Submissão dos Trabalhos e Fluxo de Editoração

Submissão de Trabalhos e Processo Editorial

A Duna: Revista Multidisciplinar de Inovação e Práticas de Ensino recebe trabalhos de forma gratuita, e as submissões podem ocorrer a qualquer momento, em fluxo contínuo, por intermédio do Sistema de Editoração Eletrônica (SEER/OJS PKP), personalizado do periódico.

Os manuscritos devem ser submetidos na página da Duna: Revista Multidisciplinar de Inovação e Práticas de Ensino, ou, ainda, no diretório de Periódicos Científicos da Wyden. Em caso de dificuldades técnicas ou dúvidas, o contato deve ser feito por e-mail ao editor-chefe da Revista, o Prof. Dr. Vicente Augusto: vicente.augusto@wyden.edu.br.

Durante o processo de submissão, é obrigatório que os autores declarem qualquer conflito de interesse relacionado à pesquisa apresentada e, se a pesquisa exija aprovação de Comitê de Ética, o número do protocolo e o parecer devem ser anexados como documentos suplementares.

Recomenda-se que os manuscritos sejam previamente revisados por profissional qualificado, com a devida verificação das normas ortográficas vigentes e adequadas a esse tipo de trabalho científico.

Para os trabalhos em língua estrangeira, a fim de assegurar clareza e correção linguística, recomenda-se a utilização de tradutores especializados, evitando-se, assim, erros de interpretação ou ortografia provenientes de traduções inadequadas.

Etapas do Processo Editorial

A) Cadastro no periódico

O(s) autor(es) deve(m) cadastrar-se no periódico, no item "Cadastro", presente no menu de navegação superior da página da Duna: Revista Multidisciplinar de Inovação e Práticas de Ensino, preenchendo os dados referentes à sua titulação, bem como os demais dados pessoais de identificação do(s) pesquisador(es).

B) Submissão do manuscrito
O(s) autor(es) devem submeter seus manuscritos pela plataforma SEER/OJS PKP, atendendo às diretrizes da revista, prevista na página de Diretrizes para os Autores, anexando os documentos obrigatórios.

C) Análise inicial
Os editores realizarão uma verificação preliminar, para analisar a conformidade com o foco e escopo da revista, as normas de submissão e os padrões mínimos de qualidade científica e técnica.

D) Revisões editoriais
A partir da análise inicial realizada pelos editores, o manuscrito poderá ser devolvido aos autores para ajustes formais, estruturais ou de adequação às diretrizes da revista, tanto antes, quanto após a avaliação pelos pareceristas. Essa etapa visa assegurar a qualidade técnica e editorial do trabalho, mesmo nos casos em que os pareceres sejam favoráveis.

E) Avaliação por Pares (Peer Review)
Os manuscritos que forem aprovados na análise inicial serão encaminhados a pareceristas externos, para a realização de um processo de avaliação duplo-cega (double blind view). Esses especialistas examinam a originalidade, relevância, rigor metodológico e contribuição científica do artigo, e são pessoas devidamente cadastradas e selecionadas no periódico como avaliadores e pareceristas, com aderência técnica para a área.

F) Decisão Editorial
A partir dos pareceres, os editores de seção verificarão a recomendação dos pareceristas e avaliadores, e podem decidir entre:

i. Aceitar

ii. Correções obrigatórias

iii. Submeter a outro períodico

iv. Rejeitar

Essa decisão será comunicada formalmente aos autores no e-mail cadastrado na página da revista.

Obs.: A aprovação do manuscrito pelos pareceristas e avaliadores não implica, por si só, garantia de publicação, bem como não indicará que o trabalho sairá na edição seguinte à aprovação. As edições seguem um parâmetro de publicação, com cronograma específico e organização em dossiês temáticos.

Portanto, a decisão final cabe exclusivamente aos editores, que poderão, com base em critérios editoriais, estratégicos ou éticos, indeferir a publicação mesmo após pareceres favoráveis.

G) Revisão pelos Autores
Os autores podem ser suscitados a realizarem modificações solicitadas pelos pareceristas e avaliadores, e submetem novamente o manuscrito. Essa etapa pode ser repetida conforme a necessidade até o aceite final.

H) Edição e Preparação para Publicação
Após o aceite, o artigo passa por revisão de texto, normalização e diagramação. Também é realizada nova verificação de conformidade com as diretrizes editoriais e éticas da revista.

I) Publicação e Pós-publicação
O trabalho é publicado em acesso aberto no site da revista. A equipe editorial poderá promovê-lo por diferentes meios, bem como responder a comentários e pedidos de correção, caso necessário.