AÇÃO DE ECODESIGN PARA A SUSTENTABILIDADE E O BEM-ESTAR EM UMA ESCOLA EM CAUCAIA/CE

Autores

  • Daniel Barsi Lopes Centro Universitário Fanor Wyden
  • Diógenes Silva Centro Universitário Fanor Wyden
  • Harley Braga Dias Simões Centro Universitário Fanor Wyden

Palavras-chave:

Ecodesign, Sustentabilidade, Bem-estar, Escola, Caucaia/CE

Resumo

O Design tem como um de seus objetivos a criação de soluções práticas para os aspectos que nos rodeiam, de criações que ajudem nos processos de sinalização dentro de uma cidade a aparatos que auxiliem na ergonomia do usuário. Quando o Design se encontra com a ecologia e a sustentabilidade, é natural que se espere contribuições que busquem preservar nosso ecossistema e equacionar um dos maiores dilemas da pós-modernidade, que é o embate entre desenvolvimento e utilização dos recursos naturais. Na disciplina de Ecodesign, Sustentabilidade e Inovação, do curso de Design Gráfico do Centro Universitário Unifanor Wyden, havia a demanda de desenvolver um projeto de extensão, como parte do processo de extensão curricularizada, normatizada pelo Ministério da Educação para entrar em vigor no ensino superior a partir de 2023. Ou seja, os alunos deveriam pensar, debater e articular, em conjunto, uma ação que extrapolasse os “muros” da instituição, materializando exatamente o que se espera da extensão universitária, que é fazer a ponte entre a universidade e a comunidade. Sendo assim, os alunos, com a supervisão do professor, tiveram a ideia de executar a ação em uma escola, buscando conscientizar o público infantil acerca da importância de se refletir sobre a questão da preservação ambiental. Se queremos uma sociedade com profissionais que pensem em soluções sustentáveis para seus modelos de negócios, é preciso sensibilizar, desde já, aqueles que estarão no comando das empresas em um futuro próximo: as crianças. Por isso a ideia de desenvolver o projeto de extensão em uma escola apresentou-se como interessante e viável.

Biografia do Autor

Daniel Barsi Lopes , Centro Universitário Fanor Wyden

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professor da FAS - Faculdade Ari de Sá, onde leciona nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Direito, Engenharia Civil e Psicologia, bem como coordena o Jornal da FAS. Professor visitante da Escola de Saúde Pública do Ceará. Coordenador do Grupo de Pesquisa Psicologia & Publicidade: interfaces possíveis na sociedade do consumo. Tem experiência em Metodologia da Pesquisa (em diversas áreas do conhecimento) e no campo da Comunicação, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Linguagem, Cultura, Jornalismo, Violência, Cidadania, Juventude, Recepção, Movimentos de Rede, Espetáculo e Midiatização. Leciona, especialmente, disciplinas nas seguintes áreas: Metodologia da Pesquisa, Teorias da Comunicação, Cultura das Mídias, Comunicação e Linguagem, Comunicação Empresarial, Campanha Institucional, Seminário de Pesquisa, Comunicação Comparada, Mídias Digitais.

Diógenes Silva, Centro Universitário Fanor Wyden

Discente do curso de Design gráfico do Centro Universitário Fanor Wyden.

Harley Braga Dias Simões, Centro Universitário Fanor Wyden

Discente do curso de Design gráfico do Centro Universitário Fanor Wyden.

Downloads

Publicado

2025-05-16