PRÁTICAS DE CINESIOTERAPIA E SEUS BENEFÍCIOS

PROJETO “UNIFANOR SAUDÁVEL”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.17561289

Palavras-chave:

Cinesioterapia, Projeto UNIFANOR SAUDÁVEL, Fisioterapia, Extensão, Cinemática

Resumo

Resumo: A cinesioterapia é definida como a terapia através do movimento, sendo empregada pela Fisioterapia com base em conhecimentos de anatomia e biomecânica para promover a recuperação funcional, prevenir comprometimentos motores e otimizar o estado de saúde geral e o bem-estar do indivíduo. A prática gera um impacto positivo na saúde da comunidade, atuando como oportunidade de integração social e promoção da saúde. Do ponto de vista acadêmico, o contexto de extensão permite aos estudantes de Fisioterapia desenvolverem competências essenciais como planejamento, comunicação e responsabilidade social, além de conectar a teoria com a prática e sistematizar o conhecimento. O aluno, ao atuar no projeto, desenvolve um comprometimento ativo com a sociedade. O presente trabalho tem por objetivo apresentar o projeto UNIFANOR SAUDÁVEL, uma iniciativa extensionista que utiliza os benefícios da cinesioterapia para promover a saúde de seus pacientes e colaboradores, reforçando o papel do estudante como educador em saúde e o compromisso da instituição com a comunidade.

Palavras-chaves: Cinesioterapia; Cinesioterapia; Projeto UNIFANOR SAUDÁVEL; Fisioterapia; Extensão; Cinemática.

 

Abstract: Kinesiotherapy is defined as therapy through movement, employed by Physiotherapy, based on knowledge of anatomy and biomechanics, to promote functional recovery, prevent motor impairments, and optimize the individual's general state of health and well-being. The practice generates a positive impact on community health, serving as an opportunity for social integration and health promotion. From an academic perspective, the extension context allows Physiotherapy students to develop essential competencies such as planning, communication, and social responsibility, in addition to connecting theory with practice and systematizing knowledge. By working on the project, the student develops an active commitment to society. This work aims to present the UNIFANOR SAUDÁVEL project, an extension initiative that uses the benefits of kinesiotherapy to promote the health of its patients and collaborators, reinforcing the student's role as a health educator and the institution's commitment to the community.

Keywords: Kinesiotherapy; Kinesiotherapy; UNIFANOR SAUDÁVEL Project; Physiotherapy; Extension; Kinematics.

 

Resúmen: La cinesioterapia se define como la terapia a través del movimiento, siendo empleada por la Fisioterapia con base en conocimientos de anatomía y biomecánica para promover la recuperación funcional, prevenir deterioros motores y optimizar el estado de salud general y el bienestar del individuo. La práctica genera un impacto positivo en la salud de la comunidad, actuando como una oportunidad de integración social y promoción de la salud. Desde una perspectiva académica, el contexto de extensión permite a los estudiantes de Fisioterapia desarrollar competencias esenciales como planificación, comunicación y responsabilidad social, además de conectar la teoría con la práctica y sistematizar el conocimiento. El estudiante, al participar en el proyecto, desarrolla un compromiso activo con la sociedad. El presente trabajo tiene como objetivo presentar el proyecto UNIFANOR SAUDÁVEL, una iniciativa de extensión que utiliza los beneficios de la cinesioterapia para promover la salud de sus pacientes y colaboradores, reforzando el papel del estudiante como educador de salud y el compromiso de la institución con la comunidad.

Palabras clave: Kinesioterapia; Kinesioterapia; Proyecto UNIFANOR SAUDÁVEL; Fisioterapia; Extensión; Cinemática.

Biografia do Autor

Lenismar Sá Cavalcante, Centro Universitário Fanor Wyden

Fisioterapeuta graduada pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Pós-graduada em Fisioterapia Cardio-Respiratória em UTI pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Fisioterapia Hospitalar, atuando principalmente nos seguintes temas: pneumologia, cardiologia e terapia intensiva. Possui experiência na área de Fisioterapia Cardiofuncional e Terapia Intensiva, atuando na Reabilitação Cardíaca (Fase I e II). Docente na área de fisioterapia no Centro Universitário UNIFANOR WYDEN, em destaque nas disciplinas de Fisioterapia Cardiofuncional, Fisioterapia Pneumofuncional, Fisioterapia Neurofuncional, Fisioterapia Intensivista e Fisioterapia na Saúde do Trabalhador.

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Publicado

2025-05-13

Como Citar

Sá Cavalcante, L. (2025). PRÁTICAS DE CINESIOTERAPIA E SEUS BENEFÍCIOS: PROJETO “UNIFANOR SAUDÁVEL”. Duna: Revista Multidisciplinar De Inovação E Práticas De Ensino, 1(1), 25–26. https://doi.org/10.5281/zenodo.17561289