PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCAÇÃO INCLUSIVA
UM OLHAR PARA A DIVERSIDADE E INCLUSÃO NO AMBIENTE EDUCACIONAL
Keywords:
Psicologia escolar, Educação inclusiva, Diversidade, Inclusão, Ambiente educacionalAbstract
Este artigo destaca a relevância da psicologia escolar na promoção da educação inclusiva e no crescimento completo dos indivíduos envolvidos no processo educacional. A educação inclusiva, em consonância com esses valores, reconhece e acolhe as diferenças individuais, estabelecendo um ambiente de aprendizagem inclusivo e respeitoso. Neste contexto, a psicologia escolar exerce um papel crucial no apoio à implementação de práticas inclusivas. O presente estudo tem como objetivo analisar como as práticas inclusivas desenvolvidas em uma escola de ensino regular da cidade de Fortaleza fortalecem o desenvolvimento de crianças atípicas. Como método dessa pesquisa, de abordagem qualitativa, foi feito um estudo de caso de uma instituição de ensino privada em Fortaleza, CE, que adota um projeto de educação inclusiva fundamentado na abordagem sociointeracionista de Vygotsky. No processo de coleta de dados da pesquisa, foram utilizados dados provenientes das atividades observadas e realizadas durante um período de estágio na instituição. Foram analisadas as entrevistas de matrícula e atividades de avaliação, com o objetivo de compreender as necessidades e características dos alunos para promover sua inclusão no ambiente escolar convencional. O texto ressalta a importância de considerar o potencial das crianças com desenvolvimento atípico e valorizar a diversidade como facilitadora do aprendizado. A metodologia empregada pela escola busca fomentar o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças, dando ênfase à interação social e cultural como fatores essenciais. Conclui-se que a educação inclusiva, baseada em princípios democráticos e na valorização da diversidade, é crucial para a formação de cidadãos críticos, conscientes e capazes de contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária.