PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCAÇÃO INCLUSIVA

UM OLHAR PARA A DIVERSIDADE E INCLUSÃO NO AMBIENTE EDUCACIONAL

Autores

  • Francisco Luan Farias da Silva Centro Universitário Fanor Wyden
  • Cícera Mônica da Silva Sousa Martins Centro Universitário Fanor Wyden

Palavras-chave:

Psicologia escolar, Educação inclusiva, Diversidade, Inclusão, Ambiente educacional

Resumo

Este artigo destaca a relevância da psicologia escolar na promoção da educação inclusiva e no crescimento completo dos indivíduos envolvidos no processo educacional. A educação inclusiva, em consonância com esses valores, reconhece e acolhe as diferenças individuais, estabelecendo um ambiente de aprendizagem inclusivo e respeitoso. Neste contexto, a psicologia escolar exerce um papel crucial no apoio à implementação de práticas inclusivas. O presente estudo tem como objetivo analisar como as práticas inclusivas desenvolvidas em uma escola de ensino regular da cidade de Fortaleza fortalecem o desenvolvimento de crianças atípicas. Como método dessa pesquisa, de abordagem qualitativa, foi feito um estudo de caso de uma instituição de ensino privada em Fortaleza, CE, que adota um projeto de educação inclusiva fundamentado na abordagem sociointeracionista de Vygotsky. No processo de coleta de dados da pesquisa, foram utilizados dados provenientes das atividades observadas e realizadas durante um período de estágio na instituição. Foram analisadas as entrevistas de matrícula e atividades de avaliação, com o objetivo de compreender as necessidades e características dos alunos para promover sua inclusão no ambiente escolar convencional. O texto ressalta a importância de considerar o potencial das crianças com desenvolvimento atípico e valorizar a diversidade como facilitadora do aprendizado. A metodologia empregada pela escola busca fomentar o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças, dando ênfase à interação social e cultural como fatores essenciais. Conclui-se que a educação inclusiva, baseada em princípios democráticos e na valorização da diversidade, é crucial para a formação de cidadãos críticos, conscientes e capazes de contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária.

Biografia do Autor

Francisco Luan Farias da Silva, Centro Universitário Fanor Wyden

 Discente do curso de Design gráfico do Centro Universitário Fanor Wyden.

Cícera Mônica da Silva Sousa Martins , Centro Universitário Fanor Wyden

Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Possui graduação em Psicologia pela Faculdade Leão Sampaio (2014), especialização em Políticas Públicas em Saúde Coletiva pela Universidade Regional do Cariri (2016), especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho pela Anhanguera Educacional (2023) e Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (2020). Docente do Curso de Psicologia na Anhanguera Educacional e no Centro Universitário Unifanor de Fortaleza. Está vinculada a dois núcleos de pesquisa: o Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Gestão Social (LIEGS-UFCA) e o Laboratório de Psicologia Ambiental (LOCUS-UFC). Membro da Red Latinoamericana de Psicología Rural. Sua área de atuação é relacionada à Psicologia Social Comunitária, Psicologia Ambiental, Gestão Social, Políticas Públicas e Estudos em contextos rurais.

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Publicado

2025-05-16