PRAGMATISMO versus GARANTISMO: A LÓGICA INTERPRETATIVA JURÍDICO PENAL BRASILEIRA

Autores

  • Ana Carolina Santana
  • Carlos Alberto Menezes

Palavras-chave:

pragmatismo; cognitivismo; decisionismo; discricionariedade

Resumo

Este artigo se propõe a analisar o pragmatismo jurídico proposto por Richard Posner e sua inaplicabilidade ao sistema jurídico brasileiro, no âmbito penal. Demonstraremos que a base de discricionariedade na qual se funda o pragmatismo possui limitações constitucionais impostas pelo nosso Ordenamento Jurídico. De modo que, a análise do resultado eficiente da decisão é incompatível com o sistema de garantias penais e processuais penais. Defenderemos, neste trabalho, que a legitimidade da decisão judicial se dá na medida em que ela observa os direitos fundamentais e não no modo como se apresenta à realidade social, em nível de eficiência prática. Utilizaremos a epistemologia garantista para demonstrar que a Constituição Federal não autoriza que o julgador brasileiro se utilize do pragmatismo para proferir decisões na seara penal.

Referências

CANOTILHO, José Joaquim Gomes. Direito Constitucional e Teoria da Constituição. 7ª Edição. Edições Almedina. Coimbra, 2003.

CASARA, Rubens R. R. Estado Pós Democrático: neo-obscurantismo e gestão dos indesejáveis. 1ª edição. Rio de Janeiro. Editora Civilização Brasileira, 2017.

FERRAJOLI, Luigi. Direito e razão: teoria do garantismo penal. 3ª edição. São Paulo. Editora Revista dos Tribunais, 2002.

_________________. Democracia y Garantismo. 2ª edição. Madrid. Editora Trotta, 2010.

POSNER, Richard A. A economia da Justiça. 1ª edição. São Paulo. Editora Martins Fontes, 2010.

________________. Para além do direito. 1ª edição. São Paulo. Editora Martins Fontes, 2009.

STRECK, Lenio Luiz. Verdade e Consenso. 6ª edição. São Paulo. Editora Saraiva, 2017.

__________________. Precisamos falar sobre direito e moral. 1ª edição. Rio de Janeiro. Editora Tirant lo Blanch, 2019.

ZAFFARONI, Eugenio Raúl. Em busca das penas perdidas. 5ª edição. Rio de Janeiro. Editora Revan, 2017.

Downloads

Publicado

02.10.2023

Como Citar

Santana, A. C. ., & Menezes, C. A. . (2023). PRAGMATISMO versus GARANTISMO: A LÓGICA INTERPRETATIVA JURÍDICO PENAL BRASILEIRA. Revista Juris UniToledo, 6(01), 21–35. Recuperado de https://wyden.periodicoscientificos.com.br/index.php/jurisunitoledo/article/view/290

Edição

Seção

Artigos