SAÚDE DIGITAL E EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA
ACESSO E CUIDADO INTEGRADO
Palabras clave:
Metodologias Ativas, Saúde Pública, Telessaúde, Alfabetização em Saúde, Comunicação CientíficaResumen
Este trabalho aborda a articulação entre Saúde Digital e Educação Comunitária como estratégias para promover o acesso e o cuidado integrado em saúde. A proposta meto-dológica, caracterizada como pesquisa qualitativa, aplicada e participativa, foi desen-volvida com graduandos de Biomedicina e Farmácia da UNIFBV Wyden. O objetivo foi enfrentar a desinformação em saúde, aproveitando o potencial das Tecnologias da In-formação e Comunicação (TICs) para democratizar o acesso à informação. A metodo-logia foi estruturada em três etapas: Leitura e discussão científica; Elaboração de con-teúdos educativos digitais, como cards e infográficos, com linguagem acessível; Publi-cação e interação em redes sociais, incluindo lives temáticas no Instagram. Os resulta-dos demonstram a relevância das metodologias ativas e do uso de mídias digitais para a formação crítica dos estudantes da área da saúde e para o combate à desinforma-ção. Os discentes desenvolveram o letramento científico e produziram materiais sobre temas como vacinação e uso racional de medicamentos, alinhando a linguagem técni-ca à comunicação acessível. A interação com o público em lives temáticas no Insta-gram (@jornadaconhecersaude) evidenciou o interesse da comunidade por temas sen-síveis e reforçou o potencial da extensão universitária digitalizada para a promoção da saúde e da cidadania digital. Conclui-se que o projeto contribuiu para a qualificação do ensino e para a disseminação de informação confiável.
Palavras-chave: Sala de Aula Inteligente. Automação. Sustentabilidade. Tecnologia Educacional. Eficiência Econômica.
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