PROJETO DE EXTENSÃO “A FAMÍLIA QUE ESCOLHI”
PROJETO INTEGRADOR DOS CURSOS DE DIREITO E DE PSICOLOGIA NA SIMULAÇÃO DE DIVÓRCIO E GUARDA DA OBRA “ANNA KARENINA”
Keywords:
A família que escolhi, Extensão, Projeto Integrador, Direito, PsicologiaAbstract
O Projeto de extensão “A Família que Escolhi” surgiu em uma discussão entre os professores Vicente de Paulo Augusto de Oliveira Júnior, Nardejane Martins Cardoso e Vitor Vasconcelos de Araújo sobre a necessidade de se ter um projeto interdisciplinar, que aprimorasse as habilidades dos discentes dos cursos de Direito e de Psicologia em temáticas inerentes ao Direito de Família, mas com análise interdisciplinar entre as áreas. O Centro Universitário Fanor Wyden, em Fortaleza/CE, já contava com um Projeto de extensão nesse modelo, conduzido pelo Prof. Roberto Ney Fonseca de Almeida, o “Júri interdisciplinar literário UniFanor Wyden”, em que, todos os semestres, associava a prática simulada do júri a uma obra que envolvesse crimes relevantes. O Prof. Roberto Ney já executava o projeto há alguns anos na instituição, e o convite para que participasse do Projeto de extensão “A Família que Escolhi” foi essencial para a estruturação prática do projeto e integração das turmas, nos termos da Resolução CNE/CES de nº. 7/2018, que regulamentava a curricularização da extensão. Assim, com a participação do Prof. Roberto Ney, foi formada a primeira turma extensionista da disciplina de “Direito das Famílias e Sucessões”, conduzida pelo Prof. Vicente Augusto, e que teria a participação dos demais professores e suas turmas. O conteúdo da disciplina de Direito das Famílias e Sucessões envolve tanto Direito de Família e seus institutos, como, também, Direito das Sucessões. O planejamento do projeto envolveu uma divisão nos conteúdos, e, principalmente, a pedido da Coordenação do Curso de Direito, a inversão na ordem dos conteúdos ministrados. Direito Civil sucessório foi ministrado inicialmente, enquanto os discentes trabalhavam a extensão, e os conteúdos de Direito de Família foram ministrados posteriormente. Em planejamento conjunto com a Profª. Nardejane Martins, foi acertado que a obra a ser utilizada seria Anna Karenina, de Tolstói, com dois conteúdos de Direito de Família como elementos centrais: o divórcio e a guarda do filho de Anna na obra com o Conde Karenin. A situação retrata problemática jurídica muito comum no Brasil, com disputas envolvendo guarda de filhos menores e divórcio.