PROJETO DE EXTENSÃO “A FAMÍLIA QUE ESCOLHI”

PROJETO INTEGRADOR DOS CURSOS DE DIREITO E DE PSICOLOGIA NA SIMULAÇÃO DE DIVÓRCIO E GUARDA DA OBRA “ANNA KARENINA”

Autores/as

  • Vicente De Paulo Augusto Oliveira Junior Centro Universitário Fanor Wyden
  • Nardejane Martins Cardoso Centro Universitário Fanor Wyden
  • Roberto Ney Fonseca de Almeida Centro Universitário Fanor Wyden
  • Vitor Vasconcelos de Araújo Centro Universitário Fanor Wyden

Palabras clave:

A família que escolhi, Extensão, Projeto Integrador, Direito, Psicologia

Resumen

O Projeto de extensão “A Família que Escolhi” surgiu em uma discussão entre os professores Vicente de Paulo Augusto de Oliveira Júnior, Nardejane Martins Cardoso e Vitor Vasconcelos de Araújo sobre a necessidade de se ter um projeto interdisciplinar, que aprimorasse as habilidades dos discentes dos cursos de Direito e de Psicologia em temáticas inerentes ao Direito de Família, mas com análise interdisciplinar entre as áreas. O Centro Universitário Fanor Wyden, em Fortaleza/CE, já contava com um Projeto de extensão nesse modelo, conduzido pelo Prof. Roberto Ney Fonseca de Almeida, o “Júri interdisciplinar literário UniFanor Wyden”, em que, todos os semestres, associava a prática simulada do júri a uma obra que envolvesse crimes relevantes. O Prof. Roberto Ney já executava o projeto há alguns anos na instituição, e o convite para que participasse do Projeto de extensão “A Família que Escolhi” foi essencial para a estruturação prática do projeto e integração das turmas, nos termos da Resolução CNE/CES de nº. 7/2018, que regulamentava a curricularização da extensão. Assim, com a participação do Prof. Roberto Ney, foi formada a primeira turma extensionista da disciplina de “Direito das Famílias e Sucessões”, conduzida pelo Prof. Vicente Augusto, e que teria a participação dos demais professores e suas turmas. O conteúdo da disciplina de Direito das Famílias e Sucessões envolve tanto Direito de Família e seus institutos, como, também, Direito das Sucessões. O planejamento do projeto envolveu uma divisão nos conteúdos, e, principalmente, a pedido da Coordenação do Curso de Direito, a inversão na ordem dos conteúdos ministrados. Direito Civil sucessório foi ministrado inicialmente, enquanto os discentes trabalhavam a extensão, e os conteúdos de Direito de Família foram ministrados posteriormente. Em planejamento conjunto com a Profª. Nardejane Martins, foi acertado que a obra a ser utilizada seria Anna Karenina, de Tolstói, com dois conteúdos de Direito de Família como elementos centrais: o divórcio e a guarda do filho de Anna na obra com o Conde Karenin. A situação retrata problemática jurídica muito comum no Brasil, com disputas envolvendo guarda de filhos menores e divórcio.

Biografía del autor/a

Vicente De Paulo Augusto Oliveira Junior, Centro Universitário Fanor Wyden

Pós-Doutor em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR/CE). Doutor em Direito Constitucional Público e Teoria Política, pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR/CE). Mestre, com bolsa PROSUP/CAPES, em Direito Constitucional das Relações Privadas, pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR/CE). Professor do curso de graduação em Direito do Centro Universitário Fanor Wyden (UniFanor Wyden), em Fortaleza. Coordenador dos cursos superiores de tecnologia em Gestão Pública, em Serviços Juridicos e Notariais e em Investigação Forense e Perícia Criminal do Ensino Digital Wyden. Professor do curso de Direito do Centro Universitário Christus, campus Parquelândia. Professor NDE do Gran Centro Universitário, na área de Direito Público, Político e Internacional.

Nardejane Martins Cardoso, Centro Universitário Fanor Wyden

Mestre em Direito Constitucional pelo Programa de Pós-Graduação em Direito Stricto Sensu da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Especialista em Direito e Processo Constitucionais pelo Programa de Pós-Graduação em Direito Lato Sensu da UNIFOR. Graduada em Direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Docente do Cursos de Direito do Centro Universitário Fanor. Advogada.

Roberto Ney Fonseca de Almeida, Centro Universitário Fanor Wyden

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Ceará (1999), mestrado em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza (2008) e doutorado em ciências jurídicas e sociais pela Universidad del Museo Social Argentino (2017). Atualmente é professor do UniFanor Wyden e estatutário - Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará.

Vitor Vasconcelos de Araújo, Centro Universitário Fanor Wyden

Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Bacharel em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Psicólogo registrado no número 11937 pelo CRP-11.Professor do curso de graduação em Psicologia no Centro Universitário Fanor Wyden (UniFanor Wyden), em Fortaleza/CE. Professor tutor no Centro Universitário Favip Wyden (UniFavip Wyden), no Centro Universitário Fanor Wyden (UniFanor Wyden), Centro Universitário FBV Wyden (UniFBV Wyden) e no Centro Universitário Toledo Wyden (UniToledo Wyden). Professor do curso de graduação em Psicologia do Centro Universitário Maurício de Nassau. Tem experiência na área da Psicologia e Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicanálise, dialética, fenomenologia.

Publicado

2025-05-16