EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM COMUNIDADES VULNERÁVEIS
EXPERIÊNCIAS DO PROJETO BONS VIZINHOS E UMA EXTENSIONISTA EAD NA COMUNIDADE POÇO DA DRAGA, FORTALEZA (CE)
Palavras-chave:
Extensão universitária, Comunidades vulneráveis, Direitos sociais, Justiça social, Desenvolvimento comunitárioResumo
Este artigo apresenta os resultados e reflexões da atuação do Projeto de Extensão Bons Vizinhos na comunidade Poço da Draga, em Fortaleza (CE), no semestre 2024.1. A ação buscou promover cidadania, acesso a direitos e educação em saúde por meio de mutirões, oficinas e atendimentos gratuitos, envolvendo alunos do curso de Investigação Forense e Perícia Criminal. O texto descreve a comunidade atendida, a justificativa da intervenção, a metodologia utilizada, os desafios enfrentados e os impactos observados, apoiando-se em referenciais sobre desenvolvimento comunitário, justiça social e educação emancipatória. A pesquisa se destaca por inserir a prática de extensão com uma aluna de um curso de ensino à distância. Os resultados indicam avanços na conscientização dos moradores sobre seus direitos, fortalecimento do vínculo universidade-comunidade e aprimoramento da formação discente, evidenciando o papel da extensão como instrumento de transformação social.
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