Inclusão
A Duna - Revista Multidisciplinar de Inovação e Práticas de Ensino defende a inclusão como parte essencial de sua missão editorial, aprimorando seus elementos em qualquer etapa do fluxo de editoração e publicação.
A Revista tem por objetivo, assim, criar um espaço acessível a diferentes vozes acadêmicas, promovendo a participação de grupos, temas e abordagens que historicamente têm menor representação na ciência.
As diretrizes de inclusão da revista seguem, ainda, as normas recomendadas pelos princípios e políticas propostas por organizações como a COPE (Committee on Publication Ethics) e a C4DISC (Coalition for Diversity and Inclusion in Scholarly Communications).
Promovemos inclusão por intermédio de:
1. Participar ativamente de iniciativas destinadas a transformar a comunidade acadêmica, alinhando-a aos valores de inclusão, equidade e representação da diversidade cultural;
2. Buscar representatividade abrangente em autoria, editoria e avaliação, considerando diversidade geográfica, institucional e socioeconômica;
3. Estimular e acolher contribuições de públicos minorizados e diversos;
4. Estimular e apoiar a coleta de dados que permitam o desenvolvimento, mensuração, análise e gestão de indicadores de diversidade, igualdade, inclusão e acessibilidade;
5. Reforçar a comunicação com o corpo editorial, avaliadores e autores, sobre a importância de aderir aos princípios DEIA para impulsionar o progresso científico.
6. Incentivo à submissão de artigos de pesquisadoras e pesquisadores em diferentes estágios da carreira acadêmica;
7. Valorização de contribuições multidisciplinares que envolvam inovação e práticas de ensino, bem como conhecimentos específicos das diversas áreas que compõem o foco e o escopo do periódico;
8. Acolhimento de estudos provenientes de regiões e instituições fora dos grandes centros de pesquisa;
9. Publicação multilíngue (português, inglês, espanhol, italiano e francês), garantindo maior alcance internacional;
10. Compromisso com os princípios DEIA em todas as etapas do processo editorial.
Com isso, a revista reforça sua missão de ampliar o acesso e garantir que múltiplas perspectivas participem ativamente do debate científico.