EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA FORMAÇÃO EM SAÚDE

EVIDÊNCIAS SOBRE APRENDIZAGEM CLÍNICA, ÉTICA E HUMANIZAÇÃO

Autores

  • Maria Clara Pinto Andrade Centro Universitário INTA
  • Maria Fernanda Maia Gomes entro Universitário Ateneu
  • Davi Cavalcante Gomes Faculdade de Ensino e Cultura do Ceará
  • Luciana Soares Paiva Faculdade de Ensino e Cultura do Ceará
  • Vitória Enmile Vieira Nunes Faculdade de Ensino e Cultura do Ceará
  • Raimundo Rigoberto Barbosa Xavier Filho Centro Universitário Fanor Wyden
  • Paulo Iury Gomes Nunes Faculdade de Ensino e Cultura do Ceará

Palavras-chave:

Formação em saúde, Aprendizagem clínica, Ética, Humanização, Tecnologia educacional

Resumo

A Educação a Distância (EAD) vem transformando profundamente a forma como o conhecimento é produzido, compartilhado e experienciado nas ciências da saúde. O advento das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) e o fortalecimento das metodologias ativas de ensino abriram espaço para um novo paradigma formativo, no qual o estudante deixa de ser receptor passivo de informações e assume o papel de protagonista da própria aprendizagem. No contexto da formação em saúde, essa transição impõe um desafio essencial: como conciliar a eficiência tecnológica com os valores éticos, humanos e clínicos que fundamentam o cuidado em saúde? Este artigo de revisão tem como objetivo analisar, de forma crítica e abrangente, as evidências científicas sobre o impacto da EAD na formação de profissionais da saúde, com ênfase na aprendizagem clínica, na ética profissional e na humanização do cuidado. O estudo foi conduzido a partir de uma revisão narrativa da literatura (2018–2025), em bases como SciELO, PubMed, ERIC e LILACS. Os resultados apontam que a EAD, quando sustentada por estratégias pedagógicas ativas e mediada por docentes preparados para o diálogo, é capaz de promover o desenvolvimento de competências clínicas, éticas e socioemocionais. A flexibilidade temporal e espacial da EAD permite democratizar o acesso à formação, fortalecer a interdisciplinaridade e ampliar a sensibilidade para o cuidado humanizado. Por outro lado, persistem desafios relativos à infraestrutura tecnológica, à mediação pedagógica empática e à integração entre experiências virtuais e práticas presenciais. Conclui-se que a EAD representa um campo fértil de inovação pedagógica na formação em saúde, desde que orientada por princípios éticos e humanísticos e por práticas avaliativas reflexivas. A tecnologia, nesse contexto, deve ser compreendida como meio, e não como fim, para a construção de sujeitos críticos, autônomos e comprometidos com o cuidado integral do outro.

Biografia do Autor

Maria Clara Pinto Andrade, Centro Universitário INTA

Discente do Curso de Medicina, Centro Universitário Inta (UNINTA), Itapipoca, Ceará, Brasil.

Maria Fernanda Maia Gomes, entro Universitário Ateneu

Discente do Curso de Farmácia, Centro Universitário Ateneu (UniAteneu), Fortaleza, Ceará, Brasil.

Davi Cavalcante Gomes, Faculdade de Ensino e Cultura do Ceará

Discente do Curso de Farmácia, Faculdade de Ensino e Cultura do Ceará (FAECE), Fortaleza, Ceará, Brasil

Luciana Soares Paiva, Faculdade de Ensino e Cultura do Ceará

Discente do Curso de Farmácia, Faculdade de Ensino e Cultura do Ceará (FAECE), Fortaleza, Ceará, Brasil

Vitória Enmile Vieira Nunes, Faculdade de Ensino e Cultura do Ceará

Discente do Curso de Farmácia, Faculdade de Ensino e Cultura do Ceará (FAECE), Fortaleza, Ceará, Brasil.

Raimundo Rigoberto Barbosa Xavier Filho, Centro Universitário Fanor Wyden

Doutorando em Ciências Naturais, pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre, com bolsa FUNCAP, em Ciências Naturais, pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica pela UniAmérica. Bacharel em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor e Tutor dos cursos de graduação em Nutrição, Fisioterapia, Biomedicina e Farmácia do Centro Universitário Fanor Wyden (UniFanor Wyden), em Fortaleza. Coordenador local dos cursos superiores de saúde em Farmácia, Nutrição, Fisioterapia e Biomedicina do Centro Universitário Fanor Wyden (UniFanor Wyden), Centro Universitário Favip Wyden (UniFavip Wyden), Centro Universitário FBV (UniFBV Wyden), Centro Universitário Toledo Wyden (UniToledo Wyden) e Centro Universitário Metrocamp Wyden (UniMetrocamp Wyden). Preceptor de Estágio em Farmacotécnica da Faculadade UniAteneu. Professor dos cursos de Farmácia e Fisioterapia da UniGrande, campus Fátima. Professor dos cursos de Farmácia da FAECE.

Paulo Iury Gomes Nunes, Faculdade de Ensino e Cultura do Ceará

Bacharel em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre e Doutor em Ciências Médicas pelo Programa de Pós-Graduação (PPGCM) da UFC. Pesquisador colaborador do Laboratório da Biologia da Cicatrização, Ontogenia e Nutrição de Tecidos (LABICONTE) do Centro de Ciências Biomédicas da Faculdade de Medicina da UFC (FAMED/UFC). Experiência em pesquisa na área de Biologia Celular e Molecular, Fisiologia, Bioquímica, Imunologia, Toxicologia e Farmacologia, atuando principalmente em modelos pré-clínicos (in sílico, in vitro e in vivo) ligados à fenômenos do processo inflamatório, estresse oxidativo, nocicepção, distúrbios do trato gastrointestinal, obesidade, diabetes, síndrome metabólica, exercício físico, privação de sono e testes comportamentais. Também possui interesse e atuação nas áreas de Produtos Naturais/Farmacognosia, Química Medicinal/Farmacêutica e Prospecção de Biomoléculas. Docente Coligado Nível IV da Faculdade de Ensino e Cultura do Ceará (FAECE/FAFOR/UNIP), onde também atua como Coordenador do Curso de Farmácia e Responsável Técnico pelos Laboratórios de Ensino; Docente dos Centros Universitários Ateneu e Estácio (Fortaleza-Ceará). Experiência em metodologias de aprendizagem ativa. Revisor de periódicos nacionais e internacionais. Especialista em Análises Clínicas e Microbiologia; em Biotecnologia; em Análise Química Instrumental; e em Estética e Cosmetologia. Graduando em Química Bacharelado pela Unopar/Anhanguera e em Licenciatura em Biologia pela UniFahe. Eleito por duas vezes representante discente do PPGCM da UFC (2021-2022/2022-2025).

Referências

ABDULL MUTALIB, Abdull Assyaqireen; MD. AKIM, Abdah; JAAFAR, Mohamad Hasif. A systematic review of health sciences students’ online learning during the COVID-19 pandemic. BMC Medical Education, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 524, 2022. DOI: 10.1186/s12909-022-03579-1.

ALHARBI, Nouf Sulaiman et al. Interprofessional Education: A Systematic Review of Educational Methods in Postgraduate Health Professions Programs. The Clinical Teacher, [S. l.], v. 22, n. 4, 2025. DOI: 10.1111/tct.70114.

ALSHARARI, Abdalkarem Fedgash; SALIHU, Dauda; ALSHAMMARI, Farhan Faleh. Effectiveness of virtual clinical learning in nursing education: a systematic review. BMC Nursing, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 432, 2025. DOI: 10.1186/s12912-025-03076-y.

ANDRADE, José Raul de Brito et al. Virtual simulations for health education: how are user skills assessed? Revista Brasileira de Educação Médica, [S. l.], v. 46, n. 4, 2022. DOI: 10.1590/1981-5271v46.4-20210389.ing.

ANTONIO GOMES XAVIER, Marcos; CRISTINE NOVAES SUCENA DE ALMEIDA, Daniele; VICTOR RODRIGUES DE CARVALHO, Paulo; JATOBÁ, Alessandro. Humanização na educação a distância nos contextos socioemocionais e socioconstrutivistas. Revista EDaPECI, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 95–113, 2024. DOI: 10.29276/redapeci.2024.24.220230.95-113.

ARYEE, Gifty Francisca Ben et al. Effectiveness of eLearning programme for capacity building of healthcare professionals: a systematic review. Human Resources for Health, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 60, 2024. DOI: 10.1186/s12960-024-00924-x.

ATWA, Hani et al. Evaluation of an online interprofessional course on ethics and professionalism: experience of medical, dental, and pharmacy students. Frontiers in Education, [S. l.], v. 8, 2024. DOI: 10.3389/feduc.2023.1338321.

BAGHBANI, Reza et al. Comparison of the effectiveness of the electronic portfolio and online discussion forum methods in teaching professional belonging and ethical behaviors to nursing students: a randomized controlled trial. BMC Medical Education, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 618, 2022. DOI: 10.1186/s12909-022-03677-0.

BRASIL. DECRETO Nº 9.057, DE 25 DE MAIO DE 2017. Brasília, DF: Presidência da República, 26 maio 2017.

BRASIL. Política Nacional de Humanização (PNH): documento-base para gestores e trabalhadores do SUS. Distrito Federal: Núcleo Técnico da PNH, 2024.

CARROLL, Johanna S.; NAJAFI, Hedieh; STEINER, Martina. Evaluating the effectiveness of virtual laboratory simulations for graduate‐level training in genetic methodologies. Biochemistry and Molecular Biology Education, [S. l.], v. 53, n. 4, p. 422–432, 2025. DOI: 10.1002/bmb.21898.

CASADO, Javier G.; TARAZONA, Raquel; CORDERO, Hector. Implementation of LABSTER virtual lab in immunology for innovative teaching and improved learning in veterinary degree. Frontiers in Veterinary Science, [S. l.], v. 12, 2025. DOI: 10.3389/fvets.2025.1603469.

COLLINS, Kayla et al. The impact of interprofessional simulation experiences in occupational and physical therapy education: a qualitative study. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, [S. l.], v. 29, 2021. DOI: 10.1590/2526-8910.ctoao2256.

CORTÉS-RODRÍGUEZ, Alda Elena et al. Role-Play versus Standardised Patient Simulation for Teaching Interprofessional Communication in Care of the Elderly for Nursing Students. Healthcare, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 46, 2021. DOI: 10.3390/healthcare10010046.

DUARTE, Felipe de Souza et al. O impacto da pandemia da COVID-19 no ensino e aprendizagem de cursos acadêmicos da área da saúde. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 16, p. e531111638669, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i16.38669.

ELENDU, Chukwuka et al. The impact of simulation-based training in medical education: A review. Medicine, [S. l.], v. 103, n. 27, p. e38813, 2024. DOI: 10.1097/MD.0000000000038813.

ELLAWAY, Rachel; MACLEOD, Anna; VAN SCHALKWYK, Susan; CLELAND, Jennifer. Study the past if you would define the future: Historical methods in medical education scholarship. Medical Education, [S. l.], v. 59, n. 8, p. 823–832, 2025. DOI: 10.1111/medu.15621.

GONZALEZ-MORENO, María; MONFORT-VINUESA, Carlos; PIÑAS-MESA, Antonio; RINCON, Esther. Digital Technologies to Provide Humanization in the Education of the Healthcare Workforce: A Systematic Review. Technologies, [S. l.], v. 11, n. 4, p. 88, 2023. DOI: 10.3390/technologies11040088.

GRAINGER, Rebecca; LIU, Qian; GLADMAN, Tehmina. Learning technology in health professions education: Realising an (un)imagined future. Medical Education, [S. l.], v. 58, n. 1, p. 36–46, 2024. DOI: 10.1111/medu.15185.

GUO, Kaihua et al. Cultivation of humanistic values in medical education through anatomy pedagogy and gratitude ceremony for body donors. BMC Medical Education, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 440, 2020. DOI: 10.1186/s12909-020-02292-1.

HAZRATI, Hakimeh et al. Humanism in clinical education: a mixed methods study on the experiences of clinical instructors in Iran. Philosophy, Ethics, and Humanities in Medicine, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 5, 2020. DOI: 10.1186/s13010-020-00088-1.

IONESCU, Claudiu Gabriel; LICU, Monica. Ethical use of digital tools in medicine - a review on key-concepts and challenges. In: PROCEEDINGS OF THE INTERNATIONAL CONFERENCE ON VIRTUAL LEARNING - VIRTUAL LEARNING - VIRTUAL REALITY (20TH EDITION), 2025, Bucareste. Anais [...]. Bucareste: The National Institute for Research & Development in Informatics - ICI Bucharest (ICI Publishing House), 2025. p. 255–265. DOI: 10.58503/icvl-v20y202521.

JUUJÄRVI, Soile; MYYRY, Liisa. Online dilemma discussions as a method of enhancing moral reasoning among health and social care graduate students. International Journal of Ethics Education, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 271–287, 2022. DOI: 10.1007/s40889-022-00143-9.

KONONOWICZ, Andrzej A. et al. Virtual Patient Simulations in Health Professions Education: Systematic Review and Meta-Analysis by the Digital Health Education Collaboration. Journal of Medical Internet Research, [S. l.], v. 21, n. 7, p. e14676, 2019. DOI: 10.2196/14676.

LEBDAI, Souhil et al. Improving Academic Performance in Medical Students Using Immersive Virtual Patient Simulation: A Randomized Controlled Trial. Journal of Surgical Education, [S. l.], v. 78, n. 2, p. 478–484, 2021. DOI: 10.1016/j.jsurg.2020.08.031.

LEES, Jessica; RISǾR, Torsten; SWEET, Linda; BEARMAN, Margaret. Digital technology in physical examination teaching: clinical educators’ perspectives and current practices. Advances in Health Sciences Education, [S. l.], v. 30, n. 4, p. 1199–1215, 2025. DOI: 10.1007/s10459-024-10401-8.

LEMKE, Kelly C. et al. Simulation interprofessional education in health professions education: a scoping review protocol. JBI Evidence Synthesis, [S. l.], v. 19, n. 11, p. 3058–3072, 2021. DOI: 10.11124/JBIES-20-00487.

LI, Kaiyue et al. Virtual simulation experiments in medical education: technology acceptance, learning outcomes, and motivational impacts. BMC Medical Education, [S. l.], v. 25, n. 1, p. 1462, 2025. DOI: 10.1186/s12909-025-08025-6.

MACNEILL, Heather; MASTERS, Ken; NEMETHY, Kataryna; CORREIA, Raquel. Online learning in Health Professions Education. Part 1: Teaching and learning in online environments: AMEE Guide No. 161. Medical Teacher, [S. l.], v. 46, n. 1, p. 4–17, 2024. DOI: 10.1080/0142159X.2023.2197135.

MASTOUR, Haniye; YOUSEFI, Razieh; NIROUMAND, Shabnam. Exploring the acceptance of e-learning in health professions education in Iran based on the technology acceptance model (TAM). Scientific Reports, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 8178, 2025. DOI: 10.1038/s41598-025-90742-5.

MCLEOD, Saul. Teoria do Desenvolvimento Cognitivo de Vygotsky. SimplyPsychology, 2025.

MCNULTY, Jonathan P.; POLITIS, Yurgos. Empathy, emotional intelligence and interprofessional skills in healthcare education. Journal of Medical Imaging and Radiation Sciences, [S. l.], v. 54, n. 2, p. 238–246, 2023. DOI: 10.1016/j.jmir.2023.02.014.

MENDES, Rosana Maria; MISKULIN, Rosana Giaretta Sguerra. A análise de conteúdo como uma metodologia. Cadernos de Pesquisa, [S. l.], v. 47, n. 165, p. 1044–1066, 2017. DOI: 10.1590/198053143988.

MERGEN, Marvin; GRAF, Norbert; MEYERHEIM, Marcel. Reviewing the current state of virtual reality integration in medical education - a scoping review. BMC Medical Education, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 788, 2024. DOI: 10.1186/s12909-024-05777-5.

NEWMAN, Laura. Bodies of knowledge: historians, health and education. History of Education, [S. l.], v. 52, n. 2–3, p. 479–494, 2023. DOI: 10.1080/0046760X.2022.2112767.

NOWELL, Lorelli et al. A systematic review of online education initiatives to develop students remote caring skills and practices. Medical Education Online, [S. l.], v. 27, n. 1, 2022. DOI: 10.1080/10872981.2022.2088049.

O’DOHERTY, Diane et al. Barriers and solutions to online learning in medical education – an integrative review. BMC Medical Education, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 130, 2018. DOI: 10.1186/s12909-018-1240-0.

PADILHA, José Miguel et al. Clinical Virtual Simulation in Nursing Education: Randomized Controlled Trial. Journal of Medical Internet Research, [S. l.], v. 21, n. 3, p. e11529, 2019. DOI: 10.2196/11529.

PADILHA, José Miguel; COSTA, Patrício; SOUSA, Paulino; FERREIRA, Ana. The integration of virtual patients into nursing education. Simulation & Gaming, [S. l.], v. 56, n. 2, p. 178–191, 2025. DOI: 10.1177/10468781241300237.

PESCE, Lucila; BRUNO, Adriana Rocha; HESSEL, Ana Maria Di Grado. Paulo Freire e cultura digital. Revista e-curriculum, [S. l.], v. 21, p. e61429, 2023. DOI: 10.23925/1809-3876.2023v21e61429.

PROSEN, Mirko; LIČEN, Sabina. Evaluating the digital transformation in health sciences education: a thematic analysis of higher education teachers’ perspectives. BMC Medical Education, [S. l.], v. 25, n. 1, p. 820, 2025. DOI: 10.1186/s12909-025-07420-3.

PUCILLO, Evan M.; PEREZ, Gabriela; PILGRIM, Leiselle. Faculty perceptions of health professional students’ hybrid-online learning strategies: A multi-center qualitative study. Health Professions Education, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–8, 2023. DOI: 10.55890/2452-3011.1040.

QU, Zhifei et al. The effect of simulated problem learning in nursing ethics on moral sensitivity, empathy and critical thinking of nursing students: A quasi-experimental study. Nurse Education in Practice, [S. l.], v. 80, p. 104119, 2024. DOI: 10.1016/j.nepr.2024.104119.

RAMVI, Ellen et al. Ethics of care in technology‐mediated healthcare practices: A scoping review. Scandinavian Journal of Caring Sciences, [S. l.], v. 37, n. 4, p. 1123–1135, 2023. DOI: 10.1111/scs.13186.

RODRIGUES, Nathiany Damasceno et al. O impacto das simulações realísticas com pacientes virtuais na formação dos alunos de medicina do CESUPA. Research, Society and Development, [S. l.], v. 12, n. 8, p. e12412842981, 2023. DOI: 10.33448/rsd-v12i8.42981.

ROSA DOS SANTOS JUNIOR, Getúlio et al. Simulação realí¬stica no contexto da Educação Interprofissional. Saúde Coletiva (Barueri), [S. l.], v. 11, n. 65, p. 6110–6119, 2021. DOI: 10.36489/saudecoletiva.2021v11i65p6110-6119.

SANTOS ALBUQUERQUE, Emmanuele et al. A Polí¬tica Nacional de Humanização e a formação dos profissionais de saúde. Saúde Coletiva (Barueri), [S. l.], v. 10, n. 59, p. 4172–4183, 2020. DOI: 10.36489/saudecoletiva.2020v10i59p4172-4183.

SEED AHMED, Mohammed et al. Remote online learning reimagined: perceptions and experiences of medical students in a post-pandemic world. BMC Medical Education, [S. l.], v. 25, n. 1, p. 215, 2025. DOI: 10.1186/s12909-025-06815-6.

SILVA, Ana Carolina de Moraes; SEI, Maíra Bonafé. Humanização na Formação Acadêmica em Saúde: Perspectiva de Egressos de um Projeto de Extensão. Revista Psicologia e Saúde, [S. l.], p. 3–18, 2021. DOI: 10.20435/pssa.v13i3.1269.

SIM, Jia Jia Marcia et al. Virtual Simulation to Enhance Clinical Reasoning in Nursing: A Systematic Review and Meta-analysis. Clinical Simulation in Nursing, [S. l.], v. 69, p. 26–39, 2022. DOI: 10.1016/j.ecns.2022.05.006.

SOILIS, Niki; BHANJI, Farhan; KINSELLA, Elizabeth Anne. Virtual reality simulation for facilitating critical reflection and transformative learning: pedagogical, practical, and ethical considerations. Advances in Simulation, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 49, 2024. DOI: 10.1186/s41077-024-00319-x.

SUNG, Hyunkyung et al. Effectiveness of Virtual Reality in Healthcare Education: Systematic Review and Meta-Analysis. Sustainability, [S. l.], v. 16, n. 19, p. 8520, 2024. DOI: 10.3390/su16198520.

TANG, Yuk Ming et al. A systematic review of immersive technology applications for medical practice and education - Trends, application areas, recipients, teaching contents, evaluation methods, and performance. Educational Research Review, [S. l.], v. 35, p. 100429, 2022. DOI: 10.1016/j.edurev.2021.100429.

TAVANI, Fatemeh Molaei et al. The effects of e-learning using educational multimedia on the ethical decision-making and professionalism of nursing students during the COVID-19 pandemic: a quasi-experimental study. BMC Medical Education, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 1232, 2024. DOI: 10.1186/s12909-024-05846-9.

TSIRULNIKOV, Danielle et al. Game on: immersive virtual laboratory simulation improves student learning outcomes & motivation. FEBS Open Bio, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 396–407, 2023. DOI: 10.1002/2211-5463.13567.

TURKOWSKI, Yana; TURKOWSKI, Victor. Florence Nightingale (1820-1910): The Founder of Modern Nursing. Cureus, [S. l.], 2024. DOI: 10.7759/cureus.66192.

VALLE, Paulo Roberto Dalla; FERREIRA, Jacques de Lima. ANÁLISE DE CONTEÚDO NA PERSPECTIVA DE BARDIN: CONTRIBUIÇÕES E LIMITAÇÕES PARA A PESQUISA QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO. Educação em Revista, [S. l.], v. 41, 2025. DOI: 10.1590/0102-469849377.

VARGAS, Francisca Maria de Almeida et al. A educação a distância na qualificação de profissionais para o Sistema Único De Saúde: metaestudo. Trabalho, Educação e Saúde, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 849–870, 2016. DOI: 10.1590/1981-7746-sol00018.

VAYENA, Effy et al. Digital health: meeting the ethical and policy challenges. Swiss Medical Weekly, [S. l.], v. 148, n. 0304, p. w14571, 2018. DOI: 10.4414/smw.2018.14571.

VIEIRA, Márcia de Freitas. Pedagogia de Paulo Freire e tecnologias digitais na educação. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, [S. l.], v. 8, n. 2, p. e0240025-47, 2021. DOI: 10.20396/tsc.v8i2.15932.

WONG, Paul J. et al. Student Use of Digital Patient Cases May Improve Performance in a Pharmacy Cardiovascular Therapeutics Course. Pharmacy, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 31, 2025. DOI: 10.3390/pharmacy13020031.

WOO, Younghee; REEVES, Thomas C. Meaningful interaction in web-based learning: A social constructivist interpretation. The Internet and Higher Education, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 15–25, 2007. DOI: 10.1016/j.iheduc.2006.10.005.

YAHYA, Lahoucine Ben et al. Immersive simulation in nursing and midwifery education: a systematic review. Journal of Educational Evaluation for Health Professions, [S. l.], v. 21, p. 19, 2024. DOI: 10.3352/jeehp.2024.21.19.

ZARIF, Azmaeen. The ethical challenges facing the widespread adoption of digital healthcare technology. Health and Technology, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 175–179, 2022. DOI: 10.1007/s12553-021-00596-w.

Downloads

Publicado

2025-11-30

Como Citar

Andrade, M. C. P., Gomes, M. F. M., Gomes, D. C., Paiva, L. S., Nunes, V. E. V., Xavier Filho, R. R. B., & Nunes, P. I. G. (2025). EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA FORMAÇÃO EM SAÚDE: EVIDÊNCIAS SOBRE APRENDIZAGEM CLÍNICA, ÉTICA E HUMANIZAÇÃO. Revista De Educação à Distância, 1(1). Recuperado de https://wyden.periodicoscientificos.com.br/index.php/READ/article/view/1223