ERGOS ACADEMICS

COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL NA PREVENÇÃO E PROMOÇÃO EM SAÚDE NO AMBIENTE UNIVERSITÁRIO

Authors

  • Antônia Priscila Gomes Fernandes Centro Universitário Fanor Wyden
  • Maria Ariane Almeida Quinto Centro Universitário Fanor Wyden
  • Anairtes Martins de Melo Centro Universitário Fanor Wyden
  • Vega Vitória Maciel Lopes Centro Universitário Fanor Wyden
  • Lenismar Sá Cavalcante Centro Universitário Fanor Wyden

Keywords:

Estudante, Fisioterapia, Universidade, Orientações ergonômicas, Dispositivos eletrônicos

Abstract

A universidade é um local importante para o desenvolvimento da vida uma vez que é neste ambiente que o estudante passa muitas horas do seu dia. À vista disso, observa – se grandes lacunas de aplicações e adequações ergonômicas neste espaço. A rotina acadêmica, por não se tratar de uma situação laboral fica a sujeição da causalidade, onde ainda não existe um critério que atenda aos requisitos de saúde e segurança para a concepção do mobiliário escolar. O presente trabalho ancora-se na experiência vivenciada pelas discentes durante a disciplina de Fisioterapia no Trabalho e Ergonomia e nas ações promovidas dentro do Projeto Unifanor Saudável desta instituição de ensino superior. O objetivo do estudo foi desenvolver um aplicativo tecnológico com orientações ergonômicas do ambiente acadêmico para auxiliar os universitários na promoção e prevenção da saúde, dentro da Universidade. Realizou-se então, a criação do aplicativo “ERGOS ACADEMICS” assim denominado pela junção do termo “Ergonomia” em latim (ERGOS) e acadêmico em língua inglesa (ACADEMICS), contendo 8 abas com orientações ergonômicas para universitários. As informações disponibilizadas serão em multimídia (texto, imagem e vídeos), disponíveis para instalação nas plataformas Android e IOS. O aplicativo é instalado a partir do link enviado via WhatsApp disponível na internet (https://app.vc/ergos_academics_2992377). Este software poderá complementar as demais atuações de promoção e prevenção à saúde, bem como inspirar a criação de novas ferramentas de aprendizagem, estimulando nos discentes, hábitos posturais mais saudáveis dentro da rotina dos estudos.

Author Biographies

Antônia Priscila Gomes Fernandes , Centro Universitário Fanor Wyden

Graduada em Fisioterapia pelo Centro Universitário Fanor Wyden – UniFanor Wyden, em 2023. Instrutora de
Pilates, pós-graduada em Traumato-ortopedia e pós-graduanda em Pilates para Reabilitação e Grupos Especiais.

Maria Ariane Almeida Quinto, Centro Universitário Fanor Wyden

Graduada em Fisioterapia pelo Centro Universitário Fanor Wyden – UniFanor Wyden.

Anairtes Martins de Melo, Centro Universitário Fanor Wyden

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e mestrado em Ensino na Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Especialização em Ventilação Mecânica (Centro Universitário Estácio), Pós-Graduação em Desenvolvimento Infantil (Universidade Federal do Ceará - UFC), Curso de Gerontomotricidade Funcional (NacionalFisio) e Curso de Fisioterapia Hospitalar do Ambulatório a UTI (NacionalFisio). Atualmente é aluna da pós-graduação Lato Sensu em Fisioterapia Gerontológica e Geriátrica pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). É docente do Centro Universitário UNIFANOR. Tem experiência na área de atuação de Fisioterapia Hospitalar, Domiciliar (Gerontologia) e de Educação (Estratégias de Ensino Superior) atuando principalmente nos seguintes temas: Fisioterapia, Idosos, Tecnologia em Saúde, Gerontologia e sub-áreas: Fisioterapia Respiratória, Fisioterapia Hospitalar e Acidentes por queda.

Vega Vitória Maciel Lopes, Centro Universitário Fanor Wyden

Fisioterapeuta; Mestranda em Ensino na Saúde (CMEPES) pela Universidade Estadual do Ceará - Ingresso em 2024; Pós-graduada em Fisioterapia em Gerontologia - Instituto de Ensino Superior de Fortaleza (2020); Coordenadora do Curso de Pós-graduação de Fisioterapia em Gerontologia do Instituto Nacionalfisio (Desde novembro de 2022); Graduada no bacharelado em Fisioterapia pelo Centro Universitário Unifanor Wyden (2014); Na assistência, atua no atendimento domiciliar voltado para o público idoso; Colaboradora como docente e orientadora educacional no Centro Universitário Unifanor Wyden (Desde 2021), onde aplica seus conhecimentos nas disciplinas de Fisioterapia aquática, Recursos terapêuticos manuais, Fisioterapia Crânio mandibular, Fisioterapia em Traumatologia, além de estar em campo de estágio hospitalar.

Lenismar Sá Cavalcante, Centro Universitário Fanor Wyden

Fisioterapeuta graduada pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Pós-graduada em Fisioterapia Cardio-Respiratória em UTI pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Fisioterapia Hospitalar, atuando principalmente nos seguintes temas: pneumologia, cardiologia e terapia intensiva. Possui experiência na área de Fisioterapia Cardiofuncional e Terapia Intensiva, atuando na Reabilitação Cardíaca (Fase I e II). Docente na área de fisioterapia no Centro Universitário UNIFANOR WYDEN, em destaque nas disciplinas de Fisioterapia Cardiofuncional, Fisioterapia Pneumofuncional, Fisioterapia Neurofuncional, Fisioterapia Intensivista e Fisioterapia na Saúde do Trabalhador.

References

AMURA, Thalinni Mayumi Yamao; BERTOLINI, Sonia Maria Marques Gomes. A INFLUÊNCIA DA VIDA ACADÊMICA NA POSTURA SENTADA DOS UNIVERSITÁRIOS. VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011), [s. l.], 25 out. 2011.Disponível em: https://www.unicesumar.edu.br/mostra2012/wpcontent/uploads/sites/93/2016/07/thali nni_mayumi_yamao_tamura.pdf. Acesso em: 15 maio 2023.

ARIÑO, Daniela Ornellas; BARDAGI, Marúcia Patta. Relação entre Fatores Acadêmicos e a Saúde Mental de Estudantes Universitários. Psicologia em Pesquisa: Revista do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFJF, [s. l.], v. 12, ed. 3, p. 44-52, 20 set. 2018. DOI 10.24879/2018001200300544. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psipesq/v12n3/05.pdf. Acesso em: 15 maio 2023.

BENTES, Rafael do Nascimento; FERREIRA, Flávia Roberta Bastos; CUNHA, Yasmin Andrade. Exploração da prevalência de sintomas osteomioarticulares cervicais em universitários. Fisioterapia Brasil, [s. l.], ano 2018, v. 19, n. 5, 25 dez. 2018. DOI https://doi.org/10.33233/fb.v19i5.1189. Disponível em: https://convergenceseditorial.com.br/index.php/fisioterapiabrasil/article/view/1189#:~: text=Resultados%3A%20Obteve%2Dse%20relev%C3%A2ncia%20acerca, pelo%20e studo%20revelam%20dados%20condizentes. Acesso em: 28 abr. 2023.

BITENCOURTE, Adakrishna Sampaio Saraiva; RENDEIRO, Marcia Maria Pereira. Análise dos aplicativos móveis informativos de ergonomia para informação e aplicação da Ergonomia no trabalho. Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais, [s. l.], ano 2021, v. 6, n. 1, 7 maio 2021. DOI 10.36517/resdite.v6.n1.2021.a1.Disponível em: http://periodicos.ufc.br/resdite/article/view/60258. Acesso em: 26 abr. 2023.

BONDAN, Alzira Pimentel; BARDAGI, Marucia Patta. Comprometimento profissional e estressores percebidos por graduandos regulares e tecnológicos. Paidéia (Ribeirão Preto), [s. l.], v. 18, ed. 41, p. 581-590, 1 dez. 2008. DOI https://doi.org/10.1590/S0103-863X2008000300013. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/6495. Acesso em: 15 maio 2023.

CALLAGHAN JP, Dunk NM. Examination of the flexion relaxation phenomenon in erector spinae muscles during short duration slumped sitting. Clin Biomech (Bristol, Avon). 2002;17(5):353-60.

CAROMANO, Fátima Aparecida et al. Permanência prolongada na postura sentada e desconforto físico em estudantes universitários. Acta Fisiátrica, [s. l.], p. 176- 180, 23 out. 2015. DOI 10.5935/0104-7795.20150034. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/actafisiatrica/article/view/122489/119132. Acesso em: 27 abr. 2023.

CASTRO, Ana Kaline Ferreira et al. GUIA DE ORIENTAÇÕES ERGONÔMICAS PARA ESTUDANTES. [S. l.: s. n.], 2021. DOI 10.29327/538385. Disponível em:https://repositorio.animaeducacao.com.br/bitstream/ANIMA/13536/1/Orienta%C3%A 7%C3%B5es%20Ergon%C3%B4micas_OK.pdf. Acesso em: 30 jun. 2023.

COOPERA, K.L.N; SOMMERICHA, C.M.; MIRKAA, G.A. College students and computers: assessment of usage patterns and musculoskeletal discomfort. Work: A journal of Prevention, Assessment and Rehabilitation, v.32, n.3, p.285- 98,2009.

CORREIA, Rosângela Linhares; SANTOS, José Gonçalo. A Importância da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) na Educação a Distância (EAD) do Ensino Superior (IES). Revista Aprendizagem em EAD, [s. l.], ano 2013, v. 2, n.1, 2 dez. 2013. Disponível em: file:///home/guest/Downloads/4399-Texto%20do%20artigo-17581-1-10-20131202%20(1).pdf. Acesso em: 26 abr. 2023.

DA SILVA RODRIGUES, Douglas et al. Aplicativos móveis e sua contribuição para pais sobre o desenvolvimento infantil. Research, Society and Development, v. 10, n. 4, p. e57710414336-e57710414336, 2021.Disponível em: https://docplayer.com.br/211644471-Aplicativos-moveis-e-sua-contribuicao-para-pais-sobre-o-desenvolvimento-infantil.html Acesso em: 26 abr. 2023.Disponível em:<http://www.secmesp.org.br/sms/cuidado-smartphone.html> Acesso em mai. 2023.

FERREIRA, Eng. Newton Luiz et al. EM DIREÇÃO A UMA UNIVERSIDADE SAUDÁVEL: MANUAL SOBRE ERGONOMIA. [S. l.: s. n.], MAIO 2001. 91 p. Disponível em https://www.fea.unicamp.br/sites/fea/files/cipa/CIPADOC_MANUALSOBREERGONO MIA-DGRH-UNICAMP.pdf. Acesso em: 30 maio 2023.

FIGUEIREDO, L.; PAOLIELLO, C. Análise Ergonômica do Trabalho: Estudo de caso do Mobiliário existente nas Escolas Públicas do Vale do Aço. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, Unileste.

FONSECA, Ana Rachel; ALENCAR, Maria Simone de Menezes. O uso de aplicativos de saúde para dispositivos móveis como fontes de informação e educação em saúde. XIX Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA COMO AGENTE DE SUSTENTABILIDADE INSTITUCIONAL, [s. l.], 2016. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/4480. Acesso em: 24 abr. 2023.

GOMES, Elisa Mara et al. Manual de Ergonomia para uso de dispositivos de tela em Home Office. 1. ed. atual. Fortaleza: PROERGON, 2020. 22 p. ISBN 9786500064766. Disponível em: file:///C:/Users/gomes/Downloads/manual-de- ergonomia-para-uso-de-dispositivos-de-tela-em-home-office%20(2).pdf. Acesso em: 13 abr. 2023.

GOMES, Tarcísio Pereira Silva et al. Peso da mochila escolar e sua influência no desenvolvimento de alterações posturais em estudantes de uma rede privada de ensino. Brazilian Journal of Development, [s. l.], v. 7, n. 5, p. 48751-48759, 14 maio 2021. DOI 10.34117/bjdv7n5-329. Disponível em: file:///home/guest/Downloads/admin,+BJD++329+Dayane+B..pdf. Acesso em: 24 abr. 2023.

IIDA, I. Ergonomia: projeto e produção. São Paulo: Editora Edgard Blücher Ltda.,reimpressão, 2003.

IIDA, Itiro. ERGONOMIA PROJETO E PRODUÇÃO. 2. ed. rev. e aum. [S. l.]: EDGARD BLÜCHER LTDA, 2005. ISBN 85-212-0354-3.

LEITE, André Luiz Dias. MATSUDO, Maria Serrate Melo Bezerra. A educação técnica de jovens e adultos e a sua relação com uso das TICS no processo de ensino- aprendizagem. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 04,Ed. 06, Vol. 10, pp. 142-155. Junho de 2019. ISSN: 2448-0959. Acesso em 27 abr.2023.

LIMA, Mônica Angelim Gomes de et al. Avaliação da funcionalidade dos trabalhadores com LER/DORT: a construção do Core Set da CIF para LER/DORT. Acta Fisiatr, Salvador, v. 4, n. 15, p.229-235, nov. 2008.

MENDES, Rui Ribeiro; SILVA, Fábio Jose Antonio. Relação entre as alterações posturais ocasionadas pelo excesso de peso da mochila escolar e sua incidência no sistema locomotor de escolares do município de Guarabira-PB. Revista Praxia, [s.l.], v. 3, 6 ago. 2021. DOI https://doi.org/10.46878/praxia.v3i0.11632. Disponível em: file:///home/guest/Downloads/11632-Texto%20do%20artigo-44290-3-10- 20210622.pdf. Acesso em: 24 abr. 2023.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. In: SANTOS, Fernanda Elisa Cordeiro; MOREIRA, Jaciara Caetano de Araújo (org.). Guia de Orientações Ergonômicas para o Trabalho Remoto. [S.l.:s.n.], 2021.Disponívelem:https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_orientacoes_ergonomicas_trabalho_remoto.pdf. Acesso em: 30 maio 2023.

OLIVEIRA, Tarcísio Thiago. Carga de trabalho mental de universitários em regime remoto devido à pandemia de covid-19. Curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufersa.edu.br/bitstream/prefix/6564/1/TarcisioTCO_ART.pdf. Acesso em: 13 abr. 2023.

PEREIRA, Thaiz Aparecida; PINTO, Tatiane de Oliveira. Ergonomia do Ensino: promovendo o bem estar e a segurança no espaço escolar. VI Workshop de Análise Ergonômica do Trabalho. III Encontro Mineiro de Estudos em Ergonomia. VIII Simpoet. Minas Gerais, 2013. Acesso em: 25 abr.2023.

PEREIRA, Márcia da Silva et al. Condições laborais e de saúde dos estudantes universitários trabalhadores. CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ, Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde, 2017. Disponível em: https://www.unicesumar.edu.br/mestrado-e-doutorado/wp content/uploads/sites/226/2021/04/MARCIA-DA-SILVA-PEREIRA.pdf. Acesso em: 20 abr. 2023.

RITTER, Alexandre Luis da Silva. POSTURA CORPORAL AO SENTAR E TRANSPORTAR MATERIAL ESCOLAR. Orientador: Prof. Dr. Jorge Luiz de Souza. 2009. Tese (Doutorado em Educação Física) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL, [S. l.],2009. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/18525/000730414.pdf?sequence= 1&isAllowed=y. Acesso em: 24 abr. 2023.

SANTOS, Wéllia Pimentel. TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICs) E SUAS POSSIBILIDADES DE USO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. Revista Desempenho, [S. l.], v. 2, n. 28, 2018. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/10146. Acesso em: 24 abr. 2023.

SAUERESSIG, I; XAVIER, M; OLIVEIRA, V; PITANGUI, A; ARAÚJO, R. Primary headaches among adolescentes and their association with excessive computer use. Ver. Dor, v.16, n.4, p.8-244,2015.

SIMPEP, XII., 2005, Bauru, SP, Brasil. A influência da estrutura e ambientes ergonômicos no desempenho educacional [...]. [S. l.: s. n.], 2005. Disponível em: https://docplayer.com.br/21079181-A-influencia-da-estrutura-e-ambientes- ergonomicos-no-desempenho-educacional.html. Acesso em: 15 maio 2023

SOUZA, Ádina Ferreira et al. Acesso às tecnologias educacionais em instituições públicas: os desafios de inovar em tempos de pandemia no Brasil. Research, Societyand Development, [s. l.], v. 10, n. 10, 8ago.2021.DOI https://doi.org/10.33448/rsd-v10i10.18502. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/18502. Acesso em: 28 abr. 2023.

SOUZA, M. B. C. A. de, Marcolino, A. V., Nascimento, R. L. do, Oliveira, E. R. de, Souza, E. L. de, & Barroso, B. I. de L. (2014). Investigação sobre a satisfação e os efeitos de móveis utilizados por estudantes universitários. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 25(3), 289-298. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v25i3p289-298. Acesso em 28 abr. 2023

VAZ, Carla Gonçalvez. Do Pré-Escolar ao Ensino Superior: Percepções de Jovens Universitários sobre o acesso às TIC. Orientador: Professora Doutora Maria João Simões. 2022. 216 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Beira Interior, [S. l.]2022. Disponível em: https://ubibliorum.ubi.pt/bitstream/10400.6/13242/1/9337_19982.pdf. Acesso em: 24 abr. 2023.

VERONESE, Thiago Pereira et al. Relação entre a carga da mochila escolar e postura de estudantes universitários. Scientia Medica, [s. l.], ano 2019, n. 3, ed. 29, 21 out. 2019. DOI https://doi.org/10.15448/1980-6108.2019.3.33440. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/scientiamedica/article/view/33440. Acesso em: 24 abr. 2023.

VILLA, Ligia Cristina; SILVA, José Carlos Plácido da. Levantamento e análise: postos de trabalho dos universitários - UNESP campus de Bauru, um estudo de caso. In: 4º CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, 2000, Novo Hamburgo. Anais... Novo Hamburgo: AEnD-BR Estudos em Design, 2000. v. 2. p. 575-581.

Published

2025-11-30

How to Cite

Fernandes , A. P. G., Quinto, M. A. A., Melo, A. M. de, Lopes, V. V. M., & Cavalcante, L. S. (2025). ERGOS ACADEMICS: COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL NA PREVENÇÃO E PROMOÇÃO EM SAÚDE NO AMBIENTE UNIVERSITÁRIO. Revista De Educação à Distância, 1(1). Retrieved from https://wyden.periodicoscientificos.com.br/index.php/READ/article/view/1224