O USO DA PSICOMOTRICIDADE COMO FERRAMENTA INTERATIVA PARA O PÚBLICO INFANTIL
UMA PRÁTICA DE EXTENSÃO NO PROGRAMA BONS VIZINHOS UNIFANOR
Palabras clave:
Psicomotricidade, Fisioterapia, Infantil, Desenvolvimento motor, ExtensãoResumen
Resumo: Este estudo objetiva apresentar um relato de experiência do uso da psicomotricidade como ferramenta interativa para o público infantil, partindo da vivência obtida nas dinâmicas realizadas com as crianças em uma comunidade na cidade de Fortaleza, assistida pelo Programa de Extensão Universitária Bons Vizinhos. Trata -se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado de setembro a novembro de 2023. Foi proposto pela coordenadora do programa a divisão didática dos membros em subgrupos para que a comunidade em suas diversas faixas etárias fosse assistida. O grupo composto pelas extensionistas dos cursos da Fisioterapia e Psicologia ficou responsável por promover dinâmicas para o público infantil, as mesmas foram escolhidas com base no estímulo a criatividade (desenhos de própria autoria), controle motor (dinâmica com bambolê), percepção de espacialidade (circuito interativo) e senso de pertença (atividades desenvolvidas em grupo). Foram obtidos resultados qualitativos por meio das dinâmicas propostas, onde as crianças relataram terem se divertido, algumas pediram para repetir a brincadeira e foram bem atenciosas aos comandos verbais aplicados. Infere-se a partir desse estudo que o uso da psicomotricidade dentro das dinâmicas infantis é aceitável, visto que houve adesão, envolvimento e entrosamento entre as extensionistas e o público infantil.
Palavras-chaves: Psicomotricidade. Fisioterapia. Infantil. Desenvolvimento motor. Extensão.
Abstract: This study aims to present an experience report on the use of psychomotor skills as an interactive tool for children, based on experiences gained from activities conducted with children in a community in the city of Fortaleza, assisted by the Bons Vizinhos University Extension Program. This is a descriptive study, of the experience report type, carried out from September to November 2023. The program coordinator proposed the didactic division of members into subgroups so that the community, across its various age ranges, could be assisted. The group composed of extension students from the Physiotherapy and Psychology courses was responsible for promoting activities for the children. These activities were chosen based on stimulating creativity (own drawings), motor control (activities with hula hoops), spatial perception (interactive circuit), and a sense of belonging (activities developed in groups). Qualitative results were obtained through the proposed activities, where the children reported having fun, some asked to repeat the game, and were very attentive to the verbal commands applied. This study suggests that the use of psychomotor skills within children's activities is acceptable, given the positive response, engagement, and rapport between the extension workers and the children.
Keywords: Psychomotor skills. Physiotherapy. Childhood. Motor development. Extension.
Resúmen: Este estudio tiene como objetivo presentar un relato de experiencia sobre el uso de la psicomotricidad como herramienta interactiva para niños, basado en las experiencias adquiridas en actividades realizadas con niños en una comunidad de la ciudad de Fortaleza, asistida por el Programa de Extensión Universitaria Bons Vizinhos. Se trata de un estudio descriptivo, tipo relato de experiencia, realizado entre septiembre y noviembre de 2023. La coordinadora del programa propuso la división didáctica de los miembros en subgrupos para atender a la comunidad, en sus diversos rangos de edad. El grupo, compuesto por estudiantes de extensión de los cursos de Fisioterapia y Psicología, fue responsable de promover actividades para los niños. Estas actividades se seleccionaron con base en el estímulo de la creatividad (dibujos propios), el control motor (actividades con hula hula), la percepción espacial (circuito interactivo) y el sentido de pertenencia (actividades desarrolladas en grupo). Se obtuvieron resultados cualitativos a través de las actividades propuestas, donde los niños reportaron divertirse, algunos pidieron repetir el juego y estuvieron muy atentos a las órdenes verbales aplicadas. Este estudio sugiere que el uso de habilidades psicomotoras en las actividades infantiles es aceptable, dada la respuesta positiva, el compromiso y la relación entre los trabajadores de extensión y los niños.
Palabras clave: Psicomotricidad. Fisioterapia. Infancia. Desarrollo motor. Extensión.
Citas
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