EVOLUÇÃO POLÍTICO-CRIMINAL DA REPRESSÃO ÀS DROGAS NOS ESTADOS UNIDOS E NO BRASIL
Palavras-chave:
drogas; guerra às drogas; repressão criminal; criminologiaResumo
O presente artigo busca explanar as origens da criminalização, através da correlação da política criminais de dois países, de um dos vetores que mais envolve o aparato de segurança pública, internacional e policial do último século: as drogas. Sejam naturais ou sintéticas, com incentivo de uso ou penalização com a morte, as drogas vêm de uma longa tradição de controvérsias, seja no Brasil ou no mundo. Mas, um país em especial, irá influenciar a política brasileira de drogas a partir do século XX, os Estados Unidos. A exportação da política de drogas norte-americana ao Brasil não irá ter a mesma aplicabilidade quanto ao público, mas terá o mesmo resultado, a segregação baseada em políticas higienistas de cor e raça.
Referências
BATISTA, Nilo. Política Criminal com derramamento de sangue. Revista Brasileira de Ciências Criminais. n. 20, v. 5, 1997. p. 129-146.
BERKE, Jeremy. California's cannabis market is expected to soar to $5.1 billion — and it's going to be bigger than beer. Disponível em: . Acesso em 20 maio 2018.
BRASIL. Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias: INFOPEN. Brasília: Ministério da Justiça e Segurança Pública. Departamento Penitenciário Nacional, 2017.
CARVALHO, Salo de. A política criminal de drogas no Brasil: estudo criminológico e dogmático da Lei 11.343/06. Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris, 2010.
DIETER, Vitor Stegemann. A política penal de drogas proibidas nos EUA e Brasil. Revista Direito e Práxis, vol. 02, n. 01, 2011. p. 97-118.
DEL OLMO, Rosa. A face oculta da droga. Rio de Janeiro: Revan, 1990.
DUFTON, Emily. The War on Drugs: How President Nixon Tied Addiction to Crime. Disponível em: . Acesso em 15 junho 2018.
GÓES, Luciano. Pátria Exterminadora: O Projeto Genocida Brasileiro. Revista Transgressões: Ciências Criminais em Debate, v.5, n.2, maio de 2017. p. 01-27.
REUTER, Peter. Avaliação da Política sobre Drogas dos Estados Unidos. Texto de apoio para a Primeira Reunião da Comissão Latinoamericana sobre Drogas e Democracia. Disponível em: . Acesso em 19 julho 2018.
SANTOS, Myrian Sepúlveda dos. A prisão dos ébrios, capoeiras e vagabundos no início da Era Republicana. Revista Topoi. v. 5, n. 8, jan.- jun. 2004, p. 138-169.
TORCATO, Carlos Eduardo Martins. A história das drogas e sua proibição no Brasil: da Colônia à República. Tese (Doutorado), Universidade de São Paulo - USP, São Paulo, SP, 2016.
TRAD, Sérgio do Nascimento Silva. A trajetória da prevenção às drogas no Brasil: do Proibicionismo à Redução de Danos e seus reflexos nas políticas locais. Tese (Doutorado), Universitat Rovira I Virgili - URV, Tarragona, Espanha, 2010.
VALOIS, Luís Carlos. Direito Penal da Guerra às Drogas. Belo Horizonte: Editora D' Plácido, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores concedem à Revista Juris UniToledo os direitos exclusivos para a primeira publicação de seu trabalho, sendo simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença possibilita que terceiros realizem o download e compartilhem os trabalhos em qualquer formato ou meio, desde que atribuam a devida autoria, sem a capacidade de realizar alterações no material ou utilizá-lo para fins comerciais. Qualquer remixagem, transformação ou desenvolvimento do material não permite a distribuição do material modificado.