AFETIVIDADE E SISTEMA PENITENCIÁRIO

IMPACTOS PSICOSSOCIAIS DOS PROGRAMAS DE RESSOCIALIZAÇÃO

Authors

Keywords:

Ressocialização, Mapas afetivos, IGMA, Penas alternativas, Sistema penitenciário, Afetividade

Abstract

Resumo: A afetividade e os laços emocionais têm ganhado relevância nos estudos sobre o sistema penitenciário, principalmente no que diz respeito aos impactos psicossociais dos programas de ressocialização. O estudo da afetividade no sistema penitenciário justifica-se pela possibilidade de desenvolvimento de uma racionalidade ético-afetiva capaz de gerar ambientes psicossociais mais saudáveis. O objetivo deste estudo é o levantamento bibliográfico sobre a importância dos afetos, com foco em pessoas em conflito com a lei, para fundamentar futura pesquisa de campo aplicada em participantes de alternativas penais inseridos em programas de ressocialização, de modo a possibilitar a promoção do bem-estar emocional, psicológico e social desses sujeitos, como parte fundamental do processo de ressocialização. O Instrumento Gerador de Mapas Afetivos (IGMA) mostra-se como um instrumento metodológico importante de apreensão dos afetos para entender como são as vivências, percepções e relações desses indivíduos no que tange a esses programas para propostas mais inclusivas e afetivas.

Palavras-chaves: Afetividade. Sistema penitenciário. Penas alternativas. IGMA. Mapas afetivos. Ressocialização.

 

Abstract: Affectivity and emotional bonds have gained relevance in studies on the prison system, especially regarding the psychosocial impacts of resocialization programs. The study of affectivity in the prison system is justified by the possibility of developing an ethical-affective rationality capable of generating healthier psychosocial environments. The objective of this study is a bibliographic survey on the importance of affect, focusing on people in conflict with the law, to support future applied field research with participants in alternative sentencing programs, in order to promote the emotional, psychological, and social well-being of these individuals as a fundamental part of the resocialization process. The Affective Mapping Generator Instrument (IGMA) proves to be an important methodological tool for understanding affect and how these individuals experience, perceive, and relate to these programs, aiming for more inclusive and affective approaches.

Keywords: Affectivity. Prison system. Alternative punishments. IGMA. Affective maps. Resocialization.

 

Resúmen: La afectividad y los vínculos emocionales han cobrado relevancia en los estudios sobre el sistema penitenciario, especialmente en lo que respecta a los impactos psicosociales de los programas de resocialización. El estudio de la afectividad en el sistema penitenciario se justifica por la posibilidad de desarrollar una racionalidad ético-afectiva capaz de generar entornos psicosociales más saludables. El objetivo de este estudio es una revisión bibliográfica sobre la importancia del afecto, centrándose en personas en conflicto con la ley, para sustentar futuras investigaciones de campo aplicadas con participantes en programas de penas alternativas, con el fin de promover el bienestar emocional, psicológico y social de estas personas como parte fundamental del proceso de resocialización. El Instrumento Generador de Mapeo Afectivo (IGMA) resulta ser una herramienta metodológica importante para comprender el afecto y cómo estas personas experimentan, perciben y se relacionan con estos programas, buscando enfoques más inclusivos y afectivos.

Palabras clave: Afectividad. Sistema penitenciario. Penas alternativas. IGMA. Mapas afectivos.

Author Biographies

Ana Priscila Barroso Araújo, Centro Universitário Fanor Wyden

Possui graduação e mestrado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza, bem como especialização em Terapia Analitico-Comportamental pelo Núcleo Tríplice. É professora de Curso de Psicologia do Centro Universitário UniFanor. Atua como psicóloga clínica em consultório particular com crianças, adolescentes e adultos e como supervisora em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e Terapia Analítico-Comportamental (TAC).

João Brenno Frazao Lima, Centro Universitário Fanor Wyden

Discente do curso de Psicologia do Centro Universitário Fanor Wyden – UniFanor Wyden, em Fortaleza/CE.

Ana Gleice Brígido Saraiva, Centro Universitário Fanor Wyden

Discente do curso de Psicologia do Centro Universitário Fanor Wyden – UniFanor Wyden, em Fortaleza/CE.

Érica de Oliveira Lima Façanha, Centro Universitário Fanor Wyden

Discente do curso de Psicologia do Centro Universitário Fanor Wyden – UniFanor Wyden, em Fortaleza/CE.

Felipe Xavier de Pontes Vidal, Centro Universitário Fanor Wyden

Discente do curso de Psicologia do Centro Universitário Fanor Wyden – UniFanor Wyden, em Fortaleza/CE.

References

AZEVEDO, R. G. DE .; CIFALI, A. C. Política criminal e encarceramento no Brasil nos governos Lula e Dilma: Elementos para um balanço de uma experiência de governo pós-neoliberal. Civitas - Revista de Ciências Sociais, v. 15, n. 1, p. 105–127, jan. 2015.

BOMFIM, Z. A. C. Afetividade e ambiente urbano: uma proposta metodológica pelos mapas afetivos. In: PINHEIRO, J; GUNTHER, H. (org.). Métodos de pesquisa nos estudos pessoa-ambiente. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2008.

BOMFIM, Z. A. C. Cidade e afetividade: Estima e Construção de Mapas Afetivos de Barcelona e São Paulo. Fortaleza: Edições UFC, 2010.

BRANDÃO, C. R.; BORGES, M. C. A pesquisa participante: um momento da educação popular. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 6, n. 1, (p. 51-62), set. 2007. Disponível em: https://bit.ly/2Bxs4ED. Acessado em 11/10/2024.

COSTA, Jobert Teixeira; SILVA, Felipe Santos Da; SILVEIRA, Cláudia Alexandra Bolela. As práticas grupais e a atuação do psicólogo: intervenções em grupo no Estágio de Processos Grupais. Vínculo, São Paulo, v. 15, n. 2, p. 57-81, 2018. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-2490201800020 0005&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 14/11/2024.

GARDINI, Ivonete. Mulheres reeducandas no sistema penitenciário: um estudo sobre afetividade e sentidos. 2013. 152 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: https://www5.pucsp.br/nexin/dissertacoes/donwloads/ivonete-gardini.pdf. Acesso em: 5 nov. 2024.

GIL A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5a ed. São Paulo: Atlas; 1999.

GURGEL, Pedro Manuel da Cunha. O trabalho dos psicólogos na política de alternativas penais no Brasil. 2021. 110 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde) – Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Fernando Pessoa, Porto, 2021. Disponível em: https://bdigital.ufp.pt/handle/10284/9603. Acesso em: 13 nov. 2024.

MINAYO, M. C. DE S.; SANCHES, O. Quantitativo-qualitativo: oposição ou complementaridade?. Cadernos de Saúde Pública, v. 9, n. 3, p. 237–248, jul. 1993.

ROTHER, E. T. Revisão sistemática X revisão narrativa. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 20, n. 2, p. v-vi, 2007. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ape/a/gFpB9XtwH5Zzgn49MYShmpk/?lang=pt> Acesso em: 14/11/2024.

SANTOS, Flavia Ferreira; ANDRADE, Cristiane Batista. Políticas de saúde para mulheres privadas de liberdade no Brasil: Uma revisão de literatura. In: BOITEUX, Luciana; MAGNO, Patricia Carlos; BENEVIDES, Laize. Gênero, Feminismos e Sistema de Justiça: Discussões Interseccionais de Gênero, Raça e Classe. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 2018. p. 753-771. Disponível em: https://ladih.files.wordpress.com/2018/09/gc3aanero-feminismos-e-sistema-de-justic3a7a.pdf. Acesso em: 10 nov. 2024.

SAWAIA, Bader Burihan. A crítica ético-epistemológica da psicologia social pela questão do sujeito. Psicologia e Sociedade, v. 10, n. 2, (p. 117-136), 1998.

SAWAIA, Bader Burihan. Introdução: Exclusão ou inclusão social perversa? In: As artimanhas da exclusão: análise psicossocial e ética da desigualdade social. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001a. cap. introd., p. 7-13.

SAWAIA, Bader Burihan. O sofrimento ético-político como categoria de análise da dialética exclusão/inclusão. In: As artimanhas da exclusão: análise psicossocial e ética da desigualdade social. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001b. cap. 5, p. 97-118.

SILVA, Ingrid Ellen da. Justiça Restaurativa: a integração da educação socioemocional como medida socioeducativa. Jus.com.br, 2023. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/110990/justica-restaurativa-a-integracao-da-educacao-socioemocional-como-medida-socioeducativa. Acesso em: 9 nov. 2024.

SOARES FILHO, M. M.; BUENO, P. M. M. G.. Direito à saúde mental no sistema prisional: reflexões sobre o processo de desinstitucionalização dos HCTP. Ciência & Saúde Coletiva, v. 21, n. 7, p. 2101–2110, jul. 2016. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/csc/a/msHZYSxm584cphLRSPffmSg/#>. Acesso em 13/11/2024.

WOOD J. K. et. al, Abordagem Centrada na Pessoa. 4a ed. Vitória: Edufes, 2008.

Published

2025-11-24

How to Cite

Araújo, A. P. B., Lima, J. B. F., Saraiva, A. G. B., Façanha, Érica de O. L., & Vidal, F. X. de P. (2025). AFETIVIDADE E SISTEMA PENITENCIÁRIO: IMPACTOS PSICOSSOCIAIS DOS PROGRAMAS DE RESSOCIALIZAÇÃO. Duna: Revista Multidisciplinar De Inovação E Práticas De Ensino, 1(3). Retrieved from https://wyden.periodicoscientificos.com.br/index.php/jornadacientifica/article/view/1146