INSTAGRAM® COMO METODOLOGIA ATIVA NA APRENDIZAGEM E DIVULGAÇÃO SOBRE ESTATUTO DA PESSOA IDOSA

RELATO DE EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA DE FISIOTERAPIA NA SAÚDE DO IDOSO

Autores

  • Antônia Priscila Gomes Fernandes
  • Larissa Pinto dos Santos
  • Anairtes Martins de Melo

Palavras-chave:

Fisioterapia, Saúde do idoso, Metodologia ativa, Aprendizagem, Instagram

Resumo

O uso das tecnologias no ensino e aprendizagem amplia os espaços de aprendizagem e as formas de fazê-lo. A popularização do uso das redes sociais na atualidade, traz impactos de informação importantes para a sociedade, pois o acesso é rápido, prático e atrativo. O Instagram® surgiu como mídia social, rede de comunicação ou de interação social em 2010 e este não se comporta, na comunidade global, como um recurso educacional ou de formação profissional propriamente dito, porém diante da criatividade e da atratividade pode-se ser experimentado para tal fim. Este estudo objetivou apresentar um relato de experiência do uso Instagram® como metodologia ativa na aprendizagem e divulgação sobre Estatuto da Pessoa Idosa na disciplina de fisioterapia na saúde do idoso na instituição de ensino superior nomeada Centro Universitário Unifanor WYDEN. Foi estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado em setembro e outubro de 2023. Foi proposto pela docente, enquanto a temática do estatuto da pessoa idosa estava em estudo, a realização de “stories” por meio de um “card” criado pelo discente, com um trecho do Estatuto, seguido de uma atratividade visual (desenho, gravura ou foto) e que fossem inseridos na rede Instagram® na conta pessoal de cada discente matriculado na disciplina. O levantamento dos dados para compor os resultados desta pesquisa foi de forma quantitativa e qualitativa, foram considerados os comentários e/ou as visualizações com reações no pós-postagem.

Biografia do Autor

Antônia Priscila Gomes Fernandes

Graduada em Fisioterapia pelo Centro Universitário Fanor Wyden – UniFanor Wyden, em 2023. Instrutora de
Pilates, pós-graduada em Traumato-ortopedia e pós-graduanda em Pilates para Reabilitação e Grupos Especiais.

Larissa Pinto dos Santos

Discente do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Fanor Wyden – UniFanor Wyden.

Anairtes Martins de Melo

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e mestrado em Ensino na Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Especialização em Ventilação Mecânica (Centro Universitário Estácio), Pós-Graduação em Desenvolvimento Infantil (Universidade Federal do Ceará - UFC), Curso de Gerontomotricidade Funcional (NacionalFisio) e Curso de Fisioterapia Hospitalar do Ambulatório a UTI (NacionalFisio). Atualmente é aluna da pós-graduação Lato Sensu em Fisioterapia Gerontológica e Geriátrica pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). É docente do Centro Universitário UNIFANOR. Tem experiência na área de atuação de Fisioterapia Hospitalar, Domiciliar (Gerontologia) e de Educação (Estratégias de Ensino Superior) atuando principalmente nos seguintes temas: Fisioterapia, Idosos, Tecnologia em Saúde, Gerontologia e sub-áreas: Fisioterapia Respiratória, Fisioterapia Hospitalar e Acidentes por queda.

Downloads

Publicado

2025-09-24

Como Citar

Gomes Fernandes, A. P., Pinto dos Santos, L., & Martins de Melo, A. (2025). INSTAGRAM® COMO METODOLOGIA ATIVA NA APRENDIZAGEM E DIVULGAÇÃO SOBRE ESTATUTO DA PESSOA IDOSA : RELATO DE EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA DE FISIOTERAPIA NA SAÚDE DO IDOSO. Duna: Revista Multidisciplinar De Inovação E Práticas De Ensino, 1(2). Recuperado de https://wyden.periodicoscientificos.com.br/index.php/jornadacientifica/article/view/1066

Edição

Seção

Relatos de experiências de práticas exitosas