PROJETO EXECUTA
PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO PRESENCIAL E À DISTÂNCIA DAS ENGENHARIAS EM VISTA À COMUNIDADE POÇO DA DRAGA, EM FORTALEZA/CE
Keywords:
Extensão universitária, Engenharia e sociedade, Comunidade tradicional, Saneamento b´´asico, Justiça socioambientalAbstract
O presente trabalho relata a experiência extensionista realizada com discentes dos cursos de Engenharia presencial e semipresenial do UniFanor Wyden, por meio do projeto Executa, junto à comunidade Poço da Draga, em Fortaleza-CE. A ação visou desenvolver a consciência crítica dos alunos sobre problemáticas socioambientais urbanas, especialmente a ausência de saneamento básico e os impactos socioespaciais da especulação imobiliária. Através de visita técnica guiada por moradores e atividades diagnósticas em campo, os discentes mapearam pontos críticos para futura coleta e análise da qualidade da água local. A parceria com a ONG Velaumar fortaleceu o vínculo institucional com a comunidade. Como resultados, destaca-se o engajamento dos estudantes em propostas de intervenção técnica e cidadã, promovendo a integração entre saber acadêmico e realidade social. O projeto evidencia o papel transformador da extensão universitária na formação de profissionais socialmente comprometidos e tecnicamente preparados.