UM ESTUDO SOBRE O PAPEL DO BIOMÉDICO NA ÁREA DE ANÁLISES AMBIENTAIS

Autores

  • Yago Santos Amaral
  • Natássia Albuquerque Ribeiro

Palavras-chave:

Biomédico, Análises Ambientais, Meio Ambiente, Saúde Pública, Biossegurança

Resumo

O Conselho Federal de Biomedicina (CFBM) aprovou ao todo 35 habilitações, dentre elas destaca-se o setor crescente da área biomédica ligada às análises ambientais, onde o profissional realiza análises físico-químicas, microbiológicas e parasitológicas do ar, da água, esgoto e solo para o saneamento do meio ambiente e o bem-estar da população. O objetivo deste estudo é trazer dados científicos através de uma revisão literária a respeito da importância do biomédico no campo de atuação de análises ambientais, demonstrando como o profissional pode eliminar riscos ambientais, preservar o meio ambiente e promover o bem-estar dos indivíduos. Pesquisa bibliográfica por meio de revisão sistemática da literatura que utilizou bases de dados como SciELO, Google Scholar, PubMed e LILACS. Na seleção dos artigos foram utilizados parâmetros que contemplam estudos relacionados à profissão de biomedicina, a área de análises ambientais e a problemas ambientais. O biomédico como um agente da saúde deve desenvolver atribuições de maneira, conjuntas em prol da sustentabilidade e promover ações preventivas para a proteção e melhoramento do meio ambiente, estabelecendo um agressor ambiental e desenvolvendo métodos e tecnologias capazes de promover uma melhora na qualidade de vida e da saúde. Sendo assim, cabe ao biomédico com especialização em análises ambientais compreender o surgimento de uma determinada patologia e as causas de determinados problemas ambientais para identificar a melhor maneira de eliminar esse risco e proporcionar o bem-estar dos indivíduos e do meio ambiente.

Biografia do Autor

Yago Santos Amaral

Graduado em biomedicina no Centro Universitário UniFanor. Extensão acadêmica na Liga de Hematologia, Banco de Sangue e Hemoderivados (LAHBH).

Natássia Albuquerque Ribeiro

Pós-doutorado na área de Bioquímica farmacológica pela Universidade Federal do Ceará-UFC. Doutora em Bioquímica pela UFC. Mestre em Bioquímica pela UFC. Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas pela UFC. Atua principalmente nos seguintes temas: algas marinhas, purificação e caracterização parcial de polissacarídeos sulfatados, atividades anticoagulante, antitrombótica, antinociceptiva, pró-inflamatória, anti-inflamatória e cicatrizante.Atualmente faz parte do corpo docente do Centro Universitário Farias Brito e do Centro Universitário Unifanor, ministrando disciplinas nos cursos da área da Saúde. Na Unifanor é Coordenadora da Liga de Biomedicina (Labiomed) e da Comissão Própria de Avaliação - CPA da Instituição e no FBUni é coordenadora do grupo de Pesquisa e Extensão em Doenças Crônicas e Metabólicas - GDCROM.

Downloads

Publicado

2025-09-24

Como Citar

Santos Amaral, Y., & Albuquerque Ribeiro, N. (2025). UM ESTUDO SOBRE O PAPEL DO BIOMÉDICO NA ÁREA DE ANÁLISES AMBIENTAIS. Duna: Revista Multidisciplinar De Inovação E Práticas De Ensino, 1(2). Recuperado de https://wyden.periodicoscientificos.com.br/index.php/jornadacientifica/article/view/1074