PRÁTICAS DE CINESIOTERAPIA E SEUS BENEFÍCIOS
PROJETO “UNIFANOR SAUDÁVEL”
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.17561289Palavras-chave:
Cinesioterapia, Projeto UNIFANOR SAUDÁVEL, Fisioterapia, Extensão, CinemáticaResumo
Resumo: A cinesioterapia é definida como a terapia através do movimento, sendo empregada pela Fisioterapia com base em conhecimentos de anatomia e biomecânica para promover a recuperação funcional, prevenir comprometimentos motores e otimizar o estado de saúde geral e o bem-estar do indivíduo. A prática gera um impacto positivo na saúde da comunidade, atuando como oportunidade de integração social e promoção da saúde. Do ponto de vista acadêmico, o contexto de extensão permite aos estudantes de Fisioterapia desenvolverem competências essenciais como planejamento, comunicação e responsabilidade social, além de conectar a teoria com a prática e sistematizar o conhecimento. O aluno, ao atuar no projeto, desenvolve um comprometimento ativo com a sociedade. O presente trabalho tem por objetivo apresentar o projeto UNIFANOR SAUDÁVEL, uma iniciativa extensionista que utiliza os benefícios da cinesioterapia para promover a saúde de seus pacientes e colaboradores, reforçando o papel do estudante como educador em saúde e o compromisso da instituição com a comunidade.
Palavras-chaves: Cinesioterapia; Cinesioterapia; Projeto UNIFANOR SAUDÁVEL; Fisioterapia; Extensão; Cinemática.
Abstract: Kinesiotherapy is defined as therapy through movement, employed by Physiotherapy, based on knowledge of anatomy and biomechanics, to promote functional recovery, prevent motor impairments, and optimize the individual's general state of health and well-being. The practice generates a positive impact on community health, serving as an opportunity for social integration and health promotion. From an academic perspective, the extension context allows Physiotherapy students to develop essential competencies such as planning, communication, and social responsibility, in addition to connecting theory with practice and systematizing knowledge. By working on the project, the student develops an active commitment to society. This work aims to present the UNIFANOR SAUDÁVEL project, an extension initiative that uses the benefits of kinesiotherapy to promote the health of its patients and collaborators, reinforcing the student's role as a health educator and the institution's commitment to the community.
Keywords: Kinesiotherapy; Kinesiotherapy; UNIFANOR SAUDÁVEL Project; Physiotherapy; Extension; Kinematics.
Resúmen: La cinesioterapia se define como la terapia a través del movimiento, siendo empleada por la Fisioterapia con base en conocimientos de anatomía y biomecánica para promover la recuperación funcional, prevenir deterioros motores y optimizar el estado de salud general y el bienestar del individuo. La práctica genera un impacto positivo en la salud de la comunidad, actuando como una oportunidad de integración social y promoción de la salud. Desde una perspectiva académica, el contexto de extensión permite a los estudiantes de Fisioterapia desarrollar competencias esenciales como planificación, comunicación y responsabilidad social, además de conectar la teoría con la práctica y sistematizar el conocimiento. El estudiante, al participar en el proyecto, desarrolla un compromiso activo con la sociedad. El presente trabajo tiene como objetivo presentar el proyecto UNIFANOR SAUDÁVEL, una iniciativa de extensión que utiliza los beneficios de la cinesioterapia para promover la salud de sus pacientes y colaboradores, reforzando el papel del estudiante como educador de salud y el compromiso de la institución con la comunidad.
Palabras clave: Kinesioterapia; Kinesioterapia; Proyecto UNIFANOR SAUDÁVEL; Fisioterapia; Extensión; Cinemática.
Referências
ABERGO (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ERGONOMIA) - Definição Internacional de Ergonomia. 2017. Disponível em: :<https://www.abergo.org.br/o-que-éergonomia./> Acesso em: 10 dez. 2023.
ALVES, Vânia Sampaio. A health education model for the Family Health Program: towards comprehensive health care and model reorientation. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 9, n. 16, p. 39-52, 2005.
KINZIE, Mable B. Instructional design strategies for health behavior change. Patient education and counseling, v. 56, n. 1, p. 3-15, 2005.
REBELO, Francisco. Ergonomia no dia a dia. Lisboa: Editora Silabo, 2004.
RIBEIRO, Sanzia Bezerra; SOUTO, Maria Márcia; ARAÚJO JÚNIOR, Ivan Cavalcante. Análise dos riscos ergonômicos da atividade do gesseiro em um canteiro de obras na Página – 30 REVISTAINSPIRAR • movimento & saúde Edição 38 - Volume 9 - Número 2 - ABR/MAI/JUN – 2016 cidade de João Pessoa/PB através do software Winowas. Revista Gestão Industrial. v. 01, n. 04 : pp. 528-535, 2005.
RODRIGUES, A. D.; DALLANORA, C. R.; ROSA, J.; GERMANI, A. R. M. Sala de espera: um ambiente para efetivar a educação em saúde. Revista Vivências, v. 5, n. 7, p. 101-106, 2009.
SALUM, Nádia Chiodelli; PRADO, Marta Lenise. A educação permanente no desenvolvimento de competências dos profissionais de enfermagem. Texto & Contexto-Enfermagem, v. 23, n. 2, p. 301-308, 2014.
SANCHES EO, Paz RCN. A utilização do lúdico como estratégia na promoção da saúde de sujeitos portadores de deficiência física. Pombal PB. REBES. 2013; 3(3):9-13.
TEIXEIRA, Enéas Rangel; VELOSO, Raquel Coutinho. O grupo em sala de espera: território de práticas e representações em saúde. Texto contexto - enferm., Florianópolis , v. 15, n. 2, p. 320-325, June 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010407072006000200017&lng=en&nrm=iso>. access on 11 Dec. 2023. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072006000200017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Duna: Revista Multidisciplinar de Inovação e Práticas de Ensino

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2025 Duna - Revista Multidisciplinar de Inovação e Práticas de Ensino.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Este é um artigo publicado em acesso aberto sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY 4.0), que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.
Para mais informações sobre a licença, consulte: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
