PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
PROJETO “DE MULHER PARA MULHER”
Palavras-chave:
Roda de Conversa, Sexualidade, FemininoResumo
Resumo: A disciplina no formato de extensão da Psicologia Experimental ministrada pela professora Suzanne Rocha Bandeira propiciou aos discentes a capacidade de planejar, desenvolver as funções especificadas dentro da Resolução CNE/CES nº7, de 18 de dezembro de 2018 que estabelece e apresenta as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira, fomentando o conhecimento para as bases da pesquisa experimental em Psicologia e em comunhão com o eixo socio comunitário, trabalhando e desenvolvendo um pensamento crítico e reflexivo frente as diversas demandas sociais dentro de uma comunidade. Dessa forma, foi realizada na comunidade do Poço da Draga em Fortaleza, no dia 21/10/2023, a roda de conversa com o tema “Liberdade Sexual Feminina” com intuito de conscientização e de quebra de tabus. Destarte, o evento voltado para saúde da mulher com a criação do projeto “De mulher para mulher”, abordou um assunto tão importante e necessário para elas, executando a roda de conversa de uma forma humanizada, levando em consideração a escuta e o acolhimento. Ademais, o grupo dos discentes se reuniu diversas vezes para planejar e desenvolver de qual maneira a ação seria realizada, sempre com o devido cuidado na transmissão dos conhecimentos sobre o assunto, conforme mostra o Código de Ética do Psicólogo.
Palavras-chaves: Roda de Conversa. Sexualidade. Feminino.
Abstract: The Experimental Psychology extension course, taught by Professor Suzanne Rocha Bandeira, provided students with the ability to plan and develop the functions specified within Resolution CNE/CES No. 7, of December 18, 2018, which establishes and presents the Guidelines for Extension in Brazilian Higher Education. This fostered knowledge of the foundations of experimental research in Psychology, in conjunction with the socio-community axis, working on and developing critical and reflective thinking in the face of diverse social demands within a community. Thus, a discussion circle on the theme "Female Sexual Freedom" was held in the Poço da Draga community in Fortaleza on October 21, 2023, with the aim of raising awareness and breaking taboos. Therefore, the event, focused on women's health through the "From Woman to Woman" project, addressed such an important and necessary topic, conducting the discussion circle in a humanized way, taking into account listening and acceptance. Furthermore, the group of students met several times to plan and develop how the action would be carried out, always taking due care in transmitting knowledge about the subject, as shown in the Psychologist's Code of Ethics.
Keywords: Roundtable discussion. Sexuality. Feminine.
Resúmen: El curso de extensión en Psicología Experimental, impartido por la profesora Suzanne Rocha Bandeira, capacitó a los estudiantes para planificar y desarrollar las funciones especificadas en la Resolución CNE/CES n.º 7, del 18 de diciembre de 2018, que establece y presenta las Directrices para la Extensión en la Educación Superior Brasileña. Esto fomentó el conocimiento de los fundamentos de la investigación experimental en Psicología, en conjunción con el eje sociocomunitario, trabajando y desarrollando el pensamiento crítico y reflexivo ante las diversas demandas sociales de una comunidad. Así, el 21 de octubre de 2023 se celebró un círculo de discusión sobre el tema "Libertad Sexual Femenina" en la comunidad de Poço da Draga, Fortaleza, con el objetivo de sensibilizar y romper tabúes. Por lo tanto, el evento, centrado en la salud de la mujer a través del proyecto "De Mujer a Mujer", abordó un tema tan importante y necesario, conduciéndolo de forma humanizada, considerando la escucha y la aceptación. Además, el grupo de estudiantes se reunió varias veces para planificar y desarrollar cómo se llevaría a cabo la acción, teniendo siempre el debido cuidado en la transmisión de conocimientos sobre el tema, tal como consta en el Código de Ética del Psicólogo.
Palabras clave: Mesa redonda. Sexualidad. Feminidad.
Referências
BRABO, Tânia Suely Antonelli Marcelino; SILVA, Matheus Estevão Ferreira da; MACIEL, Talita Santana. Gênero, sexualidades e educação: cenário das políticas educacionais sobre os direitos sexuais e reprodutivos de jovens e adolescentes. Curitiba: Canal editora, 2015.
CASTRO, Amanda Motta; OLIVEIRA, Kathlen Luana de. Mulheres na América Latina; Condições sociais de mulheres na América Latina; Papel sexual; Teologia feminista. São Leopoldo: Faculdades EST, 2014.
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Código de Ética Profissional do Psicólogo. Brasília, DF, ago. 2005.
DUNKER, Christian; THEBAS, Cláudio. O palhaço e o psicanalista: como escutar os outros pode transformar vidas. São Paulo: Paidós, 2019.
CARVALHO, Gabriela Dutra de; FÁVERO, Marisalva; GOMES, Valéria; SANTOS, Vera Márcia Marques. Dicionário de Educação sexual, sexualidade, gênero e interseccionalidades. Florianópolis: Editora UDESC, 2019.
MARTINS, Larice Carolina Pereira; HEDLUND, Marjana da Silva; HAUSER, Ester Eliana. Liberdade sexual, emancipação feminina e objetificação de corpos nas redes virtuais de interação. Igualdade de gênero. In: SALÃO DO CONHECIMENTO UNIJUÍ, 2020.
MC GOWAN, Marcela. Senta que nem moça: um guia descomplicado sobre sexualidade e prazer. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2021.
NARDI, Henrique Caetano; MACHADO, Paula Sandrine; SILVEIRA, Raquel da Silva. Diversidade Sexual e Relações de Gênero nas políticas públicas: O que a laicidade tem a ver com isso? São Paulo: Editora DERIVA/ABRAPSO, 2015.
RUSSO, Mariana Monteiro. Liberdade Sexual e sexualidade feminina: Discurso e prática. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
TELES, Laura. Liberdade sexual e empoderamento feminino: porque é importante. LÁBIOS LIVRES, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Duna: Revista Multidisciplinar de Inovação e Práticas de Ensino

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2025 Duna - Revista Multidisciplinar de Inovação e Práticas de Ensino.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Este é um artigo publicado em acesso aberto sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY 4.0), que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.
Para mais informações sobre a licença, consulte: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
