ÍNDICE DE SATISFAÇÃO PROFISSIONAL E O RECONHECIMENTO DO FARMACÊUTICO PELO PACIENTE

Auteurs

  • Caren Aparecida Caroline Bottura Oliveira Centro Universitário de Jales - UNIJALES
  • Bruna Nilsen Gouveia Centro Universitário de Jales - UNIJALES
  • Jéssika Viviani Okumura Centro Universitário de Jales - UNIJALES
  • Kelys Ramos Centro Universitário de Jales - UNIJALES
  • Adônis Coelho
  • Eucirene de Lima Eterno Borges Centro Universitário de Jales - UNIJALES

Mots-clés :

Satisfação profissional, Relação profissional e paciente, Farmacêuticos

Résumé

A insatisfação profissional pode ocasionar em múltiplos fatores negativos, interferindo na qualidade dos serviços e vida profissional, um profissional satisfeito tende a gerar estados positivos, buscando sempre conhecimentos e inovações, resultando em produtividade, convívio e atendimento. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a satisfação dos profissionais farmacêuticos atuantes em diversas cidades localizadas no noroeste paulista e triângulo mineiro. Foi utilizado o método exploratório e descritivo, possuindo uma abordagem qualitativa e quantitativa. O presente trabalho obteve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, do Hospital Leforte, de São Paulo sobre o Número do Parecer Consubstanciado do CEP: 2.742.026. Foi apontado que 32% dos profissionais entrevistados demonstraram insatisfação com o seu salário comparado a sua capacidade profissional e seus esforços, 44% se consideram insatisfeitos com o seu salário comparado ao custo de vida e 16% estão insatisfeitos com as oportunidades de promoção. Conclui-se que o fato deste profissional ter investido em seu conhecimento e especialização, gera uma expectativa que ele seja recompensado financeiramente, o que muitas vezes não ocorre, gerando insatisfação profissional.

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Publiée

2024-06-19

Numéro

Rubrique

Artigos