CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.17565001Palavras-chave:
Prevenção precoce, Câncer de mama, Saúde da Mulher, Conscientização, UniFanorResumo
Resumo: O câncer de mama (CA de Mama) é uma patologia de alta prevalência, com 73.610 novos casos estimados para 2025 no Brasil (INCA, 2023). Seu diagnóstico precoce é crucial para a cura e controle, sendo um desafio constante na saúde pública. Embora o autoexame seja um método preventivo importante para o autoconhecimento, a mamografia anual em mulheres acima de 40 anos é o rastreamento mais eficaz recomendado. Diante deste cenário, a Fisioterapia se destaca por sua valiosa dimensão na educação em saúde, atuando como estratégia primordial para a detecção ágil e gestão adequada da doença. Nesse contexto, a disciplina extensionista "Saúde da Mulher" do curso de Fisioterapia da Faculdade UniFanor Wyden (Campus Bezerra de Menezes, 2023.2) desenvolveu um projeto de conscientização. Esta ação, que se inseriu no movimento internacional "Outubro Rosa" e culminou em um evento na Beira-Mar de Fortaleza, teve como objetivo sensibilizar a população feminina, proporcionar o autoconhecimento e incentivar o rastreio por meio da mamografia para a detecção precoce do CA de Mama em estágio inicial.
Palavras-chaves: Prevenção precoce; Câncer de mama; Saúde da Mulher; Conscientização; UniFanor.
Abstract: Breast cancer is a highly prevalent disease, with an estimated 73,610 new cases in Brazil by 2025 (INCA, 2023). Early diagnosis is crucial for cure and control, representing a constant challenge in public health. Although self-examination is an important preventive method for self-awareness, annual mammography in women over 40 is the most effective screening recommended. In this context, physiotherapy stands out for its valuable role in health education, acting as a primary strategy for the rapid detection and proper management of the disease. Within this framework, the extension course "Women's Health" of the Physiotherapy program at UniFanor Wyden Faculty (Bezerra de Menezes Campus, 2023.2) developed an awareness project. This action, which was part of the international "Pink October" movement and culminated in an event on the Beira-Mar in Fortaleza, aimed to raise awareness among women, promote self-knowledge, and encourage screening through mammography for the early detection of breast cancer in its initial stages.
Keywords: Early prevention; Breast cancer; Women's health; Awareness; UniFanor.
Resúmen: El cáncer de mama es una enfermedad altamente prevalente, con un estimado de 73.610 nuevos casos en Brasil para 2025 (INCA, 2023). El diagnóstico precoz es crucial para la curación y el control, lo que representa un desafío constante para la salud pública. Si bien el autoexamen es un método preventivo importante para la autoconciencia, la mamografía anual en mujeres mayores de 40 años es la prueba de detección más eficaz recomendada. En este contexto, la fisioterapia destaca por su valioso papel en la educación para la salud, actuando como una estrategia primaria para la detección rápida y el manejo adecuado de la enfermedad. En este marco, el curso de extensión "Salud de la Mujer" del programa de Fisioterapia de la Facultad Wyden de la UniFanor (Campus Bezerra de Menezes, febrero de 2023) desarrolló un proyecto de concientización. Esta acción, que formó parte del movimiento internacional "Octubre Rosa" y culminó con un evento en Beira-Mar, Fortaleza, tuvo como objetivo sensibilizar a las mujeres, promover el autoconocimiento y fomentar la realización de mamografías para la detección temprana del cáncer de mama en sus etapas iniciales.
Palabras clave: Prevención precoz; Cáncer de mama; Salud femenina; Concienciación; UniFanor.
Referências
BARROS, A. C. S. D.; VIEIRA, R. A. C. O papel da fisioterapia na reabilitação do câncer de mama. Revista Brasileira de Cancerologia, v. 64, n. 2, p. 237-246, 2018.
BARBOSA, A. C. S. D.; VIEIRA, R. A. C. Impacto do diagnóstico e tratamento do câncer de mama na qualidade de vida: uma revisão de literatura. Revista Brasileira de Cancerologia, v. 65, n. 1, p. 51-60, 2019.
COELHO, Ana Karina Rodrigues et al. Conscientização em alusão ao Outubro Rosa: vamos falar sobre câncer de mama?. Research, Society and Development, v. 10, n. 14, p. e233101422137-e233101422137, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/22137. Acesso em: 19 nov. 2023.
FARIA, Lina. As práticas do cuidar na oncologia: a experiência da fisioterapia em pacientes com câncer de mama. História, Ciências, Saúde, v. 17, p. 69- 87, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/hcsm/a/45chVmvcvLWKyQH5kHymDHn/#. Acesso em: 19 nov. 2023.
FERREIRA, C. H. J.; SANTOS, J. L. F.; SILVA, D. F. da. Fisioterapia no câncer de mama: da prevenção ao tratamento. Revista Brasileira de Cancerologia, v. 58, n. 1, p. 107-114, 2012.
INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER (INCA). Outubro Rosa. INCA, 2020. Disponível em: https://www.inca.gov.br/assuntos/outubro-rosa. Acesso em: [data de acesso].
LIMA, A. F.; CASTRO, R. C. M. B.; ARAÚJO, M. F. M. Estratégias educativas na prevenção do câncer de mama: revisão integrativa da literatura. Revista Rene, v. 18, n. 4, p. 557-564, 2017.
OLIVEIRA, P. G.; SOUZA, R. P. de; FERREIRA, L. M. A fisioterapia na equipe multiprofissional de atenção à mulher com câncer de mama. Revista Brasileira de Cancerologia, v. 49, n. 2, p. 129-136, 2003.
SANTOS, M. L. dos; ROSA, M. I. da; SILVA, F. R. da. Impacto da fisioterapia no linfedema após tratamento do câncer de mama: uma revisão sistemática. Fisioterapia e Pesquisa, São Paulo, v. 19, n. 2, p. 183-188, 2012.
SILVA, Regiane Marques et al. Educação em saúde para prevenção do câncer de mama no município de Piripiri-PI: atuação do pet-saúde. Revista de Epidemiologia e Controle de Infecção, v. 5, n. 4, p. 203-205, 2015. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/5704/570463812007.pdf. Acesso em: 19 nov. 2023.
SOUZA, R. P. de; SILVA, M. J. P. da; GOMES, L. V. Conscientização e prevenção do câncer de mama: uma ação comunitária. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 73, n. 2, p. e20180299, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Duna: Revista Multidisciplinar de Inovação e Práticas de Ensino

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2025 Duna - Revista Multidisciplinar de Inovação e Práticas de Ensino.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Este é um artigo publicado em acesso aberto sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY 4.0), que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.
Para mais informações sobre a licença, consulte: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
