PERCEPÇÃO ERGONÔMICA EM DISCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Francisca Letícia Sampaio Gomes
  • Kaytiane do Carmo Cabral
  • Maria Elissandra Rosa
  • Mykelly Muniz do Nascimento
  • Lenismar Sá Cavalcante

Palavras-chave:

Percepção, Egonômica, Ensino Superior, Estudantes, Fisioterapia

Resumo

A aplicação da ergonomia no ambiente educacional torna-se indispensável, pois, visa garantir boas condições acadêmicas visando melhorar o desempenho dos alunos. O objetivo desse trabalho é verificar a percepção ergonômica em discentes de uma Instituição de ensino superior. Tratou-se de um estudo quantitativo, realizado entre o período de agosto a outubro de 2023, em uma instituição de ensino superior localizada na cidade de Fortaleza/CE. O estudo foi realizado através de um formulário (Google Forms®), que explorou os principais fatores ergonômicos que podem influenciar a postura errônea dos acadêmicos. Foram entrevistados 42 alunos de variados cursos de graduação e exclusos quatro (n=4) alunos que não completaram a pesquisa do formulário, sendo considerado o total de 38 participantes. Quando analisado sobre a posição adotada ao sentar-se na cadeira durante a aula, observa-se que a maioria (71%) preferiu sentar-se na posição incorreta. No que se refere ao manuseio do smartphone, a maioria dos alunos (92%) afirmaram que manuseiam o aparelho de forma incorreta. Em relação ao uso da mochila, a maioria (63%) referiram utilizá-la e transportá-la de forma errônea durante o dia a dia. A maioria (53%) dos discentes referiram utilizar o computador e o notebook de forma ergonomicamente correta. Durante a rotina de estudo, a maioria (84%) dos alunos asseguram adotar a postura correta ao sentar-se na mesa para estudar ou ler um livro. Ao realizar uma autopercepção de sua postura em pé, a maioria dos alunos (69%) confirmaram que adotam a postura incorreta. Nota-se a importância da utilização da ergonomia através de educação em saúde e melhoria da estrutura institucional para melhorar a qualidade de vida dos estudantes e o rendimento educacional.

Biografia do Autor

Francisca Letícia Sampaio Gomes

Discente do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Fanor Wyden – UniFanor Wyden.

Kaytiane do Carmo Cabral

Discente do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Fanor Wyden – UniFanor Wyden.

Maria Elissandra Rosa

Discente do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Fanor Wyden – UniFanor Wyden.

Mykelly Muniz do Nascimento

Discente do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Fanor Wyden – UniFanor Wyden.

Lenismar Sá Cavalcante

Fisioterapeuta graduada pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Pós-graduada em Fisioterapia Cardio-Respiratória em UTI pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Fisioterapia Hospitalar, atuando principalmente nos seguintes temas: pneumologia, cardiologia e terapia intensiva. Possui experiência na área de Fisioterapia Cardiofuncional e Terapia Intensiva, atuando na Reabilitação Cardíaca (Fase I e II). Docente na área de fisioterapia no Centro Universitário UNIFANOR WYDEN, em destaque nas disciplinas de Fisioterapia Cardiofuncional, Fisioterapia Pneumofuncional, Fisioterapia Neurofuncional, Fisioterapia Intensivista e Fisioterapia na Saúde do Trabalhador.

Downloads

Publicado

2025-09-24

Como Citar

Sampaio Gomes, F. L., do Carmo Cabral, K., Rosa, M. E., Muniz do Nascimento, M., & Sá Cavalcante, L. (2025). PERCEPÇÃO ERGONÔMICA EM DISCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR. Duna: Revista Multidisciplinar De Inovação E Práticas De Ensino, 1(2). Recuperado de https://wyden.periodicoscientificos.com.br/index.php/jornadacientifica/article/view/1069

Edição

Seção

Relatos de experiências de práticas exitosas