EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM COMUNIDADES VULNERÁVEIS

EXPERIÊNCIAS DO PROJETO BONS VIZINHOS E UMA EXTENSIONISTA EAD NA COMUNIDADE POÇO DA DRAGA, FORTALEZA (CE)

Autores

  • Ozângela de Arruda Silva Centro Universitário Fanor Wyden
  • Izabelly Victória Villegas Sousa Centro Universitário Fanor Wyden

Palavras-chave:

Extensão universitária, Comunidades vulneráveis, Direitos sociais, Justiça social, Desenvolvimento comunitário

Resumo

Este artigo apresenta os resultados e reflexões da atuação do Projeto de Extensão Bons Vizinhos na comunidade Poço da Draga, em Fortaleza (CE), no semestre 2024.1. A ação buscou promover cidadania, acesso a direitos e educação em saúde por meio de mutirões, oficinas e atendimentos gratuitos, envolvendo alunos do curso de Investigação Forense e Perícia Criminal. O texto descreve a comunidade atendida, a justificativa da intervenção, a metodologia utilizada, os desafios enfrentados e os impactos observados, apoiando-se em referenciais sobre desenvolvimento comunitário, justiça social e educação emancipatória. A pesquisa se destaca por inserir a prática de extensão com uma aluna de um curso de ensino à distância. Os resultados indicam avanços na conscientização dos moradores sobre seus direitos, fortalecimento do vínculo universidade-comunidade e aprimoramento da formação discente, evidenciando o papel da extensão como instrumento de transformação social.

Biografia do Autor

Ozângela de Arruda Silva, Centro Universitário Fanor Wyden

Historiadora. Graduada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) onde foi bolsista de iniciação científica pelo CNPq. Mestre pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) onde foi bolsista FAPESP e integrou o Projeto Caminhos do Romance no Brasil. Autora contemplada no Prêmio Literário de Autor(a) Cearense, categoria Guilherme Studart, Ensaio de Tema Histórico Cultural, da SECULT-CE, com sua dissertação de mestrado "Pelas rotas dos livros". Com experiência em atividades de coordenação de bolsas de formação (iniciação científica, mestrado e doutorado) e elaboração/acompanhamento de editais de cooperação internacional e desenvolvimento da pós-graduação na Fundação Cearense de Apoio e Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). É docente do Centro Universitário UniFanor, onde participou durante três anos do Programa Interdisciplinar de Extensão Universitária Bons Vizinhos, no qual também foi coordenadora. Como professora, ministra disciplinas nas áreas de formação humanística que incluem: história, política, economia, cultura, sociologia, antropologia, ética, responsabilidade social, sustentabilidade e comunicação. Tem experiência de pesquisas na área de História, Cultura e Sociedade, atuando principalmente nos seguintes temas: História, política e cultura; Sociedade, identidade e espaços sociais; Jornais, mercado editorial e mídia. Tem experiência em ensino a distância e atua no EaD Wyden como professora tutora.

Izabelly Victória Villegas Sousa, Centro Universitário Fanor Wyden

Discente do curso de Investigação Forense e Perícia Criminal do Ensino Digital Wyden. Bacharela em Direito.

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Publicado

2025-06-02