PONDERAÇÕES ACERCA DA READAPTAÇÃO DE SERVIDOR PÚBLICO
Palavras-chave:
readaptação; concurso público; servidor público.Resumo
O Supremo Tribunal Federal, por meio da Súmula Vinculante 43, considera inconstitucional qualquer modalidade de provimento que possibilite a investidura de servidor público em cargo integrante de carreira diversa daquela para a qual prestou concurso. No entanto, não há manifestação expressa da Corte sobre a chamada readaptação, que possibilita o aproveitamento do servidor quando lhe sobrevém limitação da capacidade física ou mental. O objetivo desse artigo é analisar a constitucionalidade da readaptação frente à regra constitucional do concurso público, a dignidade da pessoa humana e o valor social do trabalho.
Referências
CARVALHO, M. manual de Direito Administrativo. 3 ed. Salvador:JusPodium, 2016.
CARVALHO FILHO, J.S. Manual de Direito Administrativo. 26ed., São Paulo:Atlas, 2013.
DI PIETRO, M.S.Z. Direito Administrativo. 31ed., Rio de Janeiro:Forense, 2018.
FIGUEIREDO, L.V. Lições de Direito Econômico. 9ed., Rio de Janeiro:Forense, 2016.
FURTADO, L.R. Curso de Direito Administrativo. 2ed., Belo Horizonte:Fórum, 2010.
GASPARINI, D. Direito Administrativo. 17ed., São Paulo:Saraiva, 2012.
GONÇALVES, H. A.C.; LOPES, M.H. A dignidade da pessoa humana e o valor social do trabalho. Revista de Direito Econômico e Socioambiental, Curitiba, v. 4, n. 2, p. 129-145, jul./dez. 2013
MADEIRA, J.M.P. Servidor Público na atualidade. 8ed., Rio de Janeiro:Elsevier, 2010.
MEIRELLES, H. L. Direito administrativo brasileiro. 29ed., São Paulo:Malheiros, 2004.
PENALVA, J; ELIAN, R. (Re)Interpretação do princípio constitucional do concurso público a partir da análise do instituto da readaptação. Jurisp.Mineira, ano 56, n.173, Belo Horizonte, abr.-jun., 2005.
SARLET, I. Dignidade da Pessoa Humana e Direitos Fundamentais na Constituição de 1988. Porto Alegre:Livraria do Advogado, 2006.
STF. Ação Direta de Inconstitucionalidade 1731-9, Espírito Santo, Rel. Min. Ilmar Galvão. Julgamento: 04 de fevereiro de 1998. Disponível em: http://redir.stf.jus.br/paginadorpub/paginador.jsp?docTP=AC&docID=347242 Acesso em 17 de maio de 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores concedem à Revista Juris UniToledo os direitos exclusivos para a primeira publicação de seu trabalho, sendo simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença possibilita que terceiros realizem o download e compartilhem os trabalhos em qualquer formato ou meio, desde que atribuam a devida autoria, sem a capacidade de realizar alterações no material ou utilizá-lo para fins comerciais. Qualquer remixagem, transformação ou desenvolvimento do material não permite a distribuição do material modificado.