CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA NA FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA

REFLEXÕES A PARTIR DA DISCIPLINA DE TEORIAS E TÉCNICAS PSICOTERÁPICAS ESPECIAIS

Auteurs

  • Francisco Wesley Batista Costa
  • Ana Priscila Barroso Araujo

Mots-clés :

Monitoria, Psicologia, Teorias, Técnicas, Psicoterápicas

Résumé

Tratou-se de um relato de experiência que destaca os impactos significativos da atuação como monitor acadêmico na formação em psicologia. A monitoria acadêmica é uma oportunidade única para os estudantes universitários aprofundarem seus conhecimentos, desenvolverem suas habilidades de comunicação, aprimorarem suas aptidões pedagógicas e enriquecerem sua perspectiva profissional. Neste contexto, foi explorado sobre como essa experiência contribui de maneira relevante para a ampliação do olhar e conhecimento do aluno, preparando-o para sua futura carreira na área da psicologia e contribuindo para seu percurso acadêmico. Assim, este relato de experiência visa estimular e incentivar outros alunos estudantes de psicologia a considerarem a monitoria acadêmica como parte essencial de sua formação. Ao reconhecer os benefícios dessa prática, espera-se que mais alunos se engajem ativamente na promoção da educação e no aprimoramento de suas próprias habilidades, contribuindo para o crescimento da próxima geração de profissionais da psicologia. No decorrer dessa experiência como monitor, pude vivenciar uma abordagem pedagógica que estimulou não apenas o aprendizado teórico, mas também o desenvolvimento de habilidades práticas essenciais para minha formação em psicologia.

Bibliographies de l'auteur

Francisco Wesley Batista Costa

Discente de Psicologia do Centro Universitário Anhanguera de Fortaleza/CE.

Ana Priscila Barroso Araujo

2 Possui graduação e mestrado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza, bem como especialização em Terapia Analitico-Comportamental pelo Núcleo Tríplice. É professora de Curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera de Fortaleza e do Centro Universitário UniFanor. Cursa especialização em Terapia Cognitiva-Comportamental pela Faculdade Anhanguera. Atua como psicóloga clínica na clínica Gaia.

Téléchargements

Publiée

2025-09-24

Comment citer

Batista Costa, F. W., & Barroso Araujo, A. P. (2025). CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA NA FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA: REFLEXÕES A PARTIR DA DISCIPLINA DE TEORIAS E TÉCNICAS PSICOTERÁPICAS ESPECIAIS. Duna: Revista Multidisciplinar De Inovação E Práticas De Ensino, 1(2). Consulté à l’adresse https://wyden.periodicoscientificos.com.br/index.php/jornadacientifica/article/view/1068