FISIOTERAPIA EM AÇÃO

APRENDER, BRINCAR E EXERCITAR NA LEGG CALVÉ PERTHES PARA EDUCAÇÃO DE FAMILIARES E CRIANÇA COM O CADERNO DE ATIVIDADE

Autores

  • Maria Caroline Silva Monteiro
  • Lucirlene Azevedo Silva
  • Nancy Delma Silva Vega Canjura Sousa
  • Vega Vitória Maciel Lopes
  • Anairtes Martins de Melo

Palavras-chave:

LEGG CALVÉ PERTHES, Fisioterapia, Caderno de atividades, Ensino, Família

Resumo

A Legg Calvé Perthes (LCP) é caracterizada pela necrose da cabeça do fêmur, causada pelo bloqueio das artérias que o irrigam, seguida de uma fratura subcondral, revascularização e remodelação do osso morto durante o desenvolvimento da criança. Além da intervenção fisioterápica com exercícios e técnicas específicas para os objetivos traçados, a utilização da educação em saúde favorece o conhecimento dos profissionais, pacientes e familiares envolvidos na terapêutica. O objetivo da pesquisa é relatar a criação de um formulário para verificar a eficácia do caderno de atividades ‘Fisioterapia em Ação: Aprender, Brincar e Exercitar na Legg Calvé Perthes para educação em saúde de crianças e familiares’. Trata-se de uma elaboração e aplicação de um questionário de caráter qualitativo acerca da aplicação de um caderno de atividades nomeado “Fisioterapia em Ação: Aprender, Brincar e Exercitar na Legg Calvé Perthes para educação em saúde de uma criança de 6 anos portadora de LCP e sua mãe que participa da rotina de tratamento fisioterápico na clínica escola de uma instituição de ensino superior localizada na cidade de Fortaleza CE, nomeada UNIFANOR Wyden. Os sujeitos desta pesquisa foram: uma criança de 6 anos portadora de LCP que neste estudo será identificada como “participante paciente” e sua mãe que para fins de identificação neste estudo será citada como “participante mãe”, ambas assinaram o termo de consentimento da pesquisa e autorizaram a sua participação. Estudo caráter descritivo onde foi criado um questionário e aplicado em dois momentos do estudo, no início e ao final da pesquisa. Na primeira aplicação do questionário pôde-se coletar dados do conhecimento das participantes sobre a doença. Na reaplicação do mesmo questionário após a explicação e a disponibilização do caderno de atividades por 10 dias, percebeu-se melhora do conhecimento sobre a LCP. Mesmo diante da escassa literatura sobre o assunto LCP e educação em saúde, este estudo de caso evidenciou eficácia na absorção de conhecimentos sobre a LCP, a partir do instrumento de educação em saúde.

Biografia do Autor

Maria Caroline Silva Monteiro

Discente do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Fanor Wyden – UniFanor Wyden.

Lucirlene Azevedo Silva

Discente do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Fanor Wyden – UniFanor Wyden.

Nancy Delma Silva Vega Canjura Sousa

Possui graduação em Fisioterapia pela Faculdade Integral Diferencial (FACID), pós-graduação em Terapia Manual e Postural (CESUMAR) e mestrado em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi pesquisadora no Laboratório da Respiração (Resplab/UFC). Atualmente é preceptora do Estágio Ambulatorial 3 no Núcleo Integrado de Saúde (NIS) Centro Universitário Unifanor, campo Dunas. Docente na pós-graduação Fisioterapia Cardiorrespiratória da Estácio, Campus Via Corpus. É fisioterapeuta domiciliar de pacientes em home care. Tem experiência nas áreas de Traumato- ortopedia adulto, hidroterapia adulto, preparatório ENADE, Doença de Pompe, Reabilitação Pulmonar, Suporte ao Paciente Crítico, Ventilação Mecânica Não Invasiva, RPG Souchard, Pilates Clínico, Fisioterapia Neurológica. Cinesioterapia Laboral com os colaboradores das empresas White Martins (Teresina-PI) e ANS (Fortaleza-CE).

Vega Vitória Maciel Lopes

Fisioterapeuta; Mestranda em Ensino na Saúde (CMEPES) pela Universidade Estadual do Ceará - Ingresso em 2024; Pós-graduada em Fisioterapia em Gerontologia - Instituto de Ensino Superior de Fortaleza (2020); Coordenadora do Curso de Pós-graduação de Fisioterapia em Gerontologia do Instituto Nacionalfisio (Desde novembro de 2022); Graduada no bacharelado em Fisioterapia pelo Centro Universitário Unifanor Wyden (2014); Na assistência, atua no atendimento domiciliar voltado para o público idoso; Colaboradora como docente e orientadora educacional no Centro Universitário Unifanor Wyden (Desde 2021), onde aplica seus conhecimentos nas disciplinas de Fisioterapia aquática, Recursos terapêuticos manuais, Fisioterapia Crânio mandibular, Fisioterapia em Traumatologia, além de estar em campo de estágio hospitalar.

Anairtes Martins de Melo

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e mestrado em Ensino na Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Especialização em Ventilação Mecânica (Centro Universitário Estácio), Pós-Graduação em Desenvolvimento Infantil (Universidade Federal do Ceará - UFC), Curso de Gerontomotricidade Funcional (NacionalFisio) e Curso de Fisioterapia Hospitalar do Ambulatório a UTI (NacionalFisio). Atualmente é aluna da pós-graduação Lato Sensu em Fisioterapia Gerontológica e Geriátrica pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). É docente do Centro Universitário UNIFANOR. Tem experiência na área de atuação de Fisioterapia Hospitalar, Domiciliar (Gerontologia) e de Educação (Estratégias de Ensino Superior) atuando principalmente nos seguintes temas: Fisioterapia, Idosos, Tecnologia em Saúde, Gerontologia e sub-áreas: Fisioterapia Respiratória, Fisioterapia Hospitalar e Acidentes por queda.

Downloads

Publicado

2025-09-24

Como Citar

Silva Monteiro, M. C., Azevedo Silva, L., Silva Vega Canjura Sousa, N. D., Maciel Lopes, V. V., & Martins de Melo, A. (2025). FISIOTERAPIA EM AÇÃO: APRENDER, BRINCAR E EXERCITAR NA LEGG CALVÉ PERTHES PARA EDUCAÇÃO DE FAMILIARES E CRIANÇA COM O CADERNO DE ATIVIDADE. Duna: Revista Multidisciplinar De Inovação E Práticas De Ensino, 1(2). Recuperado de https://wyden.periodicoscientificos.com.br/index.php/jornadacientifica/article/view/1070