PE indica alta satisfacción con los resultados alcanzados, a partir de esta iniciativa que surge de un interés en una parcela con el Consejo Regional de Ingeniería y Agronomía de Pernambuco (CREA-PE) con una institución, por parte de dos discentes foi elaborado o sistema interactivo capaz de monitorear la producción, el consumo. de recursos operativos y localización geográfica de las visitas. La extensión es un gran impacto positivo para la formación académica de los estudiantes y se forma en CREA-PE una solución innovadora y aplicada a su rotación de trabajo.
Palabras clave: Power BI, Gestão de Fiscalização, Transformação Digital, Atividades Extensionistas.
Referências
BACH, B. et al. Dashboard design patterns. IEEE VIS Conference / IEEE Transactions on Visualization and Computer Graphics (TVCG), 2022.
DAVIS, F. D. Perceived usefulness, perceived ease of use, and user acceptance of information technology. MIS Quarterly, v. 13, n. 3, p. 319-340, 1989.
DUNLEAVY, P. et al. Digital era governance: IT corporations, the state, and e-government. Oxford: Oxford University Press, 2006.
FEW, S. Information dashboard design: The effective visual communication of data. 2. ed. Burlingame: Analytics Press, 2012.
SCHNEIDER, R. M. et al. Project-based learning in engineering education: Evidences from empirical research. European Journal of Engineering Education, v. 42, n. 6, p. 955–970, 2017.
TORNATZKY, L. G.; FLEISCHER, M. The processes of technological innovation. Lexington, MA: Lexington Books, 1990.
WEXLER, S.; SHAFFER, J.; COTGREAVE, A. The big book of dashboards: Visualizing your data using real-world business scenarios. Hoboken: Wiley, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Educação à Distância

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2025 Revista de Educação à Distância.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Este é um artigo publicado em acesso aberto sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY 4.0), que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.
Para mais informações sobre a licença, consulte: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
