INSTAGRAM® COMO METODOLOGIA ATIVA NA APRENDIZAGEM E DIVULGAÇÃO SOBRE ESTATUTO DA PESSOA IDOSA
RELATO DE EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA DE FISIOTERAPIA NA SAÚDE DO IDOSO
Palavras-chave:
Fisioterapia, Saúde do idoso, Metodologia ativa, Aprendizagem, InstagramResumo
O uso das tecnologias no ensino e aprendizagem amplia os espaços de aprendizagem e as formas de fazê-lo. A popularização do uso das redes sociais na atualidade, traz impactos de informação importantes para a sociedade, pois o acesso é rápido, prático e atrativo. O Instagram® surgiu como mídia social, rede de comunicação ou de interação social em 2010 e este não se comporta, na comunidade global, como um recurso educacional ou de formação profissional propriamente dito, porém diante da criatividade e da atratividade pode-se ser experimentado para tal fim. Este estudo objetivou apresentar um relato de experiência do uso Instagram® como metodologia ativa na aprendizagem e divulgação sobre Estatuto da Pessoa Idosa na disciplina de fisioterapia na saúde do idoso na instituição de ensino superior nomeada Centro Universitário Unifanor WYDEN. Foi estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado em setembro e outubro de 2023. Foi proposto pela docente, enquanto a temática do estatuto da pessoa idosa estava em estudo, a realização de “stories” por meio de um “card” criado pelo discente, com um trecho do Estatuto, seguido de uma atratividade visual (desenho, gravura ou foto) e que fossem inseridos na rede Instagram® na conta pessoal de cada discente matriculado na disciplina. O levantamento dos dados para compor os resultados desta pesquisa foi de forma quantitativa e qualitativa, foram considerados os comentários e/ou as visualizações com reações no pós-postagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Duna - Revista Multidisciplinar de Inovação e Práticas de Ensino.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Este é um artigo publicado em acesso aberto sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY 4.0), que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.
Para mais informações sobre a licença, consulte: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/