O MODELO DE PROFESSOR-TUTOR DO ENSINO DIGITAL WYDEN COMO FORMA DE PERSONIFICAÇÃO E INCLUSÃO NO ENSINO-APRENDIZAGEM À DISTÂNCIA

Autores

  • Vicente De Paulo Augusto Oliveira Junior
  • Alexandra Pedrosa Monteiro Centro Universitário Fanor Wyden
  • Alyne B. F. Virino Ricarte Centro Universitário Fanor Wyden

Palavras-chave:

Professor-tutor, TIC, educação a distância, educação híbrida, tecnologia educacional

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo, com uma metodologia lógico-dedutiva, revisão de literatura especializada e análise doutrinária e legislativa, apresentar o modelo de ensinoaprendizagem de professor-tutor, realizado pelo Ensino Digital Wyden e como auxilia na forma de personificação e inclusão do discente no ensino à distância. Tem-se, como justificativa, as exigências de um modelo de ensino-aprendizagem que permite ao tutor aproximar-se do discente, provocando-lhe equilíbrio para ter acesso a conhecimentos, competências e habilidades distintas. Conclui-se que a inclusão de professorestutores, formados e com aderência temática às disciplinas que irão conduzir, proporciona maior facilidade na aproximação do discente com o conteúdo.

Biografia do Autor

Alexandra Pedrosa Monteiro, Centro Universitário Fanor Wyden

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (2013) e em Administração pelo UniFanor Wyden, com Especialização em Gestão Pública Municipal pela Unilab (2016) e Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) pela UFC. Atualmente é professora do Centro Universitário Fanor Wyden e professora-tutora do Ensino Digital Wyden

Alyne B. F. Virino Ricarte, Centro Universitário Fanor Wyden

Professora Universitária, Historiadora, Jornalista(1909/Ce) Mestre em História e Culturas pela Universidade Estadual do Ceará UECE. Graduação em história licenciatura plena pela Universidade Estadual do Ceará (2005). Graduação em Jornalismo pela Faculdades Nordeste Fanor(2006). Especialização em Educação 4.0. Experiência na Gestão Educacional Universitária desde 2011. Experiência como pesquisadora (arqueologia, História, Comunicação e Cultura Popular) com ênfase em Memória e Oralidade. Experiência como professora de graduação e pós graduação nas áreas de história, educação, cultura e comunicação desde 2006 e Atualmente com ênfase na Educação a distância exercendo diversas funções nessa área desde 2015. Atualmente docente na área de Humanas e Comunicação, Avaliadora do Banco Nacional de Avaliadores do Sinaes (BASis) e Gerente Acadêmica EAD da Wyden Nacional

Downloads

Publicado

2025-06-02