O RECURSO DE VOZ COMO RESPOSTA AOS FÓRUNS DE DISCUSSÃO DO ENSINO DIGITAL WYDEN E O PROCESSO DE INCLUSÃO E DE ACESSIBILIDADE

Autores/as

  • Vicente De Paulo Augusto Oliveira Junior
  • Alyne B. F. Virino Ricarte Centro Universitário Fanor Wyden

Palabras clave:

Recurso de voz, Acessibilidade, Ensino à Distância, Fóruns de discussão, Inclusão

Resumen

O presente trabalho tem por objetivo, com uma metodologia lógico-dedutiva, apresentar o recurso de voz implementado pelo Ensino Digital Wyden, de forma inovadora, como meio de atendimento aos discentes nos fóruns de discussão de forma mais dinâmica, proporcionando personalização e inclusão no processo de ensino-aprendizagem.  Verificou-se que, diante da utilização do recurso, os discentes apresentaram melhores aproveitamentos no atendimento às suas demandas, bem como sentiram-se incluídos quando da realização das disciplinas.

Biografía del autor/a

Alyne B. F. Virino Ricarte, Centro Universitário Fanor Wyden

Professora Universitária, Historiadora, Jornalista(1909/Ce) Mestre em História e Culturas pela Universidade Estadual do Ceará UECE. Graduação em história licenciatura plena pela Universidade Estadual do Ceará (2005). Graduação em Jornalismo pela Faculdades Nordeste Fanor (2006). Especialização em Educação 4.0. Experiência na Gestão Educacional Universitária desde 2011. Experiência como pesquisadora (arqueologia, História, Comunicação e Cultura Popular) com ênfase em Memória e Oralidade. Experiência como professora de graduação e pós-graduação nas áreas de história, educação, cultura e comunicação desde 2006, com ênfase na Educação a distância exercendo diversas funções nessa área desde 2015. Atualmente docente na área de Humanas e Comunicação, Avaliadora do Banco Nacional de Avaliadores do Sinaes (BASis) e Gerente Acadêmica EAD da Wyden Nacional.

Publicado

2025-05-13