SALA DE AULA INTELIGENTE
INOVAÇÃO E TECNOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO DO FUTURO
Palabras clave:
Sala de Aula Inteligente, Automação, Sustentabilidade, Tecnologia Educacional, Eficiência EconômicaResumen
RESUMO: O projeto "Sala de Aula Inteligente" tem como objetivo criar um modelo com diretrizes de projeto de infraestrutura para modernizar os espaços de sala de aula convencionais, integrando eficiência econômica, tecnologia e sustentabilidade. Este projeto foi resultado da atividade extensionista vinculada à disciplina de Engenharia, Sociedade e Sustentabilidade. Neste artigo são discutidas a integração das várias áreas das engenharias para a criação de soluções inteligentes e inovadoras, capazes de favorecer a criação de ambientes de ensino mais eficientes. Para a aplicação dos conceitos estudados e o desenvolvimento do projeto aqui discutido, foi escolhida uma sala de aula do Centro Universitário Fanor Wyden - Dunas. Após visita ao local e levantamento de informações do ambiente, foi realizada discussão de ideias com elaboração de matriz de alinhamento contendo a identificação da situação-problema, as possibilidades de soluções e a sua viabilidade de execução. Após a definição das tecnologias e mudanças escolhidas para aplicação ao projeto, foi desenvolvida a proposta técnica e a análise de custos. Além da inovação tecnológica, foi considerada, para este projeto, a adoção de uma abordagem sustentável, priorizando materiais de baixo impacto ambiental e o uso de energia renovável. Seguindo as normas brasileiras de acessibilidade e eficiência energética, o projeto "Sala de Aula Inteligente" pretende transformar o ambiente educacional em um espaço dinâmico, sustentável e de alta tecnologia, contribuindo para um aprendizado mais eficaz e engajante. A colaboração interdisciplinar das engenharias envolvidas foi fundamental para o sucesso desse estudo. Espera-se que esse projeto possa ser aprofundado e implementado para a promoção de uma experiência educacional diferenciada para alunos e professores.
Palavras-chave: Sala de Aula Inteligente. Automação. Sustentabilidade. Tecnologia Educacional. Eficiência Econômica.
Citas
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9050:2015 - Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro: ABNT, 2015.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Manual de Iluminação LED - Guia de Eficiência Energética. São Paulo, 2023. ALMEIDA, M.; RODRIGUES, J.; SILVA, F. Eficiência energética em salas de aula inteligentes: Reduzindo custos operacionais com sistemas automatizados. Journal of Sustainable Education, v. 15, n. 4, p. 225-235, 2020.
KHAN, A.; PATEL, R.; SINGH, S. Benefícios ambientais dos sistemas automatizados de sala de aula no ensino superior. Renewable and Sustainable Education Studies, v. 8, n. 3, p. 147-162, 2021.
KIM, S.; CHEN, T.; LI, H. Integração tecnológica e acessibilidade em ambientes de aprendizagem inteligentes. Educational Technology Review, v. 20, n. 1, p. 85-98, 2019.
LEE, J.; LEE, S. Dispositivos interativos em salas de aula inteligentes: um estudo sobre o envolvimento dos alunos. Educational Innovations Journal, v. 12, n. 5, p. 99-115, 2019.
SANTOS, L.; RIBEIRO, G. Desafios da adoção de salas de aula inteligentes nas instituições de ensino brasileiras. Journal of Education and Society, v. 32, n. 2, p. 301-317, 2023.
WU, P.; LI, Z. O papel da IA em ambientes de aprendizagem adaptativos: Melhorando os resultados dos alunos em salas de aula inteligentes. Journal of Modern Education, v. 18, n. 3, p. 170-189, 2022.
ZHANG, Y.; CHEN, L.; ZHAO, Q. IoT e salas de aula inteligentes: uma revisão sistemática. Technology and Education Quarterly, v. 10, n. 2, p. 55-70, 2020.
ZHAO, W.; LIU, R.; WANG, X. Preocupações com a privacidade em ambientes de aprendizagem habilitados para IoT. International Journal of Educational Technology Security, v. 5, n. 1, p. 20-34, 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista de Educação à Distância

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Copyright (c) 2025 Revista de Educação à Distância.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Este é um artigo publicado em acesso aberto sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY 4.0), que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.
Para mais informações sobre a licença, consulte: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
