CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE NO BRASIL: UMA ANÁLISE DA PERSPECTIVA DA ATUAÇÃO DO STF PARA A EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS NAS POLITICAS PUBLICAS
Palavras-chave:
Controle de Constitucionalidade. Brasil. Efetivação dos Direitos Fundamentais. Política Pública.Resumo
O presente trabalho aborda uma análise da perspectiva da atuação do STF para a efetivação dos direitos fundamentais das políticas públicas no Estado Democrático do Direito Brasileiro. A eficiência dos direitos fundamentais sociais, partindo-se da sua própria descrição como um direito fundamental, é uma temática periódica na bibliografia jusconstitucional, muito embora ainda não tenha sido possível chegar a uma inferência harmônica. A efetivação dos referidos direitos envolve a obrigação positiva do Poder Público, considerando que a ingerência estatal advém da elaboração e realização de políticas públicas e serviços públicos. O Estado possui diretrizes gerais, cuja finalidade é controlar o estado democrático de Direito, promovendo a justiça social, proclamando os princípios da dignidade humana, cidadania, soberania, valores sociais do trabalho, pluralismo político, dentre outros. Em detrimento da escassez de recursos e por vezes, a má administração, nem sempre os direitos fundamentais estão assegurados. Cabe ao Poder Judiciário intermediar o controle da legalidade dos atos públicos e a eficácia dos programas governamentais na federação brasileira. A presença do Ministério Público é fundamental para incentivar as atividades do Poder Judiciário, no que é referente à proteção, realização dos direitos fundamentais, satisfazendo as necessidades populacionais, de acordo com os limites e objetivos expressos na Constituição Federal. A aplicação dos recursos públicos deve ser feitas de modo eficiente. O controle das políticas realiza-se por meio de ações individuais, coletivas ou até mesmo através do controle abstrato da constitucionalidade de leis ou atos do Poder Público. As decisões que forem emitidas na esfera dos processos coletivos (ações civis públicas) ou as ações abstratas (controle objetivo da constitucionalidade) atingem a maioria populacional.
Referências
BARCELLOS. Ana Paula. Neoconstitucionalismo, Direitos Fundamentais e Controle das Políticas Públicas. Disponível em: . Acesso em 19 de novembro de 2017.
CUNHA JR. Dirley da. Controle judicial das omissões do poder público: em busca de uma dogmática constitucional transformadora à luz do direito fundamental à efetivação da Constituição. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.
CALDINO, F., O custo dos direitos. In: Ricardo Lobo Torres (org,). Legitimação dos direitos humanos,2002, p. 139-222.
GRAU, Eros Roberto. A ordem econômica na Constituição de 1988. 10. ed. ver e atual. São Paulo: Malheiros, 2005.
HÄBERLE, Peter. Hermenêutica constitucional: a sociedade aberta dos intérpretes da constituição: contribuição para a interpretação pluralista e “procedimental” da constituição. Tradução de Gilmar Ferreira Mendes. Porto Alegre: S. A. Fabris, 1997.
HOLMES, Stephen; SUNSTEIN, Cass R. Il costo del diritti: perché la libertà dipende dalle tasse. Bologna: Il Mulino, 2000.
KRELL, Andreas. Direitos sociais e controle judicial no Brasil e na Alemanha: os (des) caminhos de um Direito Constitucional “comparado”. Porto Alegre: Sergio fabris, 2002.
LEITÃO, Marcell Braga. Judicialização das políticas públicas sociais. Monografia apresentada à UNIPAC, 2011. Disponível em: < http://www.unipac.br/site/bb/tcc/tcc-de8bc5a6c873abb6cd7e3df230da43a9.pdf> Acesso em nov. 2017.
PRIETO SANCHÍS, Luis. Sobre principios y normas: problemas del razonamiento jurídico. Madrid: Centro de Estudios Constitucionales, 1992.
RIBEIRO, P. H. S. Judicialização da política no contexto do neoconstitucionalismo. Monografia apresentada à UniCEUB. Brasília, 2012. Disponível em: < http://www.repositorio.uniceub.br/handle/235/4368> Acesso em: nov. 2017.
SILVA. Alessandra Obara Soares. INEXISTÊNCIA OU INEFICIÊNCIA DA POLÍTICAS PÚBLICAS E CONTROLE JUDICIAL. Revista eletrônica da Faculdade de Direito da PUC-SP. Disponível em: . Acesso em 16 de novembro de 2017.
SOARES, Hector Cury. O controle de constitucionalidade das leis e a importação de seus modelos para a construção de uma arquitetônica brasileira. Rev. JURIS, Rio Grande, v. 13, p. 99-125. 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores concedem à Revista Juris UniToledo os direitos exclusivos para a primeira publicação de seu trabalho, sendo simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença possibilita que terceiros realizem o download e compartilhem os trabalhos em qualquer formato ou meio, desde que atribuam a devida autoria, sem a capacidade de realizar alterações no material ou utilizá-lo para fins comerciais. Qualquer remixagem, transformação ou desenvolvimento do material não permite a distribuição do material modificado.