SALA DE AULA INTELIGENTE

INOVAÇÃO E TECNOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO DO FUTURO

Auteurs

  • Felipe Lira Americo Centro Universitário Fanor Wyden
  • Francisco Carlos Nascimento da Silva Centro Universitário Fanor Wyden
  • José Vinícius Marcelino de Freitas Centro Universitário Fanor Wyden
  • Luiz Gustavo Carvalho Falcão Rodrigues Centro Universitário Fanor Wyden
  • Maria Yara Sousa da Silva Centro Universitário Fanor Wyden
  • Samuel Lázaro Honorato Silva Centro Universitário Fanor Wyden
  • Emmanuelle Maria Vasconcelos Matos Centro Universitário Fanor Wyden

Mots-clés :

Sala de Aula Inteligente, Automação, Sustentabilidade, Tecnologia Educacional, Eficiência Econômica

Résumé

RESUMO: O projeto "Sala de Aula Inteligente" tem como objetivo criar um modelo com diretrizes de projeto de infraestrutura para modernizar os espaços de sala de aula convencionais, integrando eficiência econômica, tecnologia e sustentabilidade. Este projeto foi resultado da atividade extensionista vinculada à disciplina de Engenharia, Sociedade e Sustentabilidade. Neste artigo são discutidas a integração das várias áreas das engenharias para a criação de soluções inteligentes e inovadoras, capazes de favorecer a criação de ambientes de ensino mais eficientes. Para a aplicação dos conceitos estudados e o desenvolvimento do projeto aqui discutido, foi escolhida uma sala de aula do Centro Universitário Fanor Wyden - Dunas. Após visita ao local e levantamento de informações do ambiente, foi realizada discussão de ideias com elaboração de matriz de alinhamento contendo a identificação da situação-problema, as possibilidades de soluções e a sua viabilidade de execução. Após a definição das tecnologias e mudanças escolhidas para aplicação ao projeto, foi desenvolvida a proposta técnica e a análise de custos. Além da inovação tecnológica, foi considerada, para este projeto, a adoção de uma abordagem sustentável, priorizando materiais de baixo impacto ambiental e o uso de energia renovável. Seguindo as normas brasileiras de acessibilidade e eficiência energética, o projeto "Sala de Aula Inteligente" pretende transformar o ambiente educacional em um espaço dinâmico, sustentável e de alta tecnologia, contribuindo para um aprendizado mais eficaz e engajante. A colaboração interdisciplinar das engenharias envolvidas foi fundamental para o sucesso desse estudo. Espera-se que esse projeto possa ser aprofundado e implementado para a promoção de uma experiência educacional diferenciada para alunos e professores.

Palavras-chave: Sala de Aula Inteligente. Automação. Sustentabilidade. Tecnologia Educacional. Eficiência Econômica.

Bibliographies de l'auteur

Felipe Lira Americo, Centro Universitário Fanor Wyden

Discente do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Fanor Wyden - UniFanor Wyden.

Francisco Carlos Nascimento da Silva, Centro Universitário Fanor Wyden

Discente do curso semipresencial de Engenharia de Produção do Centro Unviersitário Fanor Wyden - UniFanor Wyden.

José Vinícius Marcelino de Freitas, Centro Universitário Fanor Wyden

Discente do curso de Engenharia Elétrica do Centro Unviersitário Fanor Wyden - UniFanor Wyden.

Luiz Gustavo Carvalho Falcão Rodrigues, Centro Universitário Fanor Wyden

Discente do curso de Engenharia Elétrica do Centro Unviersitário Fanor Wyden - UniFanor Wyden.

Maria Yara Sousa da Silva, Centro Universitário Fanor Wyden

Discente do curso de Engenharia Civil do Centro Unviersitário Fanor Wyden - UniFanor Wyden.

Samuel Lázaro Honorato Silva, Centro Universitário Fanor Wyden

Discente do curso de Engenharia Elétrica do Centro Unviersitário Fanor Wyden - UniFanor Wyden.

Emmanuelle Maria Vasconcelos Matos, Centro Universitário Fanor Wyden

Possui graduação em Saneamento Ambiental pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (2007), graduação em Engenharia Ambiental pelo Centro Universitário Fanor Wyden (2021) e mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE/ Maracanaú e professora do Centro Universitário Fanor Wyden. Tem experiência nas áreas de Arquitetura, Planejamento Urbano e Engenharia Ambiental, com ênfase em Saneamento Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: conforto e monitoramento ambiental, arquitetura, modelagem de sistemas ambientais, gestão de resíduos sólidos, educação superior e climatologia urbana.

Références

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9050:2015 - Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro: ABNT, 2015.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Manual de Iluminação LED - Guia de Eficiência Energética. São Paulo, 2023. ALMEIDA, M.; RODRIGUES, J.; SILVA, F. Eficiência energética em salas de aula inteligentes: Reduzindo custos operacionais com sistemas automatizados. Journal of Sustainable Education, v. 15, n. 4, p. 225-235, 2020.

KHAN, A.; PATEL, R.; SINGH, S. Benefícios ambientais dos sistemas automatizados de sala de aula no ensino superior. Renewable and Sustainable Education Studies, v. 8, n. 3, p. 147-162, 2021.

KIM, S.; CHEN, T.; LI, H. Integração tecnológica e acessibilidade em ambientes de aprendizagem inteligentes. Educational Technology Review, v. 20, n. 1, p. 85-98, 2019.

LEE, J.; LEE, S. Dispositivos interativos em salas de aula inteligentes: um estudo sobre o envolvimento dos alunos. Educational Innovations Journal, v. 12, n. 5, p. 99-115, 2019.

SANTOS, L.; RIBEIRO, G. Desafios da adoção de salas de aula inteligentes nas instituições de ensino brasileiras. Journal of Education and Society, v. 32, n. 2, p. 301-317, 2023.

WU, P.; LI, Z. O papel da IA em ambientes de aprendizagem adaptativos: Melhorando os resultados dos alunos em salas de aula inteligentes. Journal of Modern Education, v. 18, n. 3, p. 170-189, 2022.

ZHANG, Y.; CHEN, L.; ZHAO, Q. IoT e salas de aula inteligentes: uma revisão sistemática. Technology and Education Quarterly, v. 10, n. 2, p. 55-70, 2020.

ZHAO, W.; LIU, R.; WANG, X. Preocupações com a privacidade em ambientes de aprendizagem habilitados para IoT. International Journal of Educational Technology Security, v. 5, n. 1, p. 20-34, 2021.

Publiée

2025-11-30

Comment citer

Americo, F. L., Silva, F. C. N. da, Freitas, J. V. M. de, Rodrigues, L. G. C. F., Silva, M. Y. S. da, Silva, S. L. H., & Matos, E. M. V. (2025). SALA DE AULA INTELIGENTE: INOVAÇÃO E TECNOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO DO FUTURO. Revista De Educação à Distância, 1(1). Consulté à l’adresse https://wyden.periodicoscientificos.com.br/index.php/READ/article/view/1221