A JUDICIALIZAÇÃO DA POLÍTICA NO DIREITO BRASILEIRO
Resumo
Este trabalho teve por objetivo investigar quais são as origens da interferência do Poder Judiciário na elaboração e na execução de políticas públicas. O tema ganha relevância a partir do momento em que se verifica que a intervenção do Poder Judiciário nas esferas legislativa e executiva tem causado intensa divergência doutrinária e jurisprudencial. A fim de atingir os objetivos propostos, fora realizada uma análise bibliográfica/teórica com o levantamento de questões que envolvem o tema em livros, doutrinas, artigos científicos, etc., bem como o exame da legislação pertinente. Ao final, chegou-se à conclusão de que a possibilidade de controle judicial das políticas públicas tem como plano de fundo a transformação do Estado liberal em Estado social, aliado à judicialização da política, perpetrada no direito brasileiro, principalmente, a partir da Constituição Federal de 1988.
Referências
BARROSO, Luís Roberto. Curso de direito constitucional contemporâneo: os conceitos fundamentais e a construção do novo modelo. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2015.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.
CAMBI, Eduardo. Neoconstitucionalismo e neoprocessualismo: direitos fundamentais, políticas públicas e protagonismo judiciário. 2. ed. rev. atual. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2011.
CANELLA JUNIOR, Osvaldo. Controle judicial de políticas públicas. São Paulo: Saraiva, 2011.
COMPARATO, Fábio Konder. Novas funções judiciais no Estado moderno. Revista dos Tribunais, v. 614, n. 1, p. 14-22, 1986.
GRINOVER, Ada Pellegrini. O controle de políticas públicas pelo Poder Judiciário. Revista de Processo. São Paulo: Revista dos Tribunais, n. 164, ano 33, out. 2008.
JACOB, Cesar Augusto Alckmin. A “reserva do possível”: obrigação de previsão orçamentária e de aplicação de verba. In: GRINOVER, Ada Pellegrini; WATANABE, Kazuo (coord.). O controle jurisdicional de políticas públicas. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2013.
SADEK, Maria Tereza. Judiciário e arena pública: um olhar a partir da ciência política. In: GRINOVER, Ada Pellegrini; WATANABE, Kazuo (coord.). O controle jurisdicional de políticas públicas. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2013.
ZANETI JR., Hermes. A teoria da separação de poderes e o estado democrático constitucional: funções de governo e funções de garantia. In: GRINOVER, Ada Pellegrini; WATANABE, Kazuo (coord.). O controle jurisdicional de políticas públicas. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores concedem à Revista Juris UniToledo os direitos exclusivos para a primeira publicação de seu trabalho, sendo simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença possibilita que terceiros realizem o download e compartilhem os trabalhos em qualquer formato ou meio, desde que atribuam a devida autoria, sem a capacidade de realizar alterações no material ou utilizá-lo para fins comerciais. Qualquer remixagem, transformação ou desenvolvimento do material não permite a distribuição do material modificado.