Sobre a Revista
Sobre a Duna: Revista Multidisciplinar de Inovação e Práticas de Ensino
ISSN: 3086-0911
A Duna: Revista Multidisciplinar de Inovação e Práticas de Ensino é uma revista científica de acesso aberto, com publicação trimestral e gratuita, dedicada à promoção do conhecimento jurídico voltado à inovação, ao Ensino e suas práticas, de forma multidisciplinar. Seu objetivo é fomentar o debate acadêmico e multidisciplinar em áreas como Ensino, Ciências Jurídicas, Ciências Humanas, Tecnologia da Informação, Engenharia, Comunicação, Ciências da Saúde, Gestão e Negócios, entre outros campos correlatos.
Foco e Escopo
A Duna: Revista Multidisciplinar de Inovação e Práticas de Ensino acolhe, principalmente, duas modalidades de trabalhos: relatos de experiências de práticas inovadoras e exitosas de ensino e artigos científicos, mas, também, permite o envio de ensaios, resenhas, traduções e resultados de pesquisa que se relacionem com os seguintes temas:
- Inovação e novas tecnologias: Regulação de novas tecnologias, proteção de dados, propriedade intelectual, Direito Digital e o impacto da inteligência artificial nas estruturas jurídicas, de negócios, de comunicação, de saúde e de engenharias.
- Ensino, Aprendizagem e Formação: Práticas pedagógicas inovadoras, metodologias ativas, educação a distância (EAD), avaliação de ensino e o desenvolvimento profissional docente em qualquer área.
- Ciências Jurídicas e Multidisciplinaridade: A intersecção do Direito com campos como a Sociologia, a Antropologia, a Psicologia e a Filosofia na análise de questões contemporâneas.
- Gestão, Tecnologia e Ensino Superior: Modelos de gestão educacional, o papel da Tecnologia da Informação na educação e a integração de dados e Engenharia de software no ambiente acadêmico.
- Comunicação, Mídia e Práticas Educacionais: O uso da comunicação e dos meios digitais como ferramenta de ensino e difusão do conhecimento em saúde, negócios, humanidades, entre outros.
Todos os conteúdos publicados são de acesso livre e gratuito, respeitando os princípios da democratização do conhecimento. A revista não cobra taxas de submissão, avaliação, processamento ou publicação dos manuscritos.
Direitos Autorais
A Duna: Revista Multidisciplinar de Inovação e Práticas de Ensino utiliza a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Os autores mantêm todos os direitos sobre suas obras. É permitida a reprodução, redistribuição e adaptação, inclusive para fins comerciais, desde que seja fornecido o devido crédito ao(s) autor(es) e à publicação original na Duna.
Periodicidade
A Duna: Revista Multidisciplinar de Inovação e Práticas de Ensino possui periodicidade trimestral, com publicações organizadas a partir de dossiês temáticos, definidos pelo Comitê Editorial, e em fluxo contínuo. A estrutura editorial da revista contempla as seguintes seções: Artigos científicos e Relatos de experiências de práticas inovadoras, mas também pode apresentar Ensaios, Entrevistas, Biografias, Resenhas e Conferências.
Indexação e Arquivamento
A revista está em processo de indexação em diversas bases de dados científicas e pretende utilizar os sistemas de arquivamento digital LOCKSS e CLOCKSS, para garantir a preservação permanente de seu conteúdo.
Histórico
Fundada com a missão de promover o debate científico entre a inovação e as práticas de ensino de forma multidisciplinar, A Duna: Revista Multidisciplinar de Inovação e Práticas de Ensino reúne pesquisadores e pesquisadoras de diversas instituições brasileiras e estrangeiras, consolidando-se como um importante espaço de circulação acadêmica e de incentivo à produção científica comprometida com os desafios contemporâneos.
Declaração de Privacidade
Os dados pessoais fornecidos à revista serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por ela, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Patrocínio e Apoio
A Duna: Revista Multidisciplinar de Inovação e Práticas de Ensino é uma revista independente e sem fins lucrativos, mantida pelo esforço colaborativo de sua equipe editorial e pela contribuição voluntária da comunidade acadêmica, elaborada com o apoio do Centro Universitário Fanor Wyden - UniFanor Wyden, em Fortaleza/CE.
Não recebe patrocínio institucional, financeiro ou comercial, reafirmando seu compromisso com a autonomia científica e a democratização do conhecimento.