O CONSUMISMO E O DESCARTE PRECOCE DOS PRODUTOS

Authors

  • Yasmin Rosa da Silva Pantoja

Keywords:

Consumo. Obsolescência planejada. Descarte.

Abstract

Este artigo propõe uma análise no que diz respeito ao aumento do consumo na sociedade contemporânea. Ademais, será debatido o aumento da utilização da obsolescência programada por parte de muitas empresas, considerando esta como sendo uma estratégia que compromete a condição existencial de vulnerabilidade dos consumidores nas relações de consumo e como tal fator interfere tanto no comportamento social quanto no meio ambiente. Junto a isso, considera-se a necessidade da presença de um consumo sustentável o qual deve ser incentivado e divulgado, para que haja uma maior consciência por parte da sociedade e dos empresários, a respeito das consequências prejudiciais que o descarte inadequado dos produtos pode gerar. Identifica-se também uma interpretação da sociedade feita por Gilles Lipovetsky a respeito da sociedade de hiperconsumo sendo uma descrição de um cenário encontrado o qual é marcado por uma economia de variedade e da reatividade, relacionando também ao conceito de consumo de massa, sendo este caracterizado pelo aumento das compras e uma troca cada vez mais frequente dos produtos.

References

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Published

2023-10-02

How to Cite

Pantoja, Y. R. da S. . (2023). O CONSUMISMO E O DESCARTE PRECOCE DOS PRODUTOS. Revista Juris UniToledo, 2(04), 135–151. Retrieved from https://wyden.periodicoscientificos.com.br/index.php/jurisunitoledo/article/view/78

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Artigos