SALA DE AULA INTELIGENTE

INOVAÇÃO E TECNOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO DO FUTURO

Autores/as

  • Felipe Lira Americo Centro Universitário Fanor Wyden
  • Francisco Carlos Nascimento da Silva Centro Universitário Fanor Wyden
  • José Vinícius Marcelino de Freitas Centro Universitário Fanor Wyden
  • Luiz Gustavo Carvalho Falcão Rodrigues Centro Universitário Fanor Wyden
  • Maria Yara Sousa da Silva Centro Universitário Fanor Wyden
  • Samuel Lázaro Honorato Silva Centro Universitário Fanor Wyden
  • Emmanuelle Maria Vasconcelos Matos Centro Universitário Fanor Wyden

Palabras clave:

Sala de Aula Inteligente, Automação, Sustentabilidade, Tecnologia Educacional, Eficiência Econômica

Resumen

RESUMO: O projeto "Sala de Aula Inteligente" tem como objetivo criar um modelo com diretrizes de projeto de infraestrutura para modernizar os espaços de sala de aula convencionais, integrando eficiência econômica, tecnologia e sustentabilidade. Este projeto foi resultado da atividade extensionista vinculada à disciplina de Engenharia, Sociedade e Sustentabilidade. Neste artigo são discutidas a integração das várias áreas das engenharias para a criação de soluções inteligentes e inovadoras, capazes de favorecer a criação de ambientes de ensino mais eficientes. Para a aplicação dos conceitos estudados e o desenvolvimento do projeto aqui discutido, foi escolhida uma sala de aula do Centro Universitário Fanor Wyden - Dunas. Após visita ao local e levantamento de informações do ambiente, foi realizada discussão de ideias com elaboração de matriz de alinhamento contendo a identificação da situação-problema, as possibilidades de soluções e a sua viabilidade de execução. Após a definição das tecnologias e mudanças escolhidas para aplicação ao projeto, foi desenvolvida a proposta técnica e a análise de custos. Além da inovação tecnológica, foi considerada, para este projeto, a adoção de uma abordagem sustentável, priorizando materiais de baixo impacto ambiental e o uso de energia renovável. Seguindo as normas brasileiras de acessibilidade e eficiência energética, o projeto "Sala de Aula Inteligente" pretende transformar o ambiente educacional em um espaço dinâmico, sustentável e de alta tecnologia, contribuindo para um aprendizado mais eficaz e engajante. A colaboração interdisciplinar das engenharias envolvidas foi fundamental para o sucesso desse estudo. Espera-se que esse projeto possa ser aprofundado e implementado para a promoção de uma experiência educacional diferenciada para alunos e professores.

Palavras-chave: Sala de Aula Inteligente. Automação. Sustentabilidade. Tecnologia Educacional. Eficiência Econômica.

Biografía del autor/a

Felipe Lira Americo, Centro Universitário Fanor Wyden

Discente do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Fanor Wyden - UniFanor Wyden.

Francisco Carlos Nascimento da Silva, Centro Universitário Fanor Wyden

Discente do curso semipresencial de Engenharia de Produção do Centro Unviersitário Fanor Wyden - UniFanor Wyden.

José Vinícius Marcelino de Freitas, Centro Universitário Fanor Wyden

Discente do curso de Engenharia Elétrica do Centro Unviersitário Fanor Wyden - UniFanor Wyden.

Luiz Gustavo Carvalho Falcão Rodrigues, Centro Universitário Fanor Wyden

Discente do curso de Engenharia Elétrica do Centro Unviersitário Fanor Wyden - UniFanor Wyden.

Maria Yara Sousa da Silva, Centro Universitário Fanor Wyden

Discente do curso de Engenharia Civil do Centro Unviersitário Fanor Wyden - UniFanor Wyden.

Samuel Lázaro Honorato Silva, Centro Universitário Fanor Wyden

Discente do curso de Engenharia Elétrica do Centro Unviersitário Fanor Wyden - UniFanor Wyden.

Emmanuelle Maria Vasconcelos Matos, Centro Universitário Fanor Wyden

Possui graduação em Saneamento Ambiental pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (2007), graduação em Engenharia Ambiental pelo Centro Universitário Fanor Wyden (2021) e mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE/ Maracanaú e professora do Centro Universitário Fanor Wyden. Tem experiência nas áreas de Arquitetura, Planejamento Urbano e Engenharia Ambiental, com ênfase em Saneamento Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: conforto e monitoramento ambiental, arquitetura, modelagem de sistemas ambientais, gestão de resíduos sólidos, educação superior e climatologia urbana.

Citas

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9050:2015 - Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro: ABNT, 2015.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Manual de Iluminação LED - Guia de Eficiência Energética. São Paulo, 2023. ALMEIDA, M.; RODRIGUES, J.; SILVA, F. Eficiência energética em salas de aula inteligentes: Reduzindo custos operacionais com sistemas automatizados. Journal of Sustainable Education, v. 15, n. 4, p. 225-235, 2020.

KHAN, A.; PATEL, R.; SINGH, S. Benefícios ambientais dos sistemas automatizados de sala de aula no ensino superior. Renewable and Sustainable Education Studies, v. 8, n. 3, p. 147-162, 2021.

KIM, S.; CHEN, T.; LI, H. Integração tecnológica e acessibilidade em ambientes de aprendizagem inteligentes. Educational Technology Review, v. 20, n. 1, p. 85-98, 2019.

LEE, J.; LEE, S. Dispositivos interativos em salas de aula inteligentes: um estudo sobre o envolvimento dos alunos. Educational Innovations Journal, v. 12, n. 5, p. 99-115, 2019.

SANTOS, L.; RIBEIRO, G. Desafios da adoção de salas de aula inteligentes nas instituições de ensino brasileiras. Journal of Education and Society, v. 32, n. 2, p. 301-317, 2023.

WU, P.; LI, Z. O papel da IA em ambientes de aprendizagem adaptativos: Melhorando os resultados dos alunos em salas de aula inteligentes. Journal of Modern Education, v. 18, n. 3, p. 170-189, 2022.

ZHANG, Y.; CHEN, L.; ZHAO, Q. IoT e salas de aula inteligentes: uma revisão sistemática. Technology and Education Quarterly, v. 10, n. 2, p. 55-70, 2020.

ZHAO, W.; LIU, R.; WANG, X. Preocupações com a privacidade em ambientes de aprendizagem habilitados para IoT. International Journal of Educational Technology Security, v. 5, n. 1, p. 20-34, 2021.

Publicado

2025-11-30

Cómo citar

Americo, F. L., Silva, F. C. N. da, Freitas, J. V. M. de, Rodrigues, L. G. C. F., Silva, M. Y. S. da, Silva, S. L. H., & Matos, E. M. V. (2025). SALA DE AULA INTELIGENTE: INOVAÇÃO E TECNOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO DO FUTURO. Revista De Educação à Distância, 1(1). Recuperado a partir de https://wyden.periodicoscientificos.com.br/index.php/READ/article/view/1221