O PAPEL DA SEÇÃO DE ENSINO E INSTRUÇÃO NA POLÍTICA PÚBLICA DE EXPANSÃO DO COMANDO DE POLICIAMENTO DE RONDAS DE AÇÕES INTENSIVAS E OSTENSIVAS

Autores

  • Abraão Henrique Salgado Rosal
  • Stephany Emmnauely Bandeira dos Santos
  • Roger Sherman Ferreira de Sousa
  • Alexandre Oliveira Lima

Palavras-chave:

Comando de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas, Seção de Ensino e Instrução, Polícia Militar do Ceará, Políticas Públicas, Expansão

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar o papel da Seção de Ensino e Instrução (SEI) do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), órgão programático da Polícia Militar do Ceará (PMCE), sendo o ente responsável pelo desenvolvimento e aprimoramento do processo de policiamento com motocicletas no âmbito da instituição, o qual teve sua expansão como elemento central da política pública de segurança do Governo do Estado do Ceará. A pesquisa aborda o papel estratégico/operacional desenvolvido pelo setor de ensino do CPRaio em todo o processo ocorrido no cenário de expansão da unidade, tendo este apresentado protagonismo no âmbito da segurança pública cearense, principalmente para os municípios contemplados com bases RAIO. Analisamos a conjuntura da expansão, a gestão administrativa e o papel da SEI, buscando correlacionar os fatores: recursos, gestão estratégica operacional, gerenciamento de projetos no âmbito da administração pública, material empregado e o treinamento desenvolvido com os resultados apresentados. O CPRaio como unidade operacional de polícia administrativa, ao qual exerce sua atividade  em caráter preventivo, atuando de forma operacional dentro de uma doutrina própria, vem conseguindo expor resultados bem acima das demais unidades da PMCE, a correlação sobre os fatores que potencializam esses números é de fundamental importância para sabermos os principais pontos de congruência e discrepância de atuação das diversas unidades da Polícia Militar do Ceará e como se pode propor melhorias em suas ações. Este trabalho busca atuar dentro desta ótica, fazendo uma análise da política pública adotada. A metodologia desenvolvida inclui pesquisas quantitativas e qualitativas, debruçando-se em bibliografias, documentos, doutrinas, legislações e banco de dados institucionais.

Biografia do Autor

Abraão Henrique Salgado Rosal

Mestre em Engenharia de Telecomunicações atuando nas áreas de eletromagnetismo aplicado, gerenciamento de projetos, gestão ágil, assessoria e consultoria em tecnologia; docência no ensino superior e segurança pública. Especialista em Gerenciamento de Projetos; Gestão Pública e Advocacia no Direito Digital e Proteção de Dados. Bacharel em Engenharia de Telecomunicações e Bacharelando em Direito e Administração. Professor Universitário na UNIFANOR. Professor Universitário no Centro Universitário Estácio do Ceará vinculados ao departamento de Tecnologia da Informação; Professor responsável pelo Laboratório de Transformação Digital – LTD.

Stephany Emmnauely Bandeira dos Santos

Professora universitária nos cursos de Engenharia e Saúde da UNIFANOR WYDEN e Consultora de Alimentos, com atuação especializada em Gestão Estratégica e desenvolvimento de sistemas automatizados voltados para negócios do setor alimentício. Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com foco em produtos de origem vegetal e encapsulamento de compostos bioativos em carreadores lipídicos. Engenheira de Alimentos formada pela UFC. Possui sólida experiência em gestão de processos produtivos, docência no ensino superior e análises laboratoriais aplicadas ao controle de qualidade, avaliação centesimal e investigação de compostos bioativos. Atua na implementação de ferramentas gerenciais com foco na eficiência operacional, segurança alimentar e inovação tecnológica em indústrias e serviços de alimentação.

Roger Sherman Ferreira de Sousa

Bacharel em Segurança Pública (APMGEF/PMCE), Direito (UNICID) e Administração Pública (UECE). Especialista em Policiamento Comunitário (UFC) e Perícia Criminal (FIC). Mestre em Planejamento e Políticas Públicas (UECE). Oficial da Polícia Militar do Ceará.

Alexandre Oliveira Lima

Doutor em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Mestre em Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (2006) e Especialista em Gestão de Organizações de Saúde (2009), além de graduado em Administração de Empresa, pela Universidade Federal do Ceará (2002). Professor Adjunto da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB. Ministra as disciplinas Empreendedorismo no Setor Público, Contabilidade Pública, Orçamento Público e Auditoria e Controladoria no Setor Público.

Downloads

Publicado

2025-09-24

Como Citar

Salgado Rosal, A. H., Bandeira dos Santos, S. E., Ferreira de Sousa, R. S., & Oliveira Lima, A. (2025). O PAPEL DA SEÇÃO DE ENSINO E INSTRUÇÃO NA POLÍTICA PÚBLICA DE EXPANSÃO DO COMANDO DE POLICIAMENTO DE RONDAS DE AÇÕES INTENSIVAS E OSTENSIVAS. Duna: Revista Multidisciplinar De Inovação E Práticas De Ensino, 1(2). Recuperado de https://wyden.periodicoscientificos.com.br/index.php/jornadacientifica/article/view/1073