O USO DA PSICOMOTRICIDADE COMO FERRAMENTA INTERATIVA PARA O PÚBLICO INFANTIL

UMA PRÁTICA DE EXTENSÃO NO PROGRAMA BONS VIZINHOS UNIFANOR

Autores

Palavras-chave:

Psicomotricidade, Fisioterapia, Infantil, Desenvolvimento motor, Extensão

Resumo

Resumo: Este estudo objetiva apresentar um relato de experiência do uso da psicomotricidade como ferramenta interativa para o público infantil, partindo da vivência obtida nas dinâmicas realizadas com as crianças em uma comunidade na cidade de Fortaleza, assistida pelo Programa de Extensão Universitária Bons Vizinhos. Trata -se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado de setembro a novembro de 2023. Foi proposto pela coordenadora do programa a divisão didática dos membros em subgrupos para que a comunidade em suas diversas faixas etárias fosse assistida. O grupo composto pelas extensionistas dos cursos da Fisioterapia e Psicologia ficou responsável por promover dinâmicas para o público infantil, as mesmas foram escolhidas com base no estímulo a criatividade (desenhos de própria autoria), controle motor (dinâmica com bambolê), percepção de espacialidade (circuito interativo) e senso de pertença (atividades desenvolvidas em grupo). Foram obtidos resultados qualitativos por meio das dinâmicas propostas, onde as crianças relataram terem se divertido, algumas pediram para repetir a brincadeira e foram bem atenciosas aos comandos verbais aplicados. Infere-se a partir desse estudo que o uso da psicomotricidade dentro das dinâmicas infantis é aceitável, visto que houve adesão, envolvimento e entrosamento entre as extensionistas e o público infantil.

Palavras-chaves: Psicomotricidade. Fisioterapia. Infantil. Desenvolvimento motor. Extensão.

 

Abstract: This study aims to present an experience report on the use of psychomotor skills as an interactive tool for children, based on experiences gained from activities conducted with children in a community in the city of Fortaleza, assisted by the Bons Vizinhos University Extension Program. This is a descriptive study, of the experience report type, carried out from September to November 2023. The program coordinator proposed the didactic division of members into subgroups so that the community, across its various age ranges, could be assisted. The group composed of extension students from the Physiotherapy and Psychology courses was responsible for promoting activities for the children. These activities were chosen based on stimulating creativity (own drawings), motor control (activities with hula hoops), spatial perception (interactive circuit), and a sense of belonging (activities developed in groups). Qualitative results were obtained through the proposed activities, where the children reported having fun, some asked to repeat the game, and were very attentive to the verbal commands applied. This study suggests that the use of psychomotor skills within children's activities is acceptable, given the positive response, engagement, and rapport between the extension workers and the children.

Keywords: Psychomotor skills. Physiotherapy. Childhood. Motor development. Extension.

 

Resúmen: Este estudio tiene como objetivo presentar un relato de experiencia sobre el uso de la psicomotricidad como herramienta interactiva para niños, basado en las experiencias adquiridas en actividades realizadas con niños en una comunidad de la ciudad de Fortaleza, asistida por el Programa de Extensión Universitaria Bons Vizinhos. Se trata de un estudio descriptivo, tipo relato de experiencia, realizado entre septiembre y noviembre de 2023. La coordinadora del programa propuso la división didáctica de los miembros en subgrupos para atender a la comunidad, en sus diversos rangos de edad. El grupo, compuesto por estudiantes de extensión de los cursos de Fisioterapia y Psicología, fue responsable de promover actividades para los niños. Estas actividades se seleccionaron con base en el estímulo de la creatividad (dibujos propios), el control motor (actividades con hula hula), la percepción espacial (circuito interactivo) y el sentido de pertenencia (actividades desarrolladas en grupo). Se obtuvieron resultados cualitativos a través de las actividades propuestas, donde los niños reportaron divertirse, algunos pidieron repetir el juego y estuvieron muy atentos a las órdenes verbales aplicadas. Este estudio sugiere que el uso de habilidades psicomotoras en las actividades infantiles es aceptable, dada la respuesta positiva, el compromiso y la relación entre los trabajadores de extensión y los niños.

Palabras clave: Psicomotricidad. Fisioterapia. Infancia. Desarrollo motor. Extensión.

Biografia do Autor

Antônia Priscila Gomes Fernandes, Centro Universitário Fanor Wyden

Graduada em Fisioterapia pelo Centro Universitário UniFanor - Wyden (2023). Instrutora de Pilates, pós-graduada em Traumato-ortopedia e pós-graduanda em Pilates para Reabilitação e Grupos Especiais.

Ozângela de Arruda Silva, Centro Universitário Fanor Wyden

Historiadora. Graduada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) onde foi bolsista de iniciação científica pela FUNCAP e CNPq. Mestra pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) onde foi bolsista FAPESP e realizou uma pesquisa transdisciplinar integrada ao projeto "Caminhos do Romance no Brasil", composto por pesquisadores de todas as regiões do país. É autora contemplada no Prêmio Literário de Autor(a) Cearense, na categoria Ensaio de Tema Histórico-cultural, da Secretaria de Cultura do Ceará (SECULT-CE), com sua dissertação de mestrado "Pelas rotas dos livros". Tem experiência em atividades de coordenação de bolsas de formação (iniciação científica, mestrado e doutorado) e elaboração/acompanhamento de editais de cooperação internacional e desenvolvimento da pós-graduação na Fundação Cearense de Apoio e Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). Foi coordenadora, durante vários anos, do Programa Interdisciplinar de Extensão Universitária Bons Vizinhos UniFanor, com atuação em ações de Responsabilidade social, Cidadania e promoção à saúde em comunidades de Fortaleza/Ce. Ainda na extensão universitária, foi coordenadora da Agência Experimental de Jornalismo e realizou atividades em parcerias com ONGs e periferias. Atualmente, é Pró-reitora de Pesquisa, Extensão e Internacionalização do Centro Universitário Fanor Wyden (UNIFANOR). Como docente, ministra disciplinas nas áreas de História e Temas Transversais da Educação. Tem experiência docente na modalidade presencial, desde 2009, e no ensino à distância, desde 2021. Nos últimos anos, tem se dedicado a pesquisas na área de Cultura, Sociedade e Diversidade, atuando principalmente nos seguintes temas: Cultura, Identidade e Espaços sociais; Cidadania, Direitos Humanos e Inclusão; Educação, Cidadania e Extensão Universitária; Responsabilidade Social, Sustentabilidade e Diversidade.

Referências

ALVES, F. Psicomotricidade: Corpo, Ação e Emoção. 1. ed. Rio de Janeiro: Wak, 2003.

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SOUZA, E, M; Que brincar? Folha de São Paulo Equilíbrio- Infância. 11 de outubro de 2007, p.7.

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Publicado

2025-11-24

Como Citar

Fernandes, A. P. G., & Silva, O. de A. (2025). O USO DA PSICOMOTRICIDADE COMO FERRAMENTA INTERATIVA PARA O PÚBLICO INFANTIL: UMA PRÁTICA DE EXTENSÃO NO PROGRAMA BONS VIZINHOS UNIFANOR . Duna: Revista Multidisciplinar De Inovação E Práticas De Ensino, 1(3). Recuperado de https://wyden.periodicoscientificos.com.br/index.php/jornadacientifica/article/view/1148