FISIOTERAPIA EM AÇÃO
APRENDER, BRINCAR E EXERCITAR NA LEGG CALVÉ PERTHES PARA EDUCAÇÃO DE FAMILIARES E CRIANÇA COM O CADERNO DE ATIVIDADE
Palavras-chave:
LEGG CALVÉ PERTHES, Fisioterapia, Caderno de atividades, Ensino, FamíliaResumo
A Legg Calvé Perthes (LCP) é caracterizada pela necrose da cabeça do fêmur, causada pelo bloqueio das artérias que o irrigam, seguida de uma fratura subcondral, revascularização e remodelação do osso morto durante o desenvolvimento da criança. Além da intervenção fisioterápica com exercícios e técnicas específicas para os objetivos traçados, a utilização da educação em saúde favorece o conhecimento dos profissionais, pacientes e familiares envolvidos na terapêutica. O objetivo da pesquisa é relatar a criação de um formulário para verificar a eficácia do caderno de atividades ‘Fisioterapia em Ação: Aprender, Brincar e Exercitar na Legg Calvé Perthes para educação em saúde de crianças e familiares’. Trata-se de uma elaboração e aplicação de um questionário de caráter qualitativo acerca da aplicação de um caderno de atividades nomeado “Fisioterapia em Ação: Aprender, Brincar e Exercitar na Legg Calvé Perthes para educação em saúde de uma criança de 6 anos portadora de LCP e sua mãe que participa da rotina de tratamento fisioterápico na clínica escola de uma instituição de ensino superior localizada na cidade de Fortaleza CE, nomeada UNIFANOR Wyden. Os sujeitos desta pesquisa foram: uma criança de 6 anos portadora de LCP que neste estudo será identificada como “participante paciente” e sua mãe que para fins de identificação neste estudo será citada como “participante mãe”, ambas assinaram o termo de consentimento da pesquisa e autorizaram a sua participação. Estudo caráter descritivo onde foi criado um questionário e aplicado em dois momentos do estudo, no início e ao final da pesquisa. Na primeira aplicação do questionário pôde-se coletar dados do conhecimento das participantes sobre a doença. Na reaplicação do mesmo questionário após a explicação e a disponibilização do caderno de atividades por 10 dias, percebeu-se melhora do conhecimento sobre a LCP. Mesmo diante da escassa literatura sobre o assunto LCP e educação em saúde, este estudo de caso evidenciou eficácia na absorção de conhecimentos sobre a LCP, a partir do instrumento de educação em saúde.
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