AVALIAÇÃO DOS EFEITOS AGUDOS DAS TÉCNICAS DE AUTO LIBERAÇÃO MIOFASCIAL, ALONGAMENTO ESTÁTICO E AQUECIMENTO SOBRE AGILIDADE E FORÇA DE ATLETAS DE BASQUETEBOL
Palavras-chave:
ativação muscular, liberação miofascial, basquetebolResumo
O objetivo do presente estudo foi avaliar a influência das técnicas de auto liberação miofascial (ALM), alongamento estático (AE) e aquecimento (A) sobre a agilidade e força de membros inferiores em atletas de basquete masculino. Foram avaliados 10 atletas amadores, com idade entre 15 e 18 anos. Para a realização da ALM e AE, foram utilizados bilateralmente os músculos gastrocnêmio, isquiotibiais, tensor da fáscia lata, piriforme e quadríceps. O aquecimento foi realizado por meio de corrida a 50% do VO2máx. Os atletas foram avaliados nos testes de shuttle run e impulsão vertical e horizontal. Os resultados demonstram que a ALM e o AE influenciaram de forma aguda na agilidade dos atletas, porém sem diferença entre si. Não foram encontrados resultados significantes para força de membros inferiores em nenhuma das análises realizadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à Revista Saúde Unitoledo os direitos exclusivos para a primeira publicação de seu trabalho, sendo simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença possibilita que terceiros realizem o download e compartilhem os trabalhos em qualquer formato ou meio, desde que atribuam a devida autoria, sem a capacidade de realizar alterações no material ou utilizá-lo para fins comerciais. Qualquer remixagem, transformação ou desenvolvimento do material não permite a distribuição do material modificado.