SAÚDE DIGITAL E EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA

ACESSO E CUIDADO INTEGRADO

Auteurs

  • Miria de Oliveira Barbosa Centro Universitário FBV Wyden
  • Filipe Cavalcanti Queiroz Peixe Centro Universitário FBV Wyden

Mots-clés :

Metodologias Ativas, Saúde Pública, Telessaúde, Alfabetização em Saúde, Comunicação Científica

Résumé

Este trabalho aborda a articulação entre Saúde Digital e Educação Comunitária como estratégias para promover o acesso e o cuidado integrado em saúde. A proposta meto-dológica, caracterizada como pesquisa qualitativa, aplicada e participativa, foi desen-volvida com graduandos de Biomedicina e Farmácia da UNIFBV Wyden. O objetivo foi enfrentar a desinformação em saúde, aproveitando o potencial das Tecnologias da In-formação e Comunicação (TICs) para democratizar o acesso à informação. A metodo-logia foi estruturada em três etapas: Leitura e discussão científica; Elaboração de con-teúdos educativos digitais, como cards e infográficos, com linguagem acessível; Publi-cação e interação em redes sociais, incluindo lives temáticas no Instagram. Os resulta-dos demonstram a relevância das metodologias ativas e do uso de mídias digitais para a formação crítica dos estudantes da área da saúde e para o combate à desinforma-ção. Os discentes desenvolveram o letramento científico e produziram materiais sobre temas como vacinação e uso racional de medicamentos, alinhando a linguagem técni-ca à comunicação acessível. A interação com o público em lives temáticas no Insta-gram (@jornadaconhecersaude) evidenciou o interesse da comunidade por temas sen-síveis e reforçou o potencial da extensão universitária digitalizada para a promoção da saúde e da cidadania digital. Conclui-se que o projeto contribuiu para a qualificação do ensino e para a disseminação de informação confiável.

Palavras-chave: Sala de Aula Inteligente. Automação. Sustentabilidade. Tecnologia Educacional. Eficiência Econômica.

Bibliographies de l'auteur

Miria de Oliveira Barbosa, Centro Universitário FBV Wyden

Graduada em Farmácia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), possui Mestrado em Ciências Farmacêuticas com ênfase em Química Medicinal e é Doutora em Inovação Terapêutica (PPGIT - UFPE) com ênfase e Doenças Negligenciadas. Possui experiência na coordenação pedagógica do curso de gradução em farmácia e é membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) do INEP/MEC.

Filipe Cavalcanti Queiroz Peixe, Centro Universitário FBV Wyden

Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Patologia também da UFPE, onde participou de projetos de pesquisa sobre a associação das metaloproteinases de matriz (MMPs) e a carcinogênese mamária, bem como pesquisas com HPV e câncer cervical no Laboratório de Pesquisas Citológicas e Moleculares (LPCM) da UFPE. Bacharel em Biomedicina/UFPE, com habilitação em Análises Clínicas. Atuação no desenvolvendo de pesquisas com a COVID-19 e respostas imunológicas da vacinação contra o SARS-COV 2.durante período de Doutorado (no qual foi interrompido) pelo Programa de Pós-graduação em Medicina Tropical da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Tem experiência nas áreas de Patologia, Histologia, Bioquímica, Citologia Clínica utilizando técnicas de Biologia Molecular e Imunohistoquímica, Virologia, Imunologia e Saúde Pública. Possui segunda graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e especialização em Administração e Gestão Escolar pelo Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), possuindo experiência na área de educação e coordenação pedagógica. Atualmente é estudante da Licenciatura em Pedagogia (UFRPE), realiza especialização em Vigilância Sanitária e Qualidade de Alimento (UNESA), é docente de nível superior (graduação e pós-graduação), coordenador acadêmico e membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) do INEP/MEC.

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Publiée

2025-11-30

Comment citer

Barbosa, M. de O., & Peixe, F. C. Q. (2025). SAÚDE DIGITAL E EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA: ACESSO E CUIDADO INTEGRADO. Revista De Educação à Distância, 1(1). Consulté à l’adresse https://wyden.periodicoscientificos.com.br/index.php/READ/article/view/1222